Livro de Sofonias - O Dia do Senhor Está Chegando

Livro de Sofonias – O Dia do Senhor Está Chegando

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O dia do Senhor está chegando, diz o livro de Sofonias, porque a paciência de Deus tem limite quando se trata do pecado. O profeta previu as consequências devastadoras do julgamento de Deus sobre a corrupção e a maldade, mas também anunciou o plano gracioso do Senhor para restaurar Judá. Um dia os fiéis do Senhor experimentarão um mundo eterno de justiça, paz, prosperidade e alegria preparado por Deus para todos os que o amam.

Versículo-chave

“O grande dia do Senhor está próximo – está próximo e vem rapidamente. Ouça! O clamor no dia do Senhor será amargo, o clamor do guerreiro ali.” (Sofonias 1:14)

O pecado corria desenfreado no antigo Judá e nas nações ao redor dele. Sofonias chamou o povo por sua desobediência em um prenúncio sinistro da sociedade de hoje.

As pessoas confiavam na riqueza em vez de em Deus. Líderes políticos e religiosos caíram na corrupção. Os homens exploravam os pobres e desamparados . Os infiéis se curvaram aos ídolos e deuses estrangeiros.

Sofonias advertiu seus leitores que estavam à beira do castigo. Ele fez a mesma ameaça que outros profetas, uma promessa também transportada para o Novo Testamento: O dia do Senhor está chegando.

O Dia do Senhor

Os estudiosos da Bíblia debatem o significado deste termo. Alguns dizem que o dia do Senhor descreve o julgamento contínuo de Deus por centenas ou mesmo milhares de anos. Outros dizem que culminará em um evento abrupto e repentino, como a Segunda Vinda  de Jesus Cristo . No entanto, ambos os lados concordam que a fúria da ira de Deus é causada pelo pecado.

Na primeira parte de seu livro de três capítulos, Sofonias fez acusações e ameaças. A segunda parte, semelhante ao livro de Naum, prometia restauração aos que se arrependessem.

Na época em que Sofonias escreveu, o rei Josias havia iniciado reformas em Judá, mas não havia trazido todo o país de volta à obediência religiosa. Muitos ignoraram os avisos.

Deus usou conquistadores estrangeiros para punir seu povo. Dentro de uma década ou duas, os babilônios invadiram Judá. Durante a primeira invasão (606 aC), o profeta Daniel  foi levado para o exílio. No segundo ataque (598 aC), o profeta Ezequiel  foi capturado. O terceiro assalto (598 aC) viu o rei Nabucodonosor capturar Zedequias e destruir Jerusalém e o templo.

No entanto, como Sofonias e outros profetas predisseram, o exílio na Babilônia não durou muito. O povo judeu finalmente voltou para casa, reconstruiu o templo e desfrutou de certa medida de prosperidade, cumprindo a segunda parte da profecia.

Autor

Sofonias, filho de Cushi, é o autor do livro de Sofonias. Ele era descendente do rei Ezequias , o que implica que ele veio de uma linhagem da realeza.

Data de Gravação

O livro de Sofonias foi escrito de 640-609 aC, durante o reinado do rei Josias, que trouxe renovação espiritual e reforma a Judá após o longo e devastador reinado do rei Manassés.

Escrito para

Sofonias dirigiu-se aos judeus em Judá e a todos os leitores posteriores da Bíblia.

Panorama

Judá, habitada pelo povo de Deus, foi o assunto do livro, mas as advertências se estenderam aos filisteus, Moabe, Amom, Cuxe e Assíria.

Temas em Sofonias

  • O dia do Senhor está chegando, um tempo de ajuste de contas. Não apenas Judá, mas as nações pagãs sofreriam o castigo de Deus.
  • A oferta de graçasalvação de Deus  se estende a todas as nações, não apenas aos judeus. Ele chama todos para se afastarem dos falsos deuses .
  • Depois da punição viria a restauração. A misericórdia de Deus sobre Israel era um tema comum entre os profetas.

Versículos Chave Adicionais da Bíblia

Sofonias 3:8
“Portanto, esperem por mim”, declara o Senhor, “porque o dia em que me levantarei para testemunhar. Decidi reunir as nações, reunir os reinos e derramar sobre eles a minha ira, toda a minha ira feroz. O mundo inteiro será consumido pelo fogo da minha ira ciumenta.”

Sofonias 3:20
“Naquele tempo eu te ajuntarei; naquele tempo eu te trarei para casa. Eu te darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar sua sorte diante de seus olhos”, diz o Senhor.

Esboço do Livro de Sofonias

  • O profeta se apresenta e prediz o julgamento total. (1:1-3)
  • O dia do Senhor ferirá Judá e seus vizinhos. (1:4-18)
  • Deus adverte Judá e as nações individualmente. (2:1-3:8)
  • O remanescente será restaurado. (3:9-20)

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar