O Sutra Vimalakirti - Uma Breve Visão Geral

O Sutra Vimalakirti – Uma Breve Visão Geral

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Vimalakirti Nirdesa Sutra também chamado de Vimalakirti Sutra, provavelmente foi escrito há quase 2.000 anos. No entanto, mantém seu frescor e humor, bem como sua sabedoria. Os leitores modernos apreciam especialmente sua lição sobre a igualdade das mulheres e o esclarecimento dos leigos.

Como a maioria dos Sutras Budistas Mahayana , as origens do texto não são conhecidas. Acredita-se geralmente que o original era um texto sânscrito que data do século I dC.

A versão mais antiga que sobrevive até os dias atuais é a tradução para o chinês feita por Kumarajiva em 406 EC. Outra tradução chinesa, considerada mais precisa, foi concluída por Hsuan Tsang no século VII. O agora perdido original em sânscrito também foi traduzido para o tibetano, com mais autoridade por Chos-nyid-tshul-khrims no século IX.

O Sutra Vimalakirti contém mais sabedoria sutil do que pode ser apresentado em um pequeno ensaio, mas aqui está uma breve visão geral do sutra.

A história de Vimalakirti

Nesta obra alegórica, Vimalakirti é um leigo que debate uma série de discípulos e bodhisattvas e demonstra sua profunda iluminação e compreensão. Apenas o próprio Buda é igual a ele. Assim, o primeiro ponto feito no sutra é que a iluminação não depende da ordenação.

Vimalakirti é um Licchavi, um dos clãs governantes da Índia antiga, e é tido em alta estima por todos. O segundo capítulo do sutra explica que Vimalakirti finge doença (ou leva a doença para si mesmo) para que muitas pessoas, do rei aos plebeus, viessem vê-lo. Ele prega o dharma para aqueles que vêm, e muitos de seus visitantes alcançam a iluminação.

Nos próximos capítulos, encontramos o Buda dizendo a seus discípulos , bem como bodhisattvas e divindades transcendentes, para irem ver Vimalakirti também. Mas eles estão relutantes em ir e dar desculpas porque no passado eles foram todos intimidados pela compreensão superior de Vimalakirti.

Mesmo Manjusri , o bodhisattva da sabedoria, sente-se humilhado por Vimalakirti. Mas ele concorda em ir visitar o leigo. Então uma grande quantidade de discípulos, budas, bodhisattvas, deuses e deusas decidem ir testemunhar porque uma conversa entre Vimalakirti e Manjusri seria incalculavelmente esclarecedora.

Na narrativa que se segue, o quarto do doente de Vimalakirti se expande para acolher os incontáveis ​​seres que vieram vê-lo, indicando que eles entraram no reino ilimitado da libertação inconcebível. Embora eles não tivessem a intenção de falar, Vimalakirti atrai os discípulos do Buda e outros visitantes para um diálogo no qual Vimalakirti desafia sua compreensão e lhes dá instruções.

Enquanto isso, o Buda está ensinando em um jardim. O jardim se expande e o leigo Vimalakirti aparece com seu anfitrião de visitantes. O Buda acrescenta suas próprias palavras de instrução. O sutra conclui com uma visão do Buda Akshobhya e do Universo Abhirati e um epílogo que inclui uma versão das Quatro Confianças .

A Porta do Dharma da Não-dualidade

Se você tivesse que resumir o ensinamento principal do Vimalakirti em uma palavra, essa palavra poderia ser “não-dualidade”. A não dualidade é um ensinamento profundo especialmente importante para o Budismo Mahayana. Em sua forma mais básica, refere-se à percepção sem referência a sujeito e objeto, eu e outro.

O capítulo 9 do Vimalakirti, “A Porta do Dharma da Não-dualidade”, é possivelmente a seção mais conhecida do sutra. Neste capítulo, Vimalakirti desafia um grupo de bodhisattvas transcendentes a explicar como entrar na porta do dharma. Um após o outro, eles dão exemplos de dualismo e não-dualismo. Por exemplo (da página 74, tradução de Robert Thurman):

O bodhisattva Parigudha declarou: “‘Ser’ e ‘ausência de ego’ são dualistas. Uma vez que a existência do eu não pode ser percebida, o que há para se tornar ‘altruísta’? Assim, o não-dualismo da visão de sua natureza é a entrada na não-dualidade .”

O bodhisattva Vidyuddeva declarou: “‘Conhecimento’ e ‘ignorância’ são dualistas. As naturezas da ignorância e do conhecimento são as mesmas, pois a ignorância é indefinida, incalculável e está além da esfera do pensamento. A realização disso é a entrada na não-dualidade. “

Um após o outro, os bodhisattvas procuram superar uns aos outros em sua compreensão da não-dualidade. Manjusri declara que todos falaram bem, mas mesmo seus exemplos de não dualidade permanecem dualistas. Então Manjusri pede a Vimalakirti que ofereça seu ensinamento na entrada da não-dualidade.

Sariputra permanece em silêncio, e Manjusri diz: “Excelente! Excelente, nobre senhor! Esta é realmente a entrada na não-dualidade dos bodhisattvas. Aqui não há uso de sílabas, sons e idéias.”

A Deusa

Em uma passagem particularmente intrigante no capítulo 7, o discípulo Sariputra pergunta a uma deusa iluminada por que ela não se transforma em seu estado feminino. Isso pode ser uma referência a uma crença comum de que as mulheres devem se transformar para se tornarem homens antes de entrarem no Nirvana.

A deusa responde que o “estado feminino” não tem existência inerente. Então ela magicamente faz com que Sariputra assuma seu corpo, enquanto ela assume o dele. É uma cena semelhante à transformação de gênero no romance feminista de Virginia Woolf, Orlando , mas escrito quase dois milênios antes.

A deusa desafia Sariputra a se transformar de seu corpo feminino, e Sariputra responde que não há nada para transformar. A deusa responde: “Com isso em mente, o Buda disse: ‘Em todas as coisas, não há nem macho nem fêmea'”.

Traduções em inglês

Robert Thurman, The Holy Teachings of Vimalakirti: A Mahayana Scripture (Pensilvânia State University Press, 1976). Esta é uma tradução muito legível do tibetano.

Burton Watson, The Vimalakirti Sutra (Columbia University Press, 2000). Watson é um dos tradutores mais respeitados de textos budistas. Seu Vimalakirti é traduzido do texto chinês Kumarajiva.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar