Pin It

A Bíblia

Moisés e a Sarça Ardente – Resumo da História Bíblica

Deus chamou a atenção de Moisés quando falou de uma sarça ardente: A história de Moisés e a sarça ardente aparece em  Êxodo 3 e 4.

Moisés e o sumário da história de Sarça Ardente

Enquanto cuidava das ovelhas de seu sogro Jetro na terra de Midiã, Moisés viu uma visão desconcertante no Monte Horebe. Um arbusto estava em chamas, mas não se queimou. Moisés foi até a sarça ardente para investigar e a voz de Deus chamou-o.

Deus explicou que ele tinha visto quão miserável seu povo escolhido, os hebreus, estava no Egito, onde eles estavam sendo mantidos como escravos.

Deus havia descido do céu para resgatá-los. Ele escolheu Moisés para realizar essa tarefa.

Moisés ficou aterrorizado. Ele disse a Deus que não era capaz de um empreendimento tão grande. Deus assegurou a Moisés que ele estaria com ele. Naquele momento, Moisés pediu a Deus seu nome, para que ele pudesse dizer aos israelitas que o haviam enviado. Deus respondeu:

“EU SOU O QUE EU SOU. Isto é o que você deve dizer aos israelitas: ‘EU SOU me enviou a você’.” Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: ‘O SENHOR, o Deus de seus pais. “O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, enviou-me a ti. Este é o meu nome para sempre, o nome que me chamarás de geração em geração.” (Êxodo 3: 14-15)

Então Deus revelou que ele faria milagres para forçar o rei do Egito a deixar os israelitas escravizados irem. Para mostrar seu poder, o Senhor transformou o cajado de Moisés em uma serpente e de novo em um cajado, e tornou a mão de Moisés branca de lepra, depois a curou.

Deus instruiu Moisés a usar esses sinais para provar aos hebreus que Deus realmente estava com Moisés.

Ainda com medo, Moses reclamou que ele não podia falar bem

“Perdoe seu servo, Senhor. Eu nunca fui eloqüente, nem no passado nem desde que você falou com seu servo. Eu sou lento de fala e língua.”

O Senhor disse-lhe: “Quem deu a boca aos seres humanos? Quem os torna surdos ou mudos? Quem lhes dá visão ou os torna cegos? Não sou eu, o Senhor? Agora vá; vou ajudá-lo a falar e a ensinar você o que dizer. ” (Êxodo 4: 10-12)

Deus estava zangado com a falta de fé de Moisés, mas prometeu a Moisés que seu irmão Arão se juntaria a ele e falaria por ele. Moisés diria a Aaron o que dizer.

Depois de se despedir de seu sogro, Moisés encontrou Aaron no deserto. Juntos voltaram para Goshen, no Egito, onde os judeus eram escravos. Aarão explicou aos anciãos como Deus iria libertar o povo, e Moisés mostrou-lhes os sinais. Superado que o Senhor ouviu suas orações e viu sua aflição, os anciãos se curvaram e adoraram a Deus.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Pontos de Interesse da História do Sarça Ardente

Deus usou uma sarça ardente para chamar a atenção de Moisés. Ele escolheu este pastor para libertar Israel da escravidão.

Os nomes Monte Horebe e Monte Sinai são usados ​​alternadamente na Bíblia. Vários locais da Península do Sinai foram propostos por estudiosos, incluindo Jebel Musa (Monte Moisés) e Jebel al-Lawz, mas a Bíblia não fornece uma localização geográfica específica.

Os cientistas tentaram negar o milagre da sarça ardente com várias teorias. Alguns dizem que era uma “fábrica de gás”, vegetação que emite uma substância inflamável.

Outros afirmam que o fogo foi causado por uma abertura vulcânica perto do mato. Outros ainda dizem que era apenas uma planta com flores vermelhas e não havia fogo algum, mas a Bíblia afirma claramente que a sarça queimada, mas não foi consumida.

O nome de Deus, “EU SOU”, revela sua existência independente e natureza eterna, desvinculada do passado, presente ou futuro. Jesus Cristo usou esse termo para expressar sua divindade: ” Em verdade, em verdade vos digo”, respondeu Jesus, “antes de Abraão nascer, eu sou!” (João 8:58) Os judeus pegaram pedras para matar Jesus, alegando que ele cometeu blasfêmia.

Depois que Moisés completou sua missão de expulsar os israelitas da escravidão no Egito, ele retornou a esta mesma montanha sagrada, onde Deus lhe deu os Dez Mandamentos.

Pergunta para reflexão

Deus prometeu a Moisés da sarça ardente que ele estaria com ele durante toda essa provação difícil. Ao predizer o nascimento de Jesus, o profeta Isaías disse:

“A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão de Emanuel ” (que significa “Deus conosco”). (Mateus 1:23) Se você tomar posse da verdade que Deus está com você a cada momento, como teria que mudar a sua vida?

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

(Fontes: O Novo Compact Bible Dictionary, editado por T. Alton Bryant; O Almanaque da Bíblia , editado por JI Packer, Merrill C. Tenney e William White Jr; A Bíblia como História, por Werner Keller; Bible.org, e gotquestions.org)

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x