Enoque na Bíblia foi um homem que não morreu

Enoque na Bíblia foi um homem que não morreu

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Enoque na Bíblia tem uma rara distinção na história humana: ele não morreu. Em vez disso, Deus “o levou embora”. Embora as Escrituras não revelem muito sobre esse homem notável, encontramos a história de Enoque em Gênesis 5, em uma longa lista dos descendentes de Adão .

Enoch

  • Conhecido por: Um fiel seguidor de Deus e um dos dois únicos homens na Bíblia que não morreram.
  • Referências Bíblicas : Enoque é mencionado em Gênesis 5:18-24, 1 Crônicas 1:3, Lucas 3:37, Hebreus 11:5-6, Judas 1:14-15.
  • Cidade natal : Crescente Fértil Antigo, embora a localização exata não seja dada nas Escrituras.
  • Ocupação : Judas 14-15 afirma que Enoque era um pregador da justiça e um profeta.
  • Pai : O pai de Enoque era Jarede (Gênesis 5:18; cf. 1 Crônicas 1:3).
  • Filhos: Matusalém e filhos e filhas sem nome.
  • Bisneto: Noé

Enoque Andou Com Deus

Enoque nasceu sete gerações de Adão , então ele era um contemporâneo aproximado da linhagem de Lameque de Caim.

Apenas uma frase curta, “Enoque andou fielmente com Deus”, em Gênesis 5:22 e repetida em Gênesis 5:24 revela por que ele era tão especial para seu Criador. Neste período perverso antes do Dilúvio , a maioria dos homens não andava fielmente com Deus. Eles seguiram seu próprio caminho, o caminho tortuoso do pecado.

Enoque não ficou calado sobre o pecado ao seu redor. Judas diz que Enoque profetizou sobre essas pessoas más:

“Veja, o Senhor vem com milhares e milhares de seus santos para julgar a todos, e para condenar todos eles de todos os atos ímpios que cometeram em sua impiedade, e de todas as palavras desafiadoras que os pecadores ímpios falaram contra ele. ” (Judas 1:14-15)

De acordo com Gênesis 5:23, o tempo de vida de Enoque era de 365 anos. Ao longo desses anos, ele andou na  , e isso fez toda a diferença. Não importa o que acontecesse, ele confiava em Deus. Ele obedeceu a Deus. Deus amou tanto Enoque que o poupou da experiência da morte.

Hebreus 11, aquela grande passagem do Hall da Fama da Fé , diz que a fé de Enoque agradou a Deus:

Pois antes de ser levado, ele foi elogiado como alguém que agradou a Deus. E sem fé é impossível agradar a Deus, porque quem se aproxima dele deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam com fervor. (Hebreus 11:5-6)

O que aconteceu com Enoque? A Bíblia dá poucos detalhes, além de dizer:

“… então ele não existia mais, porque Deus o levou embora.” (Gênesis 5:24)

Tal terminologia não é típica da Bíblia e implica que Enoque não teve uma morte natural e física. Ele foi arrebatado por Deus para que não estivesse mais presente na terra. Apenas uma outra pessoa nas Escrituras foi honrada desta forma: o profeta Elias. Deus levou aquele servo fiel ao céu em um redemoinho ( 2 Reis 2:11 ).

O bisneto de Enoque, Noé , também “andou fielmente com Deus” ( Gênesis 6:9 ). Por causa de sua justiça , apenas Noé e sua família foram poupados no Grande Dilúvio.

Os Livros de Enoque

No período entre o Antigo e o Novo Testamento, surgiram vários livros creditados a Enoque, porém, não são considerados parte do cânon das Escrituras .

Esses livros de Enoque descrevem em detalhes vários eventos nos capítulos 1-6 de Gênesis. Eles também falam de uma turnê de Enoque do céu e do inferno . A passagem profética em Judas 14-15 é na verdade uma citação de um dos livros de Enoque.

Lições de vida de Enoque

Enoque era um leal seguidor de Deus. Ele disse a verdade apesar da oposição e do ridículo e desfrutou de uma comunhão íntima com Deus.

Enoque e os outros heróis do Antigo Testamento mencionados no Hall da Fama da Fé andaram na fé, na esperança de um futuro Messias. Esse Messias nos foi revelado nos evangelhos como Jesus Cristo .

Enoque foi fiel a Deus, verdadeiro e obediente. Quando seguirmos seu exemplo andando com Deus e confiando em Cristo como Salvador, morreremos fisicamente, mas ressuscitaremos para a vida eterna .

Versículos-chave da Bíblia

Gênesis 5:22-23
Depois que se tornou pai de Matusalém, Enoque andou fielmente com Deus 300 anos e teve outros filhos e filhas. Ao todo, Enoque viveu um total de 365 anos.

Gênesis 5:24
Enoque andou fielmente com Deus; então ele não existia mais, porque Deus o levou embora.

Hebreus 11:5
Pela fé Enoque foi tirado desta vida, para que não experimentasse a morte: “Não pôde ser achado, porque Deus o havia levado.” Pois antes de ser levado, ele foi elogiado como alguém que agradou a Deus.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar