Ló na Bíblia - Sobrinho de Abraão que se contentou com menos

Quem foi Ló na Bíblia? Ló foi um homem que se contentou com menos

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Ló na Bíblia era sobrinho do patriarca Abraão do Antigo Testamento . Seu nome significa “esconder” ou “cobrir”. Ló também foi o progenitor dos moabitas e dos amonitas, que se tornaram inimigos de longa data de Israel.

Ló era um homem que parecia muito influenciado por seu ambiente. Enquanto ele acompanhava seu piedoso tio Abraão, ele conseguia ficar longe de problemas.

Ló na Bíblia

  • Conhecido por : Ló era filho de Harã, irmão de Abraão. Ele acompanhou Abraão em sua jornada para a terra da promessa, mas depois mudou-se para Sodoma, um lugar onde ele e sua família estavam cercados pelo pecado e pela corrupção. Quando eles fugiram da cidade para escapar da destruição, Sua esposa olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal.
  • Referências Bíblicas: A vida de Ló é apresentada nos   capítulos 13, 14 e 19 de Gênesis . Ele também é mencionado em Deuteronômio 2:9, 19; Salmo 83:8; Lucas 17:28-29, 32; e 2 Pedro 2:7.
  • Realizações: Ló fez seus rebanhos crescerem até o ponto em que ele e Abraão tiveram que se separar porque não havia pastagens suficientes para ambos. Ele aprendeu muito sobre o único Deus verdadeiro com seu tio, Abraão.
  • Ocupação : Lot era um proprietário de gado de sucesso e oficial da cidade de Sodoma.
  • Cidade natal : Ló nasceu em Ur dos Caldeus.
  • Árvore genealógica :
    Pai – tio Haran – esposa
    de Abraão – duas filhas sem nome – sem nome

Quando Ló se afastou do bom exemplo de Abraão e se mudou para a cidade de Sodoma, ele sabia que estava em um lugar de pecado. Pedro diz que Ló estava angustiado com o mal que estava acontecendo ao seu redor, mas não teve a iniciativa de deixar Sodoma.

Apesar de sua desobediência, Deus considerou Ló e sua família justos, então os salvou. À beira da destruição de Sodoma , dois anjos levaram Ló, sua esposa e duas filhas.

A mulher de Ló virou-se e olhou para trás, se por curiosidade ou saudade, não sabemos. Imediatamente ela se transformou em uma estátua de sal.

Em pânico porque eles estavam vivendo em uma caverna no deserto onde não havia homens, as duas filhas de Ló o embebedaram e cometeram incesto com ele. Talvez se Ló tivesse criado suas filhas mais estritamente nos caminhos de Deus, elas não teriam levado adiante um plano tão desesperado.

Mesmo assim, Deus fez o bem sair disso. O filho da filha mais velha se chamava Moabe. Deus deu a Moabe um pedaço de terra em Canaã. Um de seus descendentes se chamava Rute. Rute, por sua vez, é citada como uma das ancestrais do Salvador do mundo, Jesus Cristo.

Forças

  • Ló era leal ao seu tio, Abraão.
  • Ele era um trabalhador diligente e supervisor.

Fraqueza

  • Ló poderia ter sido um grande homem , mas se deixou distrair.

Lições de vida

Seguir a Deus e viver de acordo com o seu potencial para nós requer esforço constante. Como Ló, estamos cercados por uma sociedade corrupta e pecaminosa.

Ló poderia ter deixado Sodoma e feito um lugar para si, sua esposa e filhas onde pudessem servir a Deus. Em vez disso, ele aceitou o status quo e ficou onde estava. Não podemos fugir de nossa sociedade, mas podemos viver uma vida que honre a Deus apesar dela.

Ló teve um professor maravilhoso e um exemplo santo em seu tio Abraão, mas quando Ló partiu para sair por conta própria, ele não seguiu os passos de Abraão.

Frequentar a igreja regularmente nos mantém focados em Deus. Um pastor cheio do Espírito é um dos dons de Deus para o seu povo. Ouça a Palavra de Deus na igreja. Deixe-se ser ensinável. Resolva viver uma vida agradável ao seu Pai celestial.

Principais conclusões

  • A mudança é difícil. A consciência de Ló lhe dizia que ele deveria deixar Sodoma, mas ele preferia o familiar, mesmo que fosse ruim para ele e sua família. Abraão havia fugido de sua casa em Ur, confiando em Deus contra o desconhecido. Ló deveria ter feito como seu tio fez. Em vez disso, ele se contentou com menos.
  • Como Ló, somos pecadores por natureza. Mesmo depois de sermos salvos, estamos sujeitos à apostasia . Jesus nos deu o Espírito Santo para nos fortalecer e nos guiar em boas escolhas.
  • Jesus mencionou a esposa de Ló (Lucas 17:31–32) como um exemplo de apego ao passado em vez de ir com Deus. Quando perdemos nossa velha vida por Cristo, ele nos dá uma nova vida eterna .
  • Jesus também comparou o fim dos tempos aos “dias de Ló” (Lucas 17:28-29). Ao contrário dos habitantes de Sodoma e Gomorra, que não acreditaram na advertência de Deus sobre a destruição vindoura, os crentes devem viver prontos para Seu retorno repentino.

Versículos-chave

Gênesis 12:4
Partiu Abrão, como o Senhor lhe ordenara; e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Haran.

Gênesis 13:12
Abrão morava na terra de Canaã, enquanto Ló morava entre as cidades da planície e armou suas tendas perto de Sodoma.

Gênesis 19:15 Ao
raiar do dia, os anjos instaram com Ló, dizendo: “Depressa! Leve sua mulher e suas duas filhas que estão aqui, ou você será varrido quando a cidade for castigada”.

Gênesis 19:36-38
Assim, ambas as filhas de Ló ficaram grávidas de seu pai. A filha mais velha teve um filho, e ela o chamou de Moabe; ele é o pai dos moabitas de hoje. A filha mais nova também teve um filho, e ela o chamou de Ben-Ammi; ele é o pai dos amonitas de hoje.

Lucas 17:28–29
E o mundo será como era nos dias de Ló. As pessoas cuidavam de seus afazeres diários — comendo e bebendo, comprando e vendendo, cultivando e construindo — até a manhã em que Ló deixou Sodoma. Então fogo e enxofre ardente caíram do céu e destruíram todos eles.

Origens

  • Muitos. Tyndale Bible Dictionary (pág. 826).
  • Muitos. Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman (p. 1052).
  • Ló, Filho de Harã. O Dicionário Bíblico Lexham.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar