Origens e Desenvolvimentos

O que é um Bodhisattva?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O que é um Bodhisattva? O budismo se autodenomina uma religião “não-teísta”. O Buda histórico ensinou que acreditar e adorar deuses não era útil para aqueles que buscavam alcançar a iluminação.

Devido a isso, muitos budistas se consideram ateus. No entanto, a arte e a literatura budistas são ricamente estocadas com seres divinos, muitos dos quais são conhecidos como bodhisattvas.

Isto é especialmente verdadeiro no Budismo Mahayana. Os templos Mahayana são povoados por estátuas e pinturas de muitos personagens e criaturas, algumas belas, outras demoníacas.

Seres da Iluminação

Depois dos budas, os seres mais importantes na iconografia Mahayana são os bodhisattvas. A palavra bodhisattva significa “ser de iluminação”.

Muito simplesmente, bodhisattvas são seres que trabalham para a iluminação de todos os seres, não apenas deles mesmos. Eles juram não entrar no Nirvana até que todos os seres entrem juntos no Nirvana.

O bodhisattva é o ideal de todos os budistas Mahayana . O caminho do bodhisattva é para todos nós, não apenas para os seres nas estátuas e imagens. Budistas Mahayana fazem votos de Bodhisattva para salvar todos os seres.

Estes são os Quatro Votos da escola Zen:

Os seres são incontáveis;
Eu juro libertá-los.
Os delírios são inesgotáveis;
Eu juro acabar com eles.
Os portões do Dharma são ilimitados;
Eu juro entrar neles.
O Caminho do Desperto é insuperável;
Eu prometo incorporá-lo.

Bodhisattvas transcendentes

Os bodhisattvas encontrados na arte e na literatura às vezes são chamados de bodhisattvas transcendentes. São seres que alcançaram a iluminação, mas permanecem ativos no mundo, aparecendo de muitas formas para ajudar os outros e conduzi-los à iluminação. Eles são venerados e chamados para ajudar em tempos de necessidade.

Revele quais números aparecem em SEU gráfico de numerologia »

Isso não os torna algo como deuses? Pode ser. Talvez não. Tudo depende.

Os bodhisattvas da literatura e da arte podem ser pensados ​​como representações alegóricas da atividade de iluminação no mundo. Na prática do tantra budista, os bodhisattvas são arquétipos de prática perfeita a serem imitados e, eventualmente, se tornarem . Por exemplo, pode-se meditar na imagem do Bodhisattva da Compaixão para se tornar um veículo para a compaixão no mundo.

Então, você pode estar pensando, você está dizendo que eles não são reais? Não, não é isso que estou dizendo.

O que é “Real”?

De uma perspectiva budista, a maioria das pessoas confunde “identidade” com “realidade”. Mas no Budismo e no Budismo Mahayana em particular, nada tem uma identidade intrínseca.

Nós “existimos” como seres distintos apenas em relação a outros seres. Isso não quer dizer que não existimos, mas que nossa existência como indivíduos é condicional e relativa.

Se nossas identidades como seres individuais são, em certo sentido, ilusórias, isso significa que não somos “reais”? O que é “real”?

Veja quais números aparecem repetidamente em SEU gráfico de numerologia »

Bodhisattvas se manifestam onde são necessários de muitas formas. Podem ser vagabundos ou bebês, amigos ou estranhos, professores, bombeiros ou vendedores de carros usados.

Eles podem ser você. Sempre que a ajuda necessária é dada sem apego egoísta, há a mão do bodhisattva. Quando vemos e ouvimos o sofrimento dos outros e respondemos a esse sofrimento, somos as mãos do bodhisattva.

Parece-me “real”.

A compreensão irá variar

É verdade que os bodhisattvas transcendentes às vezes são mencionados e considerados como seres sobrenaturais distintos. Há budistas que adoram e rezam para budas e bodhisattvas como se fosse para deuses.

No budismo, todas as crenças e conceituações são provisórias. Ou seja, eles são entendidos como falhos e imperfeitos. As pessoas entendem o dharma da melhor maneira possível e, à medida que a compreensão cresce, as conceituações são descartadas.

Estamos todos em obras. Alguns budistas passam por um processo de acreditar em budas e bodhisattvas como algo como deuses, e outros não.

Votos de Bodhisattva

No Budismo Mahayana, o ideal da prática é se tornar um bodhisattva que se esforça para libertar todos os seres do ciclo de nascimento e morte. Os Votos de Bodhisattva são votos feitos formalmente por um budista para fazer exatamente isso.

Os votos também são uma expressão de bodhicitta, o desejo de realizar a iluminação pelo bem dos outros. Muitas vezes conhecido como O Veículo Maior, Mahayana é bem diferente do Veículo Menor, Hinayana/Theravada, no qual a ênfase está na liberação individual e no caminho do arhat.

A redação exata dos votos do Bodhisattva varia de escola para escola. A forma mais básica é:

Que eu alcance o estado de Buda para o benefício de todos os seres sencientes.

Uma variação apaixonada do voto está associada à figura icônica Ksitigarbha Bodhisattva:

“Até que os infernos sejam esvaziados, eu me tornarei um Buda; não até que todos os seres sejam salvos, eu certificarei a Bodhi.”

Os quatro grandes votos

No Zen , Nichiren, Tendai e outras escolas Mahayana do budismo, existem quatro votos de Bodhisattva. Aqui está uma tradução comum:

Os seres são incontáveis, eu prometo salvá-los
Os desejos são inesgotáveis, eu prometo acabar com eles
Os portões do Dharma são ilimitados, eu prometo entrar neles
O caminho de Buda é insuperável, eu prometo me tornar ele.

Em seu livro “Taking the Path of Zen”, Robert Aitken Roshi escreveu:

“Ouvi pessoas dizerem: ‘Não posso recitar esses votos porque não posso esperar cumpri-los.’ Na verdade, Kanzeon , a encarnação da misericórdia e compaixão, chora porque não pode salvar todos os seres. Ninguém cumpre esses ‘Grandes Votos para Todos’, mas prometemos cumpri-los da melhor maneira possível. Eles são nossa prática.”

O professor Zen Taitaku Pat Phelan disse:

“Quando fazemos esses votos, uma intenção é criada, a semente de um esforço para seguir adiante. Como esses votos são tão vastos, eles são, de certa forma, indefiníveis. Nós os definimos e redefinimos continuamente à medida que renovamos nossa intenção de cumprir Se você tem uma tarefa bem definida com começo, meio e fim, você pode estimar ou medir o esforço necessário. Mas os Votos do Bodhisattva são imensuráveis. A intenção que despertamos, o esforço que cultivamos quando invocamos esses votos , nos estende além dos limites de nossas identidades pessoais.”

Budismo Tibetano: Os Votos Raiz e Secundário do Bodhisattva

No budismo tibetano , os praticantes geralmente começam com o caminho Hinayana, que é praticamente idêntico ao caminho Theravada. Mas em um certo ponto ao longo desse caminho, o progresso só pode continuar se a pessoa fizer o voto de bodhisattva e, assim, entrar no caminho Mahayana. De acordo com Chogyam Trumpa: 

“Fazer o voto é como plantar a semente de uma árvore de crescimento rápido, enquanto algo feito para o ego é como semear um grão de areia. Plantar uma semente como o voto do bodhisattva mina o ego e leva a uma tremenda expansão de perspectiva. heroísmo, ou grandeza de espírito, preenche todo o espaço completude, totalmente, absolutamente.”

Portanto, no budismo tibetano, entrar no caminho Mahayana implica uma saída voluntária do Hinayana e sua ênfase no desenvolvimento individual em favor da busca do caminho do bodhisattva, dedicado à liberação de todos os seres. 

Orações de Shantideva

Shantideva era um monge e estudioso que viveu na Índia no final do século VII ao início do século VIII. Seu “Bodhicaryavatara”, ou “Guia do Modo de Vida do Bodhisattva”, apresentou ensinamentos sobre o caminho do bodhisattva e o cultivo da bodhicitta que são lembrados especialmente no budismo tibetano, embora também pertençam a todo o Mahayana.

O trabalho de Shantideva inclui uma série de belas orações que também são votos de bodhisattva. Aqui está um trecho de apenas um:

” Que eu seja um protetor para aqueles que não têm proteção,
Um líder para aqueles que viajam,
E um barco, uma ponte, uma passagem
Para aqueles que desejam a outra margem. médico e o remédio E que eu seja a enfermeira Para todos os seres doentes do mundo Até que todos sejam curados.”

Não há explicação mais clara do caminho do bodhisattva do que esta.

Bodhisattva Avalokiteshvara

Avalokiteshvara, o Bodhisattva da Compaixão Infinita, pode ser o mais conhecido e amado dos bodhisattvas icônicos. Em todas as escolas do Budismo Mahayana , Avalokiteshvara é venerado como o ideal de karuna. Karuna é a atividade de compaixão no mundo e a disposição de suportar a dor dos outros.

Diz-se que o bodhisattva aparece em qualquer lugar, mesmo nos reinos do inferno, para ajudar todos os seres em perigo e angústia.

O Nome do Bodhisattva

O nome sânscrito “Avalokiteshvara” é interpretado de várias maneiras – “Aquele que ouve os gritos do mundo”; “O Senhor que olha para baixo”; “O Senhor que olha em todas as direções.”

O bodhisattva atende por muitos outros nomes. Na Indochina e na Tailândia, ele é Lokesvara , “O Senhor do Mundo”. No Tibete ele é Chenrezig, também escrito Spyan-ras gzigs , “Com um olhar de pena”. Na China, o bodhisattva assume uma forma feminina e é chamado de Guanyin (também escrito Quanyin, Kwan Yin, Kuanyin ou Kwun Yum), “Ouvindo os Sons do Mundo”. No Japão, Guanyin é Kannon ou Kanzeon ; na Coréia, Gwan-eum ; no VietnãQuan Am .

O Gênero do Bodhisattva

A maioria dos estudiosos diz que até o início da Dinastia Sung (960-1126) o bodhisattva era retratado na arte como homem. A partir do século 12, no entanto, em grande parte da Ásia Avalokiteshvara assumiu a forma de uma deusa-mãe da misericórdia. Exatamente como isso aconteceu não está claro.

Às vezes, o bodhisattva é retratado com características de ambos os sexos. Isso é simbólico da transcendência das dualidades do bodhisattva, como as distinções de gênero masculino-feminino. Além disso, o Sutra de Lótus diz que o bodhisattva pode se manifestar em qualquer forma que seja mais adequada para a situação.

A Aparência do Bodhisattva

Existem mais de 30 representações iconográficas de Avalokiteshvara na arte budista. Estes são distinguidos pelo número de cabeças e braços que o bodhisattva exibe, pela posição do corpo do bodhisattva e pelo que é carregado nas mãos do bodhisattva.

Em algumas escolas, acredita-se que Avalokiteshvara seja uma manifestação do Buda Amitabha , que representa misericórdia e sabedoria. Muitas vezes há uma pequena figura de Amitabha enfeitando a cabeça do bodhisattva. Este Buda pode segurar um lótus, contas de mala ou um vaso de néctar. Ele pode estar de pé, em meditação, ou sentado em uma pose de “conforto real “.

O bodhisattva muitas vezes tem múltiplas cabeças e braços, que simbolizam sua capacidade ilimitada de perceber o sofrimento e ajudar todos os seres.

Segundo a lenda, quando Avalokiteshvara ouviu pela primeira vez o sofrimento do mundo, sua cabeça explodiu de dor. Amitabha, seu professor, pegou os pedaços de sua cabeça e refez onze cabeças em seu lugar. Então Amitabha deu a Avalokiteshvara mil braços para aliviar todo o sofrimento.

O Bodhisattva Somos Nós

Você pode procurar o bodhisattva na forma de uma mulher vestida de branco, ou um anjo, ou um espírito invisível. No entanto, o professor Zen John Daido Loori disse:

Avalokiteshvara Bodhisattva é o Ouvinte dos Gritos do Mundo. E uma das características de Avalokiteshvara é que ela se manifesta de acordo com as circunstâncias. Então ela sempre se apresenta de uma forma apropriada ao que está acontecendo. No Bowery, ela se manifesta como um vagabundo.

Esta noite, em bares de todo o país, ela se manifestará como uma bêbada. Ou como motorista na estrada, ou como bombeiro, ou como médico. Sempre respondendo de acordo com as circunstâncias, de forma adequada às circunstâncias. Como é isso?Toda vez que há um veículo encalhado na beira da estrada e um motorista para para ajudar Avalokiteshvara, o Bodhisattva se manifesta.
Essas características de sabedoria e compaixão são as características de todos os seres. Todos os Budas. Todos nós temos esse potencial. É apenas uma questão de despertá-lo. Você o desperta ao perceber que não há separação entre o eu e o outro.

Não pense no bodhisattva como um ser separado de você. Quando vemos e ouvimos o sofrimento dos outros e respondemos a esse sofrimento, somos a cabeça e os braços do bodhisattva.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.