Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

A Bíblia

Livro de Sofonias – Adverte que o dia do Senhor está chegando

Livro de Sofonias – Adverte que o dia do Senhor está chegando

O dia do Senhor está chegando, disse o livro de Sofonias, porque a paciência de Deus tem um limite quando se trata do pecado. O pecado corria desenfreado na antiga Judá e nas nações ao redor dela.

Sofonias convocou o povo para sua desobediência em um presságio misterioso da sociedade de hoje. As pessoas confiavam em riqueza em vez de em Deus. Líderes políticos e religiosos caíram em corrupção. Os homens exploravam os pobres e desamparados.

Os descrentes se curvaram aos ídolos e aos deuses estrangeiros.

Sofonias advertiu seus leitores de que estavam à beira da punição. Ele entregou a mesma ameaça que outros profetas, uma promessa levada ao Novo Testamento também: o dia do Senhor está chegando.

Os estudiosos da Bíblia debatem o significado desse termo. Alguns dizem que o dia do Senhor descreve o julgamento contínuo de Deus ao longo de centenas ou mesmo milhares de anos.

Outros dizem que isso culminará em um evento súbito e abrupto, como a Segunda Vinda de Jesus Cristo. No entanto, ambos os lados concordam que a fúria da ira de Deus é causada pelo pecado.

Na primeira parte de seu livro de três capítulos, Sofonias emitiu acusações e ameaças. A segunda parte, semelhante ao livro de Naum, prometia restauração àqueles que se arrependessem. Na época em que Sofonias escreveu, o rei Josias havia iniciado reformas em Judá, mas não havia trazido o país inteiro de volta à obediência religiosa. Muitos ignoraram os avisos.

Deus usou conquistadores estrangeiros para punir seu povo. Dentro de uma década ou duas, os babilônios invadiram Judá. Durante a primeira invasão (606 aC), o profeta Daniel foi levado ao exílio.

No segundo ataque (598 aC), o profeta Ezequiel  foi capturado. O terceiro assalto (598 aC) viu o rei Nabucodonosor capturar Zedequias e destruir Jerusalém e o templo.

No entanto, como Sofonias e outros profetas predisseram, o exílio na Babilônia não durou muito tempo. O povo judeu acabou voltando para casa, reconstruiu o templo e desfrutou de certa medida de prosperidade, cumprindo a segunda parte da profecia.

Informações básicas sobre o livro de Sofonias

O autor do livro de Sofonias, filho de Cusi. Ele era um descendente do rei Ezequias, implicando que ele veio de uma linha de realeza. Foi escrito de 640-609 aC e foi endereçado aos judeus em Judá e a todos os leitores da Bíblia posteriores.

Judá, habitada pelo povo de Deus, foi o assunto do livro, mas as advertências se estenderam aos filisteus, Moabe, Amon, Cush e Assíria.

Temas de Sofonias

O dia do Senhor está chegando, um tempo de avaliação. Não apenas Judá, mas as nações pagãs sofreriam o castigo de Deus.

A oferta de graça e salvação de Deus  se estende a todas as nações, não apenas aos judeus. Ele chama todo mundo para se afastar de falsos deuses.

Depois da punição viria a restauração. A misericórdia de Deus sobre Israel era um tema comum entre os profetas.

Versos-chave

Sofonias 1:14 
“O grande dia do Senhor está perto, perto e chegando depressa. Ouve! O clamor no dia do Senhor será amargo, o grito do guerreiro ali.”

Sofonias 3: 8 
“Espera, pois, por mim”, declara o Senhor, “para o dia em que eu me levantar para testemunhar. Eu decidi reunir as nações, reunir os reinos e derramar minha ira sobre eles – toda a minha raiva feroz. O mundo inteiro será consumido pelo fogo da minha ira ciumenta ”

Sofonias 3:20 
“Naquele tempo eu vou reunir você; nesse momento eu vou levar você para casa. Vou lhe dar honra e louvor entre todos os povos da terra quando eu restaurar suas fortunas diante de seus próprios olhos”, diz o Senhor.

Esboço do livro de Sofonias

  • O profeta se apresenta e prediz o julgamento total. (1: 1-3)
  • O dia do Senhor atacará Judá e seus vizinhos. (1: 4-18)
  • Deus adverte Judá e as nações individualmente. (2: 1-3: 8)
  • O remanescente será restaurado. (3: 9-20)

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.