José na Bíblia Encarnou a Confiança em Deus

José o intérprete dos sonhos

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

José na Bíblia é um dos maiores heróis do Antigo Testamento , perdendo talvez apenas para Moisés. Sua vida muitas voltas e reviravoltas, tanto espiritual quanto praticamente, tendo as várias ocupações de pastor, escravo doméstico, presidiário e administrador de prisão e primeiro-ministro do Egito.

O que o separava dos outros era sua confiança absoluta em Deus, independentemente do que acontecesse com ele. Ele é um exemplo brilhante do que pode acontecer quando uma pessoa se rende a Deus e obedece completamente.

Árvore genealógica

Pai: Jacó
Mãe: Raquel
Avô: Isaac
Bisavô: Abraão
Irmãos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, Naftali, Gad, Asher
Irmã: Diná
Esposa: Azenate
Filhos: Manassés, Efraim

Antecedentes de José

Em sua juventude, José era da cidade de Canaã. Joseph estava orgulhoso, desfrutando de seu status de favorito de seu pai. Joseph se gabou, sem pensar em como isso machucava seus irmãos. Eles ficaram tão zangados com sua arrogância que o jogaram em um poço seco e o venderam como escravo para uma caravana que passava.

Levado para o Egito, José foi vendido novamente a Potifar, um oficial da casa de Faraó. Por meio de trabalho árduo e humildade, José alcançou o cargo de superintendente de toda a propriedade de Potifar. Mas a esposa de Potifar cobiçou José. Quando Joseph rejeitou seu avanço pecaminoso, ela mentiu e disse que Joseph tentou estuprá-la. Potifar mandou jogar José na prisão.

Joseph deve ter se perguntado por que estava sendo punido por fazer a coisa certa. Mesmo assim, voltou a trabalhar duro e foi encarregado de todos os prisioneiros. Dois dos servos de Faraó foram levados. Cada um contou a José sobre seus sonhos.

Intérprete dos Sonhos

Deus havia dado a José o dom de interpretar sonhos. Ele disse ao copeiro que seu sonho significava que ele seria libertado e retornaria à sua antiga posição. Joseph disse ao padeiro que seu sonho significava que ele seria enforcado. Ambas as interpretações se mostraram verdadeiras.

Dois anos depois, o faraó teve um sonho. Só então o copeiro se lembrou do presente de José. José interpretou aquele sonho, e sua sabedoria dada por Deus foi tão grande que Faraó colocou José no comando de todo o Egito. Joseph estocou grãos para evitar uma fome terrível.

Os irmãos de José vieram ao Egito para comprar comida, e depois de muitas provas, José se revelou a eles. Ele os perdoou , então mandou chamar seu pai, Jacó , e o resto de seu povo.

Todos eles vieram para o Egito e se estabeleceram na terra que o Faraó lhes deu. De muita adversidade, José salvou as 12 tribos de Israel, o povo escolhido de Deus.

José é um “tipo” de Cristo, um personagem da Bíblia com qualidades piedosas que prenuncia o Messias, salvador de seu povo.

Realizações de José na Bíblia

José confiou em Deus, não importa o quão ruim sua situação ficasse. Ele era um administrador habilidoso e consciencioso. Ele salvou não apenas seu próprio povo, mas todo o Egito da fome.

As fraquezas de José

José foi vaidoso em sua juventude, causando dissensão em sua família.

Forças de José

Depois de muitos contratempos, Joseph aprendeu humildade e sabedoria. Ele era trabalhador, mesmo sendo escravo. Joseph amava sua família e perdoou os terríveis erros cometidos contra ele.

Lições de vida de José na Bíblia

Deus nos dará a força para suportar nossas circunstâncias dolorosas. O perdão é sempre possível com a ajuda de Deus. Às vezes, o sofrimento faz parte do plano de Deus para trazer um bem maior. Quando Deus é tudo que você tem , Deus é suficiente.

Referenciado na Bíblia

O relato de José na Bíblia é encontrado em Gênesis capítulos 30-50. Outras referências incluem: Êxodo 1:5-8, 13:19; Números 1:10, 32, 13:7-11, 26:28, 37, 27:1, 32:33, 34:23-24, 36:1, 5, 12; Deuteronômio 27:12, 33:13-16; Josué 16:1-4, 17:2-17, 18:5, 11; Juízes 1:22, 35; 2 Samuel 19:20; 1 Reis 11:28; 1 Crônicas 2:2, 5:1-2, 7:29, 25:2-9; Salmo 77:15, 78:67, 80:1, 81:5, 105:17; Ezequial 37:16, 37:19, 47:13, 48:32; Amós 5:6-15, 6:6, Obadias 1:18; Zacarias 10:6; João 4:5, Atos 7:10-18; Hebreus 11:22; Apocalipse 7:8.

Versículos-chave

Gênesis 37:4
Quando seus irmãos viram que seu pai o amava mais do que qualquer um deles, o odiaram e não puderam dirigir-lhe uma palavra de bondade.

Gênesis 39:2
O Senhor estava com José, e ele prosperou, e habitou na casa de seu senhor egípcio.

Gênesis 50:20
“Vocês pretendiam me prejudicar, mas Deus o fez para o bem, para realizar o que agora está sendo feito, a salvação de muitas vidas.”

Hebreus 11:22
Pela fé José, quando estava próximo o seu fim, falou sobre o êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções sobre o sepultamento de seus ossos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar