Tathagatagarbha - Doutrina do Budismo Mahayana

Tathagata-garbha – Doutrina do Budismo Mahayana

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Tathagatagarbha, ou Tathagata-garbha, significa “ventre” (garbha) de BudaTathagata ). Isso se refere a uma doutrina budista Mahayana de que a Natureza de Buda está dentro de todos os seres.

Porque é assim, todos os seres podem realizar a iluminação. Tathagatagarbha muitas vezes é descrito como uma semente, embrião ou potencialidade dentro de cada indivíduo a ser desenvolvido.

Tathagatagarbha nunca foi uma escola filosófica separada, mas mais uma proposta e a doutrina é compreendida de várias maneiras. E às vezes tem sido controverso. Os críticos dessa doutrina dizem que ela equivale a um eu ou atman com outro nome, e o ensinamento de atman é algo que o Buda negou especificamente.

Origens de Tathagatagarbha

A doutrina foi tirada de vários sutras Mahayana. Os sutras Mahayana Tathagatagarbha incluem os sutras Tathagatagarbha e Srimaladevi Simhanada, ambos pensados ​​para terem sido escritos no século III dC, e vários outros. O Mahayana Mahaparinirvana Sutra, provavelmente também escrito por volta do século III, é considerado o mais influente.

A proposta desenvolvida nesses sutras parece ter sido principalmente uma resposta à filosofia Madhyamika , que diz que os fenômenos são vazios de auto-essência e não têm existência independente.

Os fenômenos parecem-nos distintivos apenas quando se relacionam com outros fenômenos, em função e posição. Assim, não se pode dizer que os fenômenos existem ou não existem. 

Tathagatagarbha propôs que a Natureza de Buda é uma essência permanente em todas as coisas. Isso às vezes era descrito como uma semente e outras vezes retratado como um Buda totalmente formado em cada um de nós.

Um pouco mais tarde, alguns outros estudiosos, possivelmente na China, conectaram Tathagatagarbha ao ensinamento Yogacara de Alaya vijnana , que às vezes é chamado de “consciência do armazém”. Este é um nível de consciência que contém todas as impressões de experiências anteriores, que se tornam as sementes do karma.

A combinação de Tathagatagarbha e Yogacara se tornaria especialmente importante no budismo tibetano , bem como no Zen e em outras tradições Mahayana.

A associação da Natureza de Buda com um nível de vijnana é significativa porque vijnana é um tipo de consciência pura e direta não marcada por pensamentos ou conceitos. Isso fez com que o Zen e outras tradições enfatizassem a prática da contemplação direta ou consciência da mente acima da compreensão intelectual.

Tathagatagarbha é um Ser?

Nas religiões da época do Buda que foram as precursoras do hinduísmo de hoje, uma das crenças centrais como (e é) a doutrina do atman . Atman significa “respiração” ou “espírito”, e refere-se a uma alma ou essência individual do eu. Outro é o ensinamento de Brahman , que é entendido como algo como a realidade absoluta ou o fundamento do ser. Nas várias tradições do hinduísmo, a relação precisa de atman com Brahman varia, mas eles podem ser entendidos como o pequeno eu individual e o grande eu universal.

No entanto, o Buda rejeitou especificamente esse ensinamento. A doutrina do anatman , que ele articulou muitas vezes, é uma refutação direta do atman.

Ao longo dos séculos, muitos acusaram a doutrina Tathagatagarbha de ser uma tentativa de trazer um atman de volta ao budismo com outro nome. Neste caso, a potencialidade ou semente de Buda dentro de cada ser é comparada ao atman, e a Natureza de Buda – que às vezes é identificada com o dharmakaya – é comparada a Brahman.

Você pode encontrar muitos professores budistas falando de uma mente pequena e uma mente grande, ou um eu pequeno e um eu grande. O que eles significam pode não ser exatamente como o atman e o Brahman do Vedanta, mas é comum que as pessoas os entendam dessa maneira. Entender Tathagatagarbha dessa maneira, no entanto, violaria o ensinamento budista básico.

Sem dualidades

Hoje, em algumas tradições budistas influenciadas pela doutrina de Tathagatagarbha, a Natureza de Buda muitas vezes ainda é descrita como uma espécie de semente ou potencialidade dentro de cada um de nós. Outros, entretanto, ensinam que a Natureza de Buda é simplesmente o que somos; a natureza essencial de todos os seres.

Os ensinamentos do pequeno eu e do grande eu às vezes são usados ​​hoje de forma provisória, mas, em última análise, essa dualidade deve ser fundida. Isso é feito de várias maneiras. Por exemplo, o Zen koan Mu , ou o Cão de Chao-chou, é (entre outras coisas) destinado a esmagar o conceito de que a Natureza de Buda é algo que se tem .

E é muito possível hoje, dependendo da escola, ser um praticante do Budismo Mahayana por muitos anos e nunca ouvir a palavra Tathagatagarbha. Mas por ser uma ideia popular em um momento crítico durante o desenvolvimento do Mahayana, sua influência permanece.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar