O que a Bíblia diz sobre o inferno?

O que a Bíblia diz sobre o inferno?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

De acordo com a doutrina cristã tradicional , o inferno na Bíblia é um lugar de punição futura e o destino final dos incrédulos. É descrito nas Escrituras usando vários termos como “fogo eterno”, “trevas exteriores”, “lugar de choro e tormento”, “lago de fogo”, “segunda morte” e “fogo inextinguível”. A Bíblia ensina a terrível realidade de que o inferno é um lugar de separação completa e interminável de Deus.

O inferno é um lugar real?

“As Escrituras nos asseguram que o inferno é um lugar real. Mas o inferno não fazia parte da criação original de Deus , que Ele chamou de ‘bom’ (Gênesis 1).

O inferno foi criado mais tarde para acomodar o banimento de Satanás e seus anjos caídos que se rebelaram contra Deus (Mateus 24:41). Os seres humanos que rejeitam a Cristo se juntarão a Satanás e seus anjos caídos neste lugar infernal de sofrimento.”

–Ron Rhodes, The Big Book of Bible Answers , página 309.

Termos para o inferno na Bíblia

A palavra hebraica Sheol ocorre 65 vezes no Antigo Testamento . É traduzido como “inferno”, “sepultura”, “morte”, “destruição” e “cova”. Sheol identifica a morada geral dos mortos, um lugar onde a vida não existe mais. De acordo com a Bíblia hebraica, Sheol é especificamente “o lugar dos mortos injustos”:

Este é o caminho daqueles que têm confiança tola; no entanto, depois deles, as pessoas aprovam suas jactâncias. Selá. Como ovelhas, eles são designados para o Sheol; a morte será o seu pastor, e os justos os dominarão pela manhã. A sua forma será consumida no Sheol, sem lugar para habitar. (Salmo 49:13-14)

Hades é o termo grego traduzido como “inferno” no Novo Testamento . Hades é semelhante ao Sheol e muitas vezes associado a um lugar de tormento para os ímpios. É descrito como uma prisão com portões, grades e fechaduras, e sua localização é para baixo:

‘Pois você não vai abandonar minha alma ao Hades, ou deixar seu Santo ver a corrupção. Você me fez conhecer os caminhos da vida; você me encherá de alegria com sua presença.’ “Irmãos, posso dizer com confiança a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo está conosco até hoje. Sendo, pois, profeta, e sabendo que Deus lhe havia jurado com juramento que ele colocar um de seus descendentes em seu trono, ele previu e falou sobre a ressurreição do Cristo, que ele não foi abandonado no Hades, nem sua carne viu corrupção”. (Atos 2:27–31)

A palavra grega Gehenna , originalmente derivada do “Vale de Hinom”, passou a ser usada no Novo Testamento como “inferno” ou “fogo do inferno”, e expressa o lugar do julgamento final e punição para os pecadores.

No Antigo Testamento, este vale ao sul de Jerusalém tornou-se um local de sacrifícios de crianças ao deus pagão Moloque (2 Reis 16:3; 21:6; 23:10). Mais tarde, o povo judeu usou o vale como depósito de lixo, carcaças de animais mortos e até criminosos executados.

Incêndios continuamente queimavam lá para consumir o lixo e os cadáveres. Por fim, a Geena tornou-se associada a um lugar onde os ímpios sofrem na morte. Aqui estão dois exemplos na Bíblia onde Gehenna foi traduzida como “inferno”:

E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, temei Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. (Mateus 10:28)

“Então também dirá aos que estiverem à esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos …” (Mateus 25:41)

Outro termo grego usado para indicar o inferno ou as “regiões inferiores” é o Tártaro. Como a Geena, o Tártaro também designa o lugar do castigo eterno. O Tártaro era visto pelos gregos antigos como o lugar permanente onde deuses rebeldes e humanos perversos eram punidos. É usado apenas uma vez no Novo Testamento:

Porque se Deus não poupou os anjos quando eles pecaram, mas os lançou no inferno e os entregou em cadeias de trevas tenebrosas para serem guardados até o julgamento … (2 Pedro 2:4)

O que a Bíblia diz sobre o inferno

Jesus ensinou claramente a existência do inferno. Ele falava do inferno com mais frequência do que do céu. Com tantas referências ao inferno na Bíblia, qualquer cristão sério deve aceitar a doutrina. As passagens abaixo estão agrupadas em seções para ajudá-lo a entender o que a Bíblia tem a dizer sobre o inferno.

A punição no inferno é eterna:

“E eles sairão e verão os cadáveres dos que se rebelaram contra mim; o seu verme não morrerá, nem o seu fogo se apagará, e eles serão repugnantes para toda a humanidade.” (Isaías 66:24)

Muitos daqueles cujos corpos jazem mortos e sepultados ressuscitarão, alguns para a vida eterna e outros para vergonha e desgraça eterna. (Daniel 12:2)

“Então irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna .” (Mateus 25:46)

Se sua mão faz você pecar , corte-a. É melhor entrar na vida eterna com apenas uma mão do que entrar no fogo inextinguível do inferno com as duas mãos. (Marcos 9:43)

E não se esqueça de Sodoma e Gomorra e suas cidades vizinhas, que estavam cheias de imoralidade e todo tipo de perversão sexual. Essas cidades foram destruídas pelo fogo e servem como advertência do fogo eterno do julgamento de Deus. (Judas 7)

“E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm descanso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e todo aquele que recebe a marca do seu nome”. (Apocalipse 14:11)

O inferno é um lugar de separação de Deus:

Eles serão punidos com a destruição eterna, separados para sempre do Senhor e de seu poder glorioso. (2 Tessalonicenses 1:9)

O inferno é um lugar de fogo:

“O seu pá está na mão, e Ele limpará completamente a sua eira, e recolherá o seu trigo no celeiro; mas ele queimará a palha com fogo inextinguível.” (Mateus 3:12)

O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles removerão do seu Reino tudo o que causa pecado e todos os que praticam o mal. E os anjos os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 13:41–42)

… lançando os ímpios na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 13:50)

E todo aquele cujo nome não foi encontrado registrado no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:15)

O inferno é para os ímpios:

Os ímpios voltarão ao Sheol, todas as nações que se esquecem de Deus. (Salmo 9:17)

O sábio evitará o inferno:

O caminho da vida sobe para o sábio, para que ele se afaste do inferno abaixo. (Provérbios 15:24)

Podemos nos esforçar para salvar outros do inferno:

A disciplina física pode salvá-los da morte. (Provérbios 23:14)

Resgate os outros, arrebatando-os das chamas do julgamento. Mostre misericórdia a outros ainda, mas faça-o com muita cautela, odiando os pecados que contaminam suas vidas. (Judas 23)

A Besta, o Falso Profeta, o Diabo e os demônios serão lançados no inferno:

“Então o Rei se voltará para os da esquerda e dirá: ‘Fora com vocês, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus demônios.’ ” (Mateus 25:41)

E a besta foi capturada, e com ela o falso profeta que fez grandes milagres em favor da besta — milagres que enganaram todos os que aceitaram a marca da besta e adoraram sua estátua. Tanto a besta quanto seu falso profeta foram lançados vivos no lago de fogo de enxofre ardente. (Apocalipse 19:20)

… e o diabo que os havia enganado foi lançado no lago de fogo e enxofre onde estavam a besta e o falso profeta, e eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre. (Apocalipse 20:10)

O inferno não tem poder sobre a igreja de Jesus Cristo :

Agora eu te digo que você é Pedro (que significa ‘rocha’), e sobre esta pedra edificarei minha igreja , e todos os poderes do inferno não a conquistarão. (Mateus 16:18)

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre esses não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Apocalipse 20:6)

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar