O que significa "Samsara" no budismo?

O que significa “Samsara” no budismo?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

No budismo, o samsara é frequentemente definido como o ciclo interminável de nascimento, morte e renascimento. Ou, você pode entendê-lo como o mundo de sofrimento e insatisfação ( dukkha ), o oposto do nirvana, que é a condição de estar livre do sofrimento e do ciclo de renascimento.

Em termos literais, a palavra sânscrita samsara  significa “fluir” ou “passar”. É ilustrado pela Roda da Vida  e explicado pelos Doze Elos da Origem Dependente.

Pode ser entendido como o estado de estar preso à ganância, ódio e ignorância, ou como um véu de ilusão que esconde a verdadeira realidade. Na filosofia budista tradicional, estamos presos no samsara através de uma vida após a outra até encontrarmos o despertar através da iluminação.

No entanto, a melhor definição de samsara, e uma com aplicabilidade mais moderna, pode ser do monge Theravada e professor Thanissaro Bhikkhu:

 “Em vez de um lugar, é um processo: a tendência de continuar criando mundos e depois entrando neles.” E observe que essa criação e mudança não acontecem apenas uma vez, no nascimento. Estamos fazendo isso o tempo todo.”

Criando mundos

Não estamos apenas criando mundos; também estamos criando a nós mesmos. Nós seres somos todos processos de fenômenos físicos e mentais. O Buda ensinou que o que pensamos como nosso eu permanente, nosso ego, autoconsciência e personalidade, não é fundamentalmente real.

Mas, é continuamente regenerado com base em condições e escolhas anteriores. De momento a momento, nossos corpos, sensações, conceituações, idéias e crenças e consciência trabalham juntos para criar a ilusão de um “eu” permanente e distinto.

Além disso, em grande medida, nossa realidade “externa” é uma projeção de nossa realidade “interior”. O que tomamos como realidade é sempre constituído em grande parte de nossas experiências subjetivas do mundo. De certa forma, cada um de nós está vivendo em um mundo diferente que criamos com nossos pensamentos e percepções.

Podemos pensar no renascimento, então, como algo que acontece de uma vida para outra e também algo que acontece momento a momento. No budismo, renascimento ou reencarnação não é a transmigração de uma alma individual para um corpo recém-nascido (como se acredita no hinduísmo), mas mais como as condições cármicas e os efeitos da vida avançando para novas vidas. Com esse tipo de entendimento, podemos interpretar esse modelo como significando que “renascemos” psicologicamente muitas vezes em nossas vidas.

Da mesma forma, podemos pensar nos Seis Reinos como lugares em que podemos “renascer” a cada momento. Em um dia, podemos passar por todos eles. Nesse sentido mais moderno, os seis reinos podem ser considerados por estados psicológicos.

O ponto crítico é que viver no samsara é um processo. É algo que todos estamos fazendo agora, não apenas algo que faremos no início de uma vida futura. Como paramos?

Libertação do Samsara

Isso nos leva às Quatro Nobres Verdades. Muito basicamente, as Verdades nos dizem que:

  1. Estamos criando nosso samsara;
  2. Como estamos criando o samsara;
  3. Que podemos parar de criar samsara;
  4. A maneira de parar é seguindo o Caminho Óctuplo.

Os Doze Elos da Origem Dependente descrevem o processo de habitar no samsara. Vemos que o primeiro elo é avidya , ignorância. Isso é ignorância do ensinamento do Buda sobre as Quatro Nobres Verdades e também ignorância de quem somos. Isso leva ao segundo elo, samskara , que contém as sementes do karma. E assim por diante.

Podemos pensar nessa cadeia cíclica como algo que acontece no início de cada nova vida. Mas por uma leitura psicológica mais moderna, também é algo que estamos fazendo o tempo todo. Tornar-se consciente disso é o primeiro passo para a libertação.

Samsara e Nirvana

Samsara é contrastado com nirvana. Nirvana não é um lugar, mas um estado que não é nem ser nem não ser.

O Budismo Theravada entende que samsara e nirvana são opostos. No budismo Mahayana , no entanto, com seu foco na natureza inerente de Buda, tanto o samsara quanto o nirvana são vistos como manifestações naturais da clareza vazia da mente.

Quando paramos de criar o samsara, o nirvana aparece naturalmente; o nirvana, então, pode ser visto como a verdadeira natureza purificada do samsara.

Seja como for que você entenda, a mensagem é que, embora a infelicidade do samsara seja nossa sina na vida, é possível entender as razões dela e os métodos para escapar dela.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar