Moisés e a Sarça Ardente - Guia de Estudo da História Bíblica

Guia de Estudo da História Bíblica de Moisés e a Sarça Ardente

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O povo de Israel clamou a Deus para ser resgatado de sua miséria como escravos no Egito, e Deus os ouviu. Ele estava pronto para libertá-los. Mas primeiro Deus teve que se revelar a Moisés de uma maneira convincente que provaria seu poder e seus propósitos. Deus tinha que obter toda a atenção de Moisés. Ele fez isso aparecendo a Moisés em uma sarça ardente, mas uma sarça que não foi consumida. Nesta aparição impressionante, o Senhor se distinguiu como o Deus de Israel que estava ciente da aflição de seu povo e estava vindo para livrá-los.

Referência das Escrituras

A história de Moisés e a sarça ardente aparece no livro de Êxodo 3 e 4.

Resumo da história

Enquanto cuidava das ovelhas de seu sogro Jetro na terra de Midiã, Moisés viu uma visão desconcertante no monte Horebe. Um arbusto estava em chamas, mas não se incendiou. Moisés foi até a sarça ardente para investigar, e a voz de Deus o chamou.

Deus explicou que ele tinha visto o quão miserável seu povo escolhido, os hebreus, estava no Egito, onde eles estavam sendo mantidos como escravos. Deus desceu do céu para resgatá-los. Ele escolheu Moisés para realizar essa tarefa.

Moisés ficou apavorado. Ele disse a Deus que não era capaz de um empreendimento tão grande. Deus assegurou a Moisés que estaria com ele. Nesse ponto, Moisés perguntou a Deus seu nome, para que pudesse dizer aos israelitas quem o havia enviado. Deus respondeu:

“EU SOU O QUE SOU. Isto é o que você deve dizer aos israelitas: ‘EU SOU me enviou a vocês’.” Então Deus revelou que faria milagres para forçar o rei do Egito a deixar os israelitas escravizados irem.

Para mostrar seu poder, o Senhor transformou o cajado de Moisés em uma serpente, e de volta em um cajado, e embranqueceu a mão de Moisés com a lepra, então a curou. Deus instruiu Moisés a usar esses sinais para provar aos hebreus que Deus realmente estava com Moisés.

Ainda com medo, Moisés reclamou que não conseguia falar bem

“Perdoe seu servo, Senhor. Eu nunca fui eloquente, nem no passado nem desde que você falou com seu servo. Eu sou lento de fala e de língua.”

Disse-lhe o Senhor: “Quem deu aos homens a boca? Quem os faz surdos ou mudos? Quem lhes dá visão ou os cega? Não sou eu, o Senhor? Agora vai; eu te ajudarei a falar e ensinarei você o que dizer.” (Êxodo 4:10-12)

Deus ficou zangado com a falta de fé de Moisés, mas prometeu a Moisés que seu irmão Arão se juntaria a ele e falaria por ele. Moisés diria a Arão o que dizer.

Depois de se despedir de seu sogro, Moisés encontrou Arão no deserto. Juntos eles voltaram para Goshen, no Egito, onde os judeus eram escravos. Aarão explicou aos anciãos como Deus iria libertar o povo, e Moisés mostrou-lhes os sinais. Superados que o Senhor ouviu suas orações e viu sua aflição, os anciãos se curvaram e adoraram a Deus.

Pontos de interesse

    • Deus usou uma sarça ardente para chamar a atenção de Moisés. Ele escolheu este pastor para tirar Israel da escravidão.
    • Os nomes Monte Horebe e Monte Sinai são usados ​​alternadamente na Bíblia. Vários locais na Península do Sinai foram propostos por estudiosos, incluindo Jebel Musa (Monte Moisés) e Jebel al-Lawz, mas a Bíblia não fornece uma localização geográfica específica.
    • Os cientistas tentaram negar o milagre da sarça ardente com várias teorias. Alguns dizem que era uma “planta a gás”, vegetação que emite uma substância inflamável. Outros afirmam que o fogo foi causado por uma abertura vulcânica perto do mato. Ainda outros dizem que era apenas uma planta com flores vermelhas e não havia fogo, mas a Bíblia afirma claramente que a sarça queimou, mas não foi consumida.
    • Na passagem, o nome de Deus, “EU SOU”, revela sua existência independente e natureza eterna, desvinculada do passado, presente ou futuro. Jesus Cristo usou este termo para expressar sua divindade: “Em verdade vos digo”, respondeu Jesus, “antes de Abraão nascer, eu sou!” (João 8:58) Os judeus pegaram pedras para matar Jesus, alegando que ele havia cometido blasfêmia .
  • Depois que Moisés completou sua tarefa de libertar os israelitas da escravidão no Egito, ele retornou a este mesmo monte santo, onde Deus lhe deu os Dez Mandamentos.

Pergunta para reflexão

Deus prometeu a Moisés da sarça ardente que ele estaria com ele durante esta provação difícil. Ao predizer o nascimento de Jesus, o profeta Isaías disse: “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e eles o chamarão Emanuel ” (que significa “Deus conosco”). (Mateus 1:23) Se você aceitar a verdade de que Deus está com você a cada momento, como isso mudaria sua vida?

Origens

  • O Novo Dicionário Bíblico Compacto , editado por T. Alton Bryant.
  • The Bible Almanac , editado por JI Packer, Merrill C. Tenney e William White Jr.
  • A Bíblia como História , de Werner Keller.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar