Três Voltas da Roda do Dharma

Três Voltas da Roda do Dharma

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Três Voltas da Roda do Dharma: Diz-se que existem 84.000 portões do dharma, que é uma maneira poética de dizer que existem infinitas maneiras de entrar na prática do dharma de Buda. E ao longo dos séculos o budismo desenvolveu uma enorme diversidade de escolas e práticas. Uma maneira de entender como essa diversidade surgiu é entender as três voltas da roda do dharma.

A roda do dharma, geralmente representada como uma roda com oito raios para o Caminho Óctuplo , é um símbolo do budismo e do dharma de Buda. Girar a roda do Dharma, ou colocá-la em movimento, é uma forma poética de descrever o ensinamento do Dharma do Buda.

No Budismo Mahayana , diz-se que o Buda girou a roda do dharma três vezes. Essas três viradas representam três eventos significativos na história budista.

O primeiro giro da roda do Dharma

A primeira virada começou quando o Buda histórico fez seu primeiro sermão após sua iluminação . Neste sermão, ele explicou as Quatro Nobres Verdades , que seriam a base de todos os ensinamentos que ele deu em sua vida.

Para apreciar as primeiras voltas e as subsequentes, considere a posição do Buda após sua iluminação. Ele havia percebido algo que estava além do conhecimento e da experiência comuns.

Se ele tivesse simplesmente contado às pessoas o que percebeu, ninguém o teria entendido. Então, em vez disso, ele desenvolveu um caminho de prática para que as pessoas pudessem realizar a iluminação por si mesmas.

Em seu livro The Third Turning of the Wheel: Wisdom of the Samdhinirmocana Sutra, o professor Zen Reb Anderson explicou como o Buda começou seu ensinamento.

“Ele tinha que falar em uma linguagem que as pessoas que o ouviam pudessem entender, então neste primeiro giro da roda do dharma ele ofereceu um ensinamento conceitual e lógico. Ele nos mostrou como analisar nossa experiência e ele estabeleceu um caminho para as pessoas encontrar a liberdade e libertar-se do sofrimento.”

Seu propósito não era dar às pessoas um sistema de crenças para aliviar seu sofrimento, mas mostrar a elas como perceber por si mesmas o que estava causando seu sofrimento. Só então eles poderiam entender como se libertar.

A Segunda Volta da Roda do Dharma

A segunda virada, que também marca o surgimento do Budismo Mahayana, teria ocorrido cerca de 500 anos após a primeira.

Você pode perguntar se o Buda histórico não estava mais vivo, como ele poderia ter girado a roda novamente? Alguns mitos adoráveis ​​surgiram para responder a essa pergunta.

Diz-se que o Buda revelou a segunda virada nos sermões proferidos na Montanha Vulture Peak, na Índia. No entanto, o conteúdo desses sermões foi mantido escondido por criaturas sobrenaturais chamadas nagas e revelado apenas quando os humanos estavam prontos.

Outra maneira de explicar a segunda virada é que os elementos básicos da segunda virada podem ser encontrados nos sermões do Buda histórico, plantados aqui e ali como sementes, e levou cerca de 500 anos antes que as sementes começassem a brotar nas mentes dos seres vivos. . Então grandes sábios como Nagarjuna surgiram para serem a voz do Buda no mundo.

A segunda virada nos deu a perfeição dos ensinamentos de sabedoria. O principal componente desses ensinamentos é sunyata, vazio. Isso representa uma compreensão mais profunda da natureza da existência do que a primeira doutrina de anatta. Para uma discussão mais aprofundada sobre isso, consulte ” Sunyata ou Vazio: A Perfeição da Sabedoria “.

A segunda virada também se afastou do foco na iluminação individual. O segundo ideal de prática é o bodhisattva , que se esforça para trazer todos os seres à iluminação. De fato, lemos no Sutra do Diamante que a iluminação individual não é possível:

“… todos os seres vivos eventualmente serão conduzidos por mim ao Nirvana final, o fim final do ciclo de nascimento e morte. o ser foi realmente liberado.

“Por que Subhuti? Porque se um bodhisattva ainda se apega às ilusões de forma ou fenômenos como um ego, uma personalidade, um eu, uma pessoa separada ou um eu universal existindo eternamente, então essa pessoa não é um bodhisattva.”

Reb Anderson escreve que a segunda virada “refuta o método anterior e o caminho anterior baseado em uma abordagem conceitual da libertação”. Enquanto o primeiro giro fez uso do conhecimento conceitual, no segundo giro a sabedoria não pode ser encontrada no conhecimento conceitual.

A Terceira Volta da Roda do Dharma

A terceira curva é mais difícil de identificar a tempo. Surgiu, aparentemente, não muito depois da segunda virada e teve origens míticas e místicas semelhantes. É uma revelação ainda mais profunda da natureza da verdade.

O foco principal da terceira virada é a Natureza de Buda. A doutrina da Natureza de Buda é descrita pelo Dzogchen Ponlop Rinpoche desta forma:

“Esta [doutrina] declara que a natureza fundamental da mente é totalmente pura e primordialmente no estado de buda. É o buda absoluto. Ele nunca mudou desde o tempo sem começo. Sua essência é sabedoria e compaixão que são inconcebivelmente profundas e vastas. “

Porque todos os seres são fundamentalmente a Natureza de Buda, todos os seres podem realizar a iluminação.

Reb Anderson chama a terceira virada de “uma abordagem lógica que se baseia na refutação da lógica”.

“No terceiro giro, encontramos uma apresentação do primeiro giro que está de acordo com o segundo giro”, diz Reb Anderson. “Nos é oferecido um caminho sistemático e uma abordagem conceitual que são livres de si.”

O Dzogchen Ponlop Rinpoche disse:

… nossa natureza fundamental da mente é uma expansão luminosa de consciência que está além de toda fabricação conceitual e completamente livre do movimento dos pensamentos. É a união de vazio e clareza, de espaço e consciência radiante que é dotada de qualidades supremas e imensuráveis. A partir desta natureza básica do vazio tudo é expresso; disso tudo surge e se manifesta.

Por ser assim, todos os seres não têm um eu permanente, mas podem realizar a iluminação e entrar no Nirvana.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar