Uma Visão Geral dos Sutras Budistas Mahayana Chineses

Sutras Mahayana Chineses

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os sutras budistas Mahayana são um grande número de escrituras escritas principalmente entre o século I aC e o século V dC, embora alguns possam ter sido escritos até o século VII dC.

Diz-se que a maioria foi escrita originalmente em sânscrito, mas muitas vezes o sânscrito original foi perdido, e a versão mais antiga que temos hoje é uma tradução chinesa.

No budismo, a palavra sutra é definida como um sermão gravado do Buda ou de um de seus discípulos . Os sutras Mahayana são frequentemente atribuídos ao Buda e geralmente escritos como se fossem um registro de um sermão do Buda, mas não têm idade suficiente para serem associados ao Buda histórico. Sua autoria e proveniência em sua maioria são desconhecidas.

As escrituras da maioria das religiões recebem autoridade porque se acredita que sejam a palavra revelada de Deus ou um profeta celestial, mas o budismo não funciona dessa maneira.

Embora os sutras que possivelmente são os sermões registrados do Buda histórico sejam importantes, o valor real de um sutra é encontrado na sabedoria registrada em um sutra, não em quem o disse ou escreveu.

Os sutras Mahayana chineses são aqueles considerados canônicos para as escolas de Mahayana associadas principalmente com Chin a e leste da Ásia, incluindo ZenTerra Pura e Tiantai.

Esses sutras fazem parte de um cânone maior de textos Mahayana chamado Cânone Chinês. Este é um dos três principais cânones das escrituras budistas. Os outros são o Cânone Pali e o Cânone Tibetano. Observe que existem sutras Mahayana que não são partes padrão do cânone chinês, mas estão incluídos no cânone tibetano.

O que se segue está longe de ser uma lista exaustiva dos sutras canônicos chineses, mas esses são os sutras mais conhecidos.

Os Sutras Prajnaparamita

Prajnaparamita significa “perfeição da sabedoria”, e às vezes esses sutras são chamados de “sutras da sabedoria”. Estes são cerca de quarenta sutras, incluindo os sutras do Coração e do Diamante, que estão associados a Nagarjuna e sua escola de filosofia Madhyamika, embora não se acredite que ele os tenha escrito.

Alguns deles estão entre os mais antigos sutras Mahayana, possivelmente datando do século I aC. Eles se concentram principalmente no ensinamento Mahayana de sunyata, ou “vazio”.

O Sutra Saddharmapundarika

Também chamado de Sutra de Lótus, este belo e amado sutra provavelmente foi escrito no primeiro ou segundo século EC. Acima de tudo, enfatiza que todo ser pode se tornar um Buda.

Os Sutras da Terra Pura.

Os três sutras associados ao Budismo da Terra Pura são o Amitabha Sutra ; o Sutra Amitayurdhyana , também chamado de Sutra da Vida Infinita; e o Sutra Aparimitayur . O Amitabha e o Aparimitayur às vezes também são chamados de sutras Sukhavati-vyuha ou Sukhavati mais curtos e longos . Acredita-se que esses sutras tenham sido escritos no primeiro ou segundo século EC.

Sutra Vimalakirti às vezes está ligado aos sutras da Terra Pura, embora seja venerado em todo o budismo Mahayana.

Os Sutras Tathagatagarbha

Neste grupo de vários sutras, o mais conhecido provavelmente é o Mahayana Parinirvana Sutra , às vezes chamado de Nirvana Sutra . Acredita-se que a maioria dos sutras de Tathagatagarbha tenha sido escrita no século III dC.

Tathagatagarbha significa aproximadamente “ventre de Buda“, e o tema deste grupo de sutras é a Natureza de Buda e o potencial de todos os seres para realizar o estado de Buda.

Os Sutras da Terceira Volta

O conhecido  Sutra Lankavatara , provavelmente composto no século 4, às vezes está ligado aos sutras Tathagatagarbha e às vezes a outro grupo de sutras chamado de Terceiro Sutras da Volta. Estes estão associados à filosofia Yogacara.

O Avatamsaka Sutra

Também chamado de Flower Garland ou Flower Ornament Sutra , o Avatamsaka Sutra é uma enorme coleção de textos que provavelmente foram escritos durante um longo período de tempo, começando no século I dC e terminando no século IV. O Avatamsaka é mais conhecido por suas descrições suntuosas da interexistência de todos os fenômenos.

Os Sutras Ratnakuta

O Ratnakuta ou ” Jóia Heap ” é uma coleção de cerca de 49 primeiros textos Mahayana que possivelmente antecedem os sutras Prajnaparamita. Eles cobrem uma variedade de tópicos.

Outros Sutras Importantes

Surangama Samadhi Sutra , também chamado de Progresso Heroico ou Sutra do Portão Heroico, é um sutra Mahayana antigo que descreve o progresso na meditação.

Um muito mais tarde Surangama Sutra foi influente no desenvolvimento de Chan (Zen). Abrange vários tópicos, incluindo samadhi.

Mahayana Brahmajala Sutra , que não deve ser confundido com um sutra Pali de mesmo nome, pode ter sido escrito até o século V. É especialmente importante como fonte dos Preceitos Mahayana ou Bodhisattva .

Mahasamnipata ou Sutra da Grande Assembléia discute o futuro declínio dos ensinamentos do Buda. Foi escrito em algum momento antes do século 5.

Há também sutras Mahayana dedicados ao budismo esotérico , como os praticados em Shingon , e sutras dedicados a figuras icônicas individuais, como Manjusri e Bhaisajyaguru.

Novamente, isso está longe de ser uma lista completa, e a maioria das escolas do Mahayana se concentra em apenas uma parte desses textos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar