Quem é Caim na Bíblia? Primeira pessoa a nascer

Quem é Caim na Bíblia?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Caim foi o filho primogênito de Adão e Eva , tornando-o a primeira pessoa a nascer. Como seu pai Adam, ele se tornou agricultor e trabalhou o solo. A Bíblia não nos diz muito sobre Caim, mas descobrimos em alguns versos curtos que Caim tinha um sério problema de controle da raiva. Ele carrega o infeliz título de primeira pessoa a cometer assassinato.

Versículos-chave

  • Agora Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo”. Enquanto eles estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor disse a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” “Eu não sei”, ele respondeu. “Eu sou o guardião do meu irmão?” (Gênesis 4:8–9)
  • “Não seja como Caim, que pertencia ao maligno e assassinou seu irmão. E por que ele o matou? Porque suas próprias ações eram más e as de seu irmão eram justas.” (1 João 3:12)
  • “Pela fé Abel trouxe a Deus uma oferta melhor do que Caim.” (Hebreus 11:4)

A história de Caim

A história de Caim e Abel começa com os dois irmãos trazendo uma oferta ao Senhor. A Bíblia diz que Deus se agradou do sacrifício de Abel , mas não do de Caim. Como resultado, Caim ficou zangado, abatido e ciumento. Logo sua raiva feroz o levou a atacar e matar seu irmão.

O relato nos deixa imaginando por que Deus olhou com favor para a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim. Este mistério confunde muitos crentes. No entanto, os versículos 6 e 7 de Gênesis 4 contêm a chave para resolver o mistério.

Depois de ver a ira de Caim pela rejeição de seu sacrifício, Deus falou com Caim:

“Por que você está zangado? Por que seu rosto está abatido? Se você fizer o que é certo, não será aceito? Mas se você não fizer o que é certo, o pecado está à sua porta; ele deseja ter você, mas você deve dominá-lo”. (Gênesis 4:6–7)

Caim não deveria ter ficado zangado. Aparentemente, tanto ele quanto Abel sabiam o que Deus esperava como a oferta “certa”. Deus já deve ter explicado isso para eles.

Caim sabia que havia feito uma oferta inaceitável. Talvez ainda mais importante, Deus sabia que Caim havia dado com uma atitude errada em seu coração. Mesmo assim, Deus ofereceu a Caim uma chance de consertar as coisas e o avisou que o pecado da ira o destruiria se ele não o dominasse.

Caim foi confrontado com uma escolha. Ele poderia deixar sua raiva, mudar sua atitude e acertar as coisas com Deus, ou poderia se entregar ao pecado. Caim escolheu o último.

Realizações de Caim

Caim foi o primeiro filho humano a nascer na Bíblia, e o primeiro a seguir a linha de trabalho de seu pai, cultivando o solo e tornando-se agricultor.

Forças de Caim

Caim deve ter sido fisicamente forte para trabalhar a terra. Ele foi capaz de dominar seu irmão mais novo e matá-lo.

Fraquezas de Caim

A breve história de Caim revela várias de suas fraquezas de caráter. Quando Caim enfrentou decepção, em vez de se voltar para Deus em busca de encorajamento , ele respondeu com raiva e ciúme.

Quando lhe foi dada uma escolha clara para corrigir seu erro, Caim escolheu desobedecer e se enredar ainda mais na armadilha do pecado. Ele deixou o pecado se tornar seu mestre e cometeu assassinato.

Lições de vida

Primeiro, vemos que Caim não respondeu adequadamente à correção. Ele reagiu com uma fúria assassina. Devemos considerar cuidadosamente como reagimos quando corrigidos. A correção que recebemos pode ser a maneira de Deus nos permitir corrigir as coisas.

Deus sempre oferece uma escolha, uma maneira de escapar do pecado e uma oportunidade de consertar as coisas. Nossa decisão de obedecer a Deus tornará seu poder disponível para nós para que possamos dominar o pecado. Mas nossa escolha de desobedecer nos deixará abandonados ao controle do pecado.

Deus advertiu Caim que o pecado estava à sua porta, pronto para destruí-lo. Deus continua a advertir seus filhos hoje. Devemos dominar o pecado através de nossa obediência e submissão a Deus e pelo poder do Espírito Santo , ao invés de deixar o pecado nos dominar.

Também vemos na história de Caim que Deus avalia nossas ofertas. Ele observa o que e como damos. Deus não se preocupa apenas com a qualidade de nossos presentes para ele, mas também com a maneira como os oferecemos.

Em vez de dar a Deus com um coração de gratidão e adoração, Caim pode ter apresentado sua oferta com intenções más ou egoístas. Talvez ele esperasse receber algum reconhecimento especial.

A Bíblia diz ser um doador alegre (2 Coríntios 9:7) e dar livremente (Lucas 6:38; Mateus 10:8), sabendo que tudo o que temos vem de Deus. Quando reconhecermos verdadeiramente tudo o que Deus fez por nós, desejaremos nos oferecer totalmente a Deus como um sacrifício vivo de adoração a ele (Romanos 12:1).

Por fim, Caim recebeu uma severa punição de Deus por seu crime. Perdeu a profissão de agricultor e tornou-se errante. Pior ainda, ele foi afastado da presença do Senhor. As consequências do pecado são severas. Devemos permitir que Deus nos corrija rapidamente quando pecamos para que a comunhão com ele possa ser restaurada rapidamente.

Cidade natal

Caim nasceu, cresceu e cultivou o solo logo além do Jardim do Éden , no Oriente Médio, provavelmente próximo ao Irã ou ao Iraque dos dias atuais. Depois de matar seu irmão, Caim tornou-se um errante na terra de Nod, a leste do Éden.

Referências a Caim na Bíblia

Gênesis 4; Hebreus 11:4; 1 João 3:12; Judas 11.

Ocupação

Caim era um fazendeiro que trabalhava o solo.

Árvore genealógica

Pai – Adão
Mãe – Eva
Irmãos e Irmãs – Abel, Seth e muitos outros não mencionados em Gênesis.
Filho – Enoque

Perguntas comuns frequentemente feitas por céticos sobre Caim são: Com quem Caim se casou? Onde Caim encontrou sua esposa? “A Bíblia contém as pistas para resolver esse quebra-cabeça.

 

Avalie este post
[Total: 2 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar