O que é a Santidade de Deus? Um dos atributos mais importantes

O que é a Santidade de Deus? Um dos atributos mais importantes de Deus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A santidade de Deus é um de seus atributos que traz consequências monumentais para cada pessoa na terra. No hebraico antigo, a palavra traduzida como “santo” (qodeish) significava “separado” ou “separado de”. A absoluta pureza moral e ética de Deus o diferenciava de todos os outros seres do universo.

A Bíblia diz: “Não há ninguém santo como o Senhor.” ( 1 Samuel 2:2)

O profeta Isaías teve uma visão de Deus na qual serafins , seres celestiais alados, chamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso”. ( Isaías 6:3) O uso de “santo” três vezes enfatiza a santidade única de Deus, mas alguns estudiosos da Bíblia também acreditam que há um “santo” para cada membro da Trindade : Deus PaiFilho e Espírito Santo . Cada Pessoa da Divindade é igual em santidade às outras.

Para os seres humanos, santidade geralmente significa obedecer à lei de Deus, mas para Deus, a lei não é externa – é parte de sua essência. Deus é a lei. Ele é incapaz de se contradizer porque a bondade moral é sua própria natureza.

A santidade de Deus é um tema recorrente na Bíblia

Em toda a Escritura, a santidade de Deus é um tema recorrente. Os escritores da Bíblia traçam um nítido contraste entre o caráter do Senhor e o da humanidade. A santidade de Deus era tão alta que os escritores do Antigo Testamento até evitaram usar o nome pessoal de Deus, que Deus revelou a Moisés da sarça ardente no Monte Sinai.

Os primeiros patriarcas, Abraão , Isaac e Jacó , referiram-se a Deus como “El Shaddai”, que significa O Todo-Poderoso. Quando Deus disse a Moisés que seu nome é “EU SOU O QUE SOU”, traduzido como YAHWEH em hebraico, ele o revelou como o Ser Incriado, o Auto-Existente. Os judeus antigos consideravam esse nome tão sagrado que não o pronunciavam em voz alta, substituindo-o por “Senhor”.

Quando Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos , ele proibiu expressamente usar o nome de Deus desrespeitosamente. Um ataque ao nome de Deus era um ataque à santidade de Deus, uma questão de grave desprezo.

Ignorar a santidade de Deus trouxe consequências mortais. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, agiram contrariamente aos mandamentos de Deus em seus deveres sacerdotais e ele os matou com fogo.

Muitos anos depois, quando o rei Davi estava fazendo com que a arca da aliança fosse transportada em uma carroça — violando os mandamentos de Deus — ela tombou quando os bois tropeçaram, e um homem chamado Uzá a tocou para estabilizá-la. Deus imediatamente feriu Uzá morto.

A Santidade de Deus é a Base para a Salvação

Ironicamente, o plano de salvação foi baseado na mesma coisa que separava o Senhor da humanidade: a santidade de Deus. Por centenas de anos, o povo de Israel do Antigo Testamento foi obrigado a um sistema de sacrifícios de animais para expiar seus pecados. No entanto, essa solução foi apenas temporária. Já em Adão , Deus havia prometido ao povo um Messias.

Um Salvador era necessário por três razões. Primeiro, Deus sabia que os seres humanos nunca poderiam cumprir seus padrões de santidade perfeita por seu próprio comportamento ou boas obras.

Segundo, ele exigiu um sacrifício impecável para pagar a dívida pelos pecados da humanidade. E terceiro, Deus usaria o Messias para transferir a santidade para homens e mulheres pecadores.

Para satisfazer sua necessidade de um sacrifício impecável, o próprio Deus teve que se tornar esse Salvador. Jesus, o Filho de Deus , encarnou como um ser humano , nascido de uma mulher, mas mantendo sua santidade porque foi concebido pelo poder do Espírito Santo.

Esse nascimento virginal impediu a passagem do pecado de Adão para o menino Jesus. Quando Jesus morreu na cruz , ele se tornou o sacrifício adequado, punido por todos os pecados da raça humana, passados, presentes e futuros.

Deus Pai ressuscitou Jesus dos mortos para mostrar que ele aceitou a oferta perfeita de Cristo. Então, para garantir que os humanos cumpram seus padrões, Deus imputa ou credita a santidade de Cristo a cada pessoa que recebe Jesus como Salvador.

Este dom gratuito, chamado graça , justifica ou torna santo todo seguidor de Cristo. Portando a justiça de Jesus, eles são então qualificados para entrar no céu.

Mas nada disso teria sido possível sem o tremendo amor de Deus, outro de seus atributos perfeitos. Através do amor, Deus acreditou que o mundo valia a pena ser salvo.

Esse mesmo amor o levou a sacrificar seu Filho amado e depois aplicar a justiça de Cristo aos seres humanos redimidos. Por causa do amor, a própria santidade que parecia ser um obstáculo intransponível tornou-se o caminho de Deus para conceder a vida eterna a todos que o buscam.

Recursos e leitura adicional

  • Novo Comentário Bíblico , GJ Wenham, JA Motyer, DA Carson, RT França, editores;
  • Novo Dicionário Bíblico Compacto , T. Alton Bryant, editor
  • The New Unger’s Bible Dictionary , RK Harrison, editor; Teologia Sistemática , Charles Hodge;
  • gotquestions.org.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar