Natureza de Buda: A Natureza Fundamental de Todos os Seres

Natureza de Buda – A Natureza Fundamental de Todos os Seres

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Natureza de Buda é um termo usado frequentemente no Budismo Mahayana que não é fácil de definir. Para aumentar a confusão, a compreensão do que é varia de escola para escola.

Basicamente, a Natureza de Buda é a natureza fundamental de todos os seres. Parte desta natureza fundamental é o princípio de que todos os seres podem realizar a iluminação.

Além dessa definição básica, pode-se encontrar todo tipo de comentários, teorias e doutrinas sobre a Natureza de Buda que podem ser mais difíceis de entender. Isso ocorre porque a Natureza de Buda não faz parte de nossa compreensão convencional e conceitual das coisas, e a linguagem não funciona bem para explicá-la.

Este artigo é uma introdução à Natureza de Buda para iniciantes.

Origem da Doutrina da Natureza de Buda

A origem da doutrina da Natureza de Buda pode ser atribuída a algo que o Buda histórico disse, conforme registrado no Pali Tipitika (Pabhassara Sutta, Anguttara Nikaya 1.49-52):

“Luminosa, monges, é a mente. E ela é contaminada pelas impurezas que chegam. A pessoa comum não instruída não discerne isso como realmente está presente, e é por isso que eu lhes digo isso – para a corrida não instruída pessoa comum – não há desenvolvimento da mente.

“Luminosa, monges, é a mente. E ela está livre das impurezas que chegam. O discípulo bem instruído dos nobres discerne isso como realmente está presente, e é por isso que eu lhes digo que – para o discípulo bem instruído do nobres – há desenvolvimento da mente.” Tradução de Thanissaro Bhikkhu ]

Esta passagem deu origem a muitas teorias e interpretações dentro do budismo primitivo. Monásticos e estudiosos também lutaram com questões sobre anatta, não-eu, e como um não-eu poderia renascer, ser afetado pelo carma ou se tornar um Buda. A mente luminosa que está presente, estejamos conscientes disso ou não, ofereceu uma resposta.

O Budismo Theravada não desenvolveu uma doutrina da Natureza de Buda. No entanto, outras escolas primitivas do budismo começaram a descrever a mente luminosa como uma consciência sutil e básica presente em todos os seres sencientes, ou como uma potencialidade de iluminação que permeia todos os lugares.

Natureza de Buda na China e no Tibete

No século 5, um texto chamado Mahayana Mahaparinirvana Sutra – ou o Nirvana Sutra – foi traduzido do sânscrito para o chinês. O Nirvana Sutra é um dos três sutras Mahayana que compõem uma coleção chamada de sutras Tathagatagarbha (“ventre dos Budas”).

Hoje, alguns estudiosos acreditam que esses textos foram desenvolvidos a partir de textos anteriores do Mahasanghika. Mahasanghika foi uma seita inicial do budismo que surgiu no século 4 aC e que foi um importante precursor do Mahayana.

Os sutras Tathagatagarbha são creditados por apresentar a doutrina totalmente desenvolvida de Buda Dhatu, ou Natureza de Buda. O Nirvana Sutra, em particular, foi enormemente influente no desenvolvimento do budismo na China.

A Natureza de Buda continua a ser um ensinamento essencial nas várias escolas do Budismo Mahayana que surgiram na China, como T’ien T’ai e Chan (Zen).

Pelo menos alguns dos sutras Tathagatagarbha também foram traduzidos para o tibetano, provavelmente no final do século VIII. A Natureza de Buda é um ensinamento importante no budismo tibetano, embora as várias escolas do budismo tibetano não concordem inteiramente sobre o que é.

Por exemplo, as escolas Sakya e Nyingma enfatizam que a Natureza de Buda é a natureza essencial da mente, enquanto Gelugpa a trata mais como uma potencialidade dentro da mente.

Observe que “Tathagatagarbha” às vezes aparece em textos como sinônimo de Natureza de Buda, embora não signifique exatamente a mesma coisa.

A Natureza de Buda é um Eu?

Às vezes, a Natureza de Buda é descrita como um “eu verdadeiro” ou “eu original”. E às vezes se diz que todos têm a Natureza de Buda. Isso não está errado.

Mas às vezes as pessoas ouvem isso e imaginam que a Natureza de Buda é algo como uma alma, ou algum atributo que possuímos, como inteligência ou mau humor. Esta não é uma visão correta.

Esmagar a dicotomia “eu e minha natureza de Buda” parece ser o ponto de um famoso diálogo entre o mestre Chan Chao-chou Ts’ung-shen (778-897) e um monge, que perguntou se um cão tem natureza de Buda. A resposta de Chao-chou – Mu  ( não , ou não tem ) foi considerado como um koan por gerações de estudantes Zen.

Eihei Dogen (1200-1253) “fez uma mudança de paradigma quando traduziu uma frase traduzida na versão chinesa do Nirvana Sutra de ‘Todos os seres sencientes têm natureza de Buda’ para ‘Todos os existentes são natureza de Buda'”, escreveu a estudiosa budista Paula Arai. em Trazendo o Zen para Casa, o Coração de Cura dos Rituais das Mulheres Japonesas . “Além disso, removendo um verbo explícito, a frase inteira se torna uma atividade.

As implicações dessa mudança gramatical continuam a reverberar. Alguns podem interpretar esse movimento como a conclusão lógica de uma filosofia não-dualista.”

Muito simplesmente, o ponto de Dogen é que a Natureza de Buda não é algo que temos , é o que somos . E esse algo que somos é uma atividade ou processo que envolve todos os seres. Dogen também enfatizou que a prática não é algo que nos dará a iluminação, mas sim a atividade de nossa natureza já iluminada, ou Natureza de Buda.

Voltemos à ideia original de uma mente luminosa que está sempre presente, quer estejamos conscientes disso ou não. O professor tibetano Dzogchen Ponlop Rinpoche descreveu a Natureza de Buda desta forma:

“… nossa natureza fundamental da mente é uma expansão luminosa de consciência que está além de toda fabricação conceitual e completamente livre do movimento dos pensamentos. É a união de vazio e clareza, de espaço e consciência radiante que é dotada de suprema e qualidades imensuráveis. Desta natureza básica do vazio tudo é expresso; disso tudo surge e se manifesta.”

Outra maneira de colocar isso é dizer que a Natureza de Buda é “algo” que você é, junto com todos os seres. E esse “algo” já está iluminado. Porque os seres se apegam a uma falsa ideia de um eu finito, separado de tudo o mais, eles não se experimentam como Budas. Mas quando os seres esclarecem a natureza de sua existência, eles experimentam a Natureza de Buda que sempre esteve lá.

Se esta explicação for difícil de entender no início, não desanime. É melhor não tentar “descobrir”. Em vez disso, mantenha-se aberto e deixe-o se esclarecer.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar