Nirvana e o conceito de liberdade no budismo

Nirvana e o conceito de liberdade no budismo

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A palavra nirvana é tão prevalente para os falantes de inglês que seu verdadeiro significado é muitas vezes perdido. A palavra foi adotada para significar “felicidade” ou “tranquilidade”.

Nirvana também é o nome de uma famosa banda grunge americana, bem como de muitos produtos de consumo, de água engarrafada a perfumes. Mas o que é isso? E como isso se encaixa no budismo?

O significado do Nirvana

Na definição espiritual, nirvana (ou nibbana em Pali) é uma antiga palavra sânscrita que significa algo como “extinguir”, com a conotação de extinguir uma chama. Esse significado mais literal fez com que muitos ocidentais assumissem que o objetivo do budismo é destruir a si mesmo. Mas não é disso que trata o budismo, ou nirvana.

A liberação implica extinguir a condição de samsara , o sofrimento de dukkha ; Samsara é geralmente definido como o ciclo de nascimento, morte e renascimento, embora no budismo isso não seja o mesmo que o renascimento de almas discretas, como no hinduísmo, mas sim um renascimento de tendências cármicas. Nirvana também é dito ser a liberação deste ciclo e dukkha, o estresse/dor/insatisfação da vida.

Em seu primeiro sermão após sua iluminação , o Buda pregou as Quatro Nobres Verdades. Muito basicamente, as Verdades explicam por que a vida nos estressa e nos decepciona. O Buda também nos deu o remédio e o caminho para a liberação, que é o Caminho Óctuplo.

O budismo, então, não é tanto um sistema de crenças, mas uma prática que nos permite parar de lutar.

Nirvana não é um lugar

Então, uma vez que somos liberados, o que acontece a seguir? As várias escolas do budismo entendem o nirvana de maneiras diferentes, mas geralmente concordam que o nirvana não é um lugar.

É mais como um estado de existência. No entanto, o Buda também disse que qualquer coisa que pudéssemos dizer ou imaginar sobre o nirvana seria errado porque é totalmente diferente de nossa existência comum. O Nirvana está além do espaço, do tempo e da definição e, portanto, a linguagem é, por definição, inadequada para discuti-lo. Só pode ser experimentado.

Muitas escrituras e comentários falam sobre entrar no nirvana, mas (estritamente falando), o nirvana não pode ser alcançado da mesma forma que entramos em uma sala ou da maneira que imaginamos entrar no céu. O estudioso Theravadin Thanissaro Bhikkhu disse:

“… nem o samsara nem o nirvana são um lugar. O samsara é um processo de criação de lugares, mesmo mundos inteiros, (isso se chama tornar-se) e então vagar por eles (isso se chama nascimento). Nirvana é o fim desse processo. “

É claro que muitas gerações de budistas imaginaram o nirvana como um lugar, porque as limitações da linguagem não nos dão outra maneira de falar sobre esse estado de ser.

Há também uma antiga crença popular de que é preciso renascer como homem para entrar no nirvana. O Buda histórico nunca disse tal coisa, mas a crença popular veio a ser refletida em alguns dos sutras Mahayana.

Essa noção foi rejeitada com muita ênfase no Sutra Vimalakirti , no entanto, no qual fica claro que tanto as mulheres quanto os leigos podem se tornar iluminados e experimentar o nirvana.

Nibbana no Budismo Theravada

O Budismo Theravada descreve dois tipos de nirvana – ou Nibbana , como os Theravadas costumam usar a palavra Pali. O primeiro é “Nibbana com restos”. Isso é comparado às brasas que permanecem quentes depois que as chamas foram extintas, e descreve um ser vivo iluminado ou arahant. O arahant ainda está consciente do prazer e da dor, mas não está mais preso a eles.

O segundo tipo é parinibbana , que é o nibbana final ou completo que é “entrado” na morte. Agora as brasas estão frias. O Buda ensinou que esse estado não é existência – porque o que pode ser dito que existe é limitado no tempo e no espaço – nem inexistência. Esse aparente paradoxo reflete a dificuldade que surge quando a linguagem comum tenta descrever um estado de ser que é indescritível.

Nirvana no Budismo Mahayana

Uma das características distintivas do Budismo Mahayana é o voto de bodhisattva. Os budistas Mahayana são dedicados à iluminação final de todos os seres e, portanto, optam por permanecer no mundo em assistência aos outros, em vez de avançar para a iluminação individual.

Em pelo menos algumas escolas do Mahayana , porque tudo interexiste, o nirvana “individual” nem é considerado. Essas escolas do budismo são muito sobre viver neste mundo, não deixá-lo.

Algumas escolas do Budismo Mahayana também incluem ensinamentos de que o samsara e o nirvana não são separados. Um ser que percebeu ou percebeu a vacuidade dos fenômenos perceberá que o nirvana e o samsara não são opostos, mas, em vez disso, permeiam completamente um ao outro.

Como nossa verdade inerente é a Natureza de Buda, tanto o nirvana quanto o samsara são manifestações naturais da clareza vazia inerente de nossa mente, e o nirvana pode ser visto como a natureza pura e verdadeira do samsara. Para mais informações sobre este ponto, veja também “ O Sutra do Coração ” e “ As Duas Verdades ”.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar