O Livro de Filemom - Introdução ao Livro de Filemom

O Livro de Filemom – Introdução ao Livro de Filemom

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O perdão brilha como uma luz brilhante em toda a Bíblia, e um de seus pontos mais brilhantes é o pequeno livro de Filemom. Nesta curta carta pessoal, o apóstolo Paulo pede a seu amigo Filêmon que estenda o perdão a um escravo fugitivo chamado Onésimo.

Nem Paulo nem Jesus Cristo tentaram abolir a escravidão, pois era uma parte muito arraigada do Império Romano. Em vez disso, sua missão era pregar o evangelho.

Filemom era uma dessas pessoas influenciadas por esse evangelho, na igreja de Colossos. Paulo lembrou isso a Filêmon ao instá-lo a aceitar o recém-convertido Onésimo de volta, não como transgressor da lei ou seu escravo, mas como irmão em Cristo.

Livro de Filemon

  • Autor do Livro de Filemom : Filemom é uma das quatro Epístolas da Prisão de Paulo .
  • Data em que foi escrito : Aproximadamente 60-62 AD
  • Escrito para : Filemom, um rico cristão em Colossos, e todos os futuros leitores da Bíblia.
  • Personagens-chave em Filemom : Paulo, Onésimo, Filemom.
  • Paisagem de Filemom : Paulo estava preso em Roma quando escreveu esta carta pessoal. Foi endereçado a Filemon e aos outros membros da igreja em Colossos que se reuniam na casa de Filemon.

Temas do Livro de Filemom

  • Perdão: O perdão é um tema-chave. Assim como Deus nos perdoa, ele espera que perdoemos os outros, como encontramos no Pai Nosso. Paulo até se ofereceu para pagar a Filêmon por qualquer coisa que Onésimo tivesse roubado se o homem lhe concedesse o perdão.
  • Igualdade: A igualdade existe entre os crentes. Embora Onésimo fosse escravo, Paulo pediu a Filêmon que o considerasse um irmão igual em Cristo. Paulo era um apóstolo , uma posição exaltada, mas ele apelou para Filêmon como um companheiro cristão em vez de uma figura de autoridade da igreja.
  • Graça: A graça é um presente de Deus, e por gratidão , podemos mostrar graça aos outros. Jesus constantemente ordenava que seus discípulos se amassem e ensinava que a diferença entre eles e os pagãos seria como eles demonstravam amor. Paulo pediu esse mesmo tipo de amor de Filêmon, embora fosse contra os instintos mais básicos de Filêmon.

Versículos-chave da Bíblia

Filemom 1:15-16
“Talvez a razão pela qual ele foi separado de você por um pouco foi para que você pudesse tê-lo de volta para sempre – não mais como escravo, mas melhor do que escravo, como um irmão querido. mim, mas ainda mais querido para você, como um companheiro e como um irmão no Senhor”.

Filemom 1:17-19
“Portanto, se você me considera um parceiro, receba-o como você me receberia. Se ele lhe fez algum mal ou lhe deve alguma coisa, encarregue-o de mim. Eu, Paulo, estou escrevendo isso com meus próprios Eu vou pagá-lo de volta, sem mencionar que você me deve a si mesmo.”

 

Avalie este post
[Total: 2 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar