Guia de Estudo da História Bíblica da Escada de Jacó

Guia de Estudo da História Bíblica da Escada de Jacó

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Embora tenha apenas uma dúzia de versículos, a história da Bíblia da Escada de Jacó afirma a legitimidade de Jacó como herdeiro das promessas de Deus a Abraão e também fornece uma parte crítica da profecia bíblica sobre o Messias. O verdadeiro significado do sonho da Escada de Jacó seria difícil de entender, sem uma declaração de Jesus Cristo de que ele, de fato, é essa escada.

Pergunta para reflexão

Estudiosos às vezes contrastam a escada de Jacó, o alcance de Deus do céu à terra, com a Torre de Babel , o apego do homem da terra ao céu. O apóstolo Paulo deixa claro que somos justificados somente pela morte e ressurreição de Cristo e não por meio de nossos próprios esforços.

Você está tentando subir ao céu em uma “escada” de suas próprias boas obras e comportamento, ou está subindo a “escada” do plano de salvação de Deus, seu Filho Jesus Cristo?

Resumo da história

Em Gênesis  28:10-22, Jacó , filho de Isaque e neto de Abraão, estava fugindo de seu irmão gêmeo Esaú , que havia jurado matá-lo. Esaú ficou furioso com Jacó porque Jacó havia roubado a primogenitura de Esaú, a reivindicação judaica de herança e bênção.

A caminho da casa de seu parente em Harã, Jacob deitou-se para passar a noite perto da Luz. Enquanto sonhava, ele teve uma visão de uma escada, ou escada, entre o céu e a terra. Os anjos de Deus estavam sobre ela, subindo e descendo.

Jacó viu Deus de pé acima da escada. Deus repetiu a promessa de apoio que havia feito a Abraão e Isaque. Ele disse a Jacó que seus descendentes seriam muitos, abençoando todas as famílias da terra. Deus então disse:

“Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que fores, e te trarei de volta a esta terra. Pois não te deixarei enquanto não cumprir o que te prometi.” (Gênesis 28:15)

Quando Jacó acordou, ele acreditou que Deus estava presente naquele lugar. Ele pegou a pedra que estava usando para descansar a cabeça, derramou óleo sobre ela e a consagrou a Deus. Então Jacó fez um voto, dizendo:

“Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que faço, e me der pão para comer e roupas para vestir, para que eu volte em paz à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus, e esta pedra, que erigi por coluna, será a casa de Deus. (Gênesis 28:20-22)

Jacó chamou o lugar de Betel, que significa “casa de Deus”.

Personagens principais

Jacó : Jacó era um membro da família especial que Deus havia escolhido para produzir seu povo escolhido. Ele viveu aproximadamente de 2006 a 1859 AC. Sua fé no Senhor ainda era imatura na época deste episódio, evidenciada por seu caráter de conspirador, mentiroso e manipulador.

Jacó repetidamente confiou em seus próprios artifícios e não em Deus. Ele enganou seu irmão Esaú de seu direito de primogenitura em troca de uma tigela de ensopado, então mais tarde enganou seu pai Isaac para abençoá-lo em vez de Esaú, através de um ardil elaborado.

Mesmo depois desse sonho profético e da promessa pessoal de proteção de Deus, o voto resultante de Jacó ainda era condicional: “Se Deus for comigo… então o Senhor será o meu Deus…” (Gênesis 28:21-22). Anos mais tarde, depois que Jacó lutou fisicamente com o Senhor a noite toda, ele finalmente entendeu que Deus podia ser confiável e depositou sua plena  nele.

Deus Pai : O Criador, Deus do universo , colocou seu intrincado plano de salvação em prática começando com Abraão. Um dos filhos de Jacó, Judá, lideraria a tribo da qual viria o Messias, Jesus Cristo. Tão grande é o seu poder que Deus manipulou indivíduos, reinos e impérios para fazer este plano acontecer.

Ao longo dos séculos, Deus se revelou a pessoas-chave nesse plano, como Jacó. Ele os guiou e os protegeu e, no caso de Jacó, os usou apesar de suas falhas pessoais. A motivação de Deus para salvar a humanidade foi seu amor sem limites, expresso através do sacrifício de seu único Filho.

Anjos: Seres angelicais apareceram na escada no sonho de Jacó, subindo e descendo entre o céu e a terra. Criaturas divinas criadas por Deus, os anjos servem como mensageiros e agentes da vontade de Deus.

Sua atividade simbolizava receber suas ordens de Deus no céu, ir à terra para executá-las e depois retornar ao céu para relatar e receber novas ordens. Eles não agem por conta própria.

Por toda a Bíblia, os anjos transmitem instruções aos humanos e os ajudam a cumprir suas missões. Até mesmo Jesus foi ministrado por anjos, após sua tentação no deserto e sua agonia no Getsêmani. O sonho de Jacó foi um raro vislumbre dos bastidores do mundo invisível e uma promessa do apoio de Deus.

Temas e Lições de Vida

Os sonhos eram uma maneira de Deus se comunicar com os personagens da Bíblia para revelar informações e dar direção. Hoje Deus fala principalmente por meio de sua palavra escrita, a Bíblia .

Em vez de tentar interpretar as circunstâncias, podemos agir de acordo com os princípios claros das Escrituras para nos ajudar a tomar decisões . A obediência a Deus deve ser nossa prioridade.

Um dos personagens menos admiráveis ​​nas Escrituras, Jacó manteve total confiança no Senhor até depois de uma luta com o próprio Deus. Como Jacó, todos nós somos manchados pelo pecado , mas a Bíblia é um registro de Deus usando pessoas imperfeitas para realizar seus planos perfeitos. Nenhum de nós pode reivindicar nossas falhas para nos desqualificar do serviço de Deus.

Quanto mais confiamos em Deus , mais cedo suas bênçãos se tornarão manifestas em nossas vidas. Mesmo em tempos difíceis , nossa fé nos assegura que Deus está sempre conosco para conforto e força.

Contexto histórico

Um conceito chave em Gênesis era o ato de abençoar. Uma bênção sempre foi concedida do maior para o menor. Deus abençoou Adão e Eva , Noé e seus filhos, Abraão e Isaque. Abraão, por sua vez, abençoou Isaque.

Mas Jacó sabia que ele e sua mãe Rebeca haviam enganado o meio cego Isaque para abençoar Jacó em vez de seu irmão mais velho Esaú. Em sua culpa, Jacó deve ter se perguntado se Deus considerava válida essa bênção roubada. O sonho de Jacó foi a confirmação de que Jacó foi aprovado por Deus e receberia sua ajuda pelo resto de sua vida.

Pontos de interesse

  • A maioria dos estudiosos interpreta a escada de Jacó como uma conexão entre o céu e a terra, com Deus tomando a iniciativa de alcançar os humanos. A “escada” perfeita é Jesus Cristo, que foi Deus que veio à terra para salvar a humanidade. Jesus se refere a si mesmo como esta escada em João 1:51: “E ele (Jesus) disse-lhe: ‘Em verdade, em verdade te digo que verás o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho de Cara.'”
  • Na tradução da Bíblia, o termo “escada” é usado em vez de escada. Os estudiosos da Bíblia observam que algumas colinas naquela região têm uma série de prateleiras de pedra que se assemelham a degraus de escada.
  • Jacó prometeu dar um décimo de sua renda para a obra de Deus. Essa observância, chamada dízimo , ainda é praticada hoje por muitas denominações cristãs .
  • “Jacob’s Ladder” é o título de um filme de 1990 estrelado por Tim Robbins, dezenas de livros e um hit número um de 1987 escrito por Bruce Hornsby e interpretado por Huey Lewis and the News.

Origens

  • Comentário de Ellicott para leitores ingleses, Charles Ellicott
  • Comentário de Benson, Rev. Joseph Benson
  • Novo Comentário Bíblico, GJ Wenham, JA Motyer, DA Carson, RT France, editores

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar