Visão geral do Portão do Tabernáculo da Corte

Visão geral da Porta do Tabernáculo do Tribunal

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A porta do pátio era a entrada do tabernáculo no deserto, um lugar santo que Deus estabeleceu para que ele pudesse habitar entre seu povo escolhido.

No Monte Sinai, Deus deu a Moisés estas instruções para fazer este portão:

“Para a entrada do pátio, providencie uma cortina de vinte côvados de comprimento, de fios de azul, púrpura e carmesim e linho finamente torcido, obra de um bordador, com quatro colunas e quatro bases.” Êxodo 27:16 )

Esta cortina de 9 metros de comprimento, de cores vivas, destacou-se das cortinas de linho branco em todos os outros lados da cerca do pátio . Todos, desde o sumo sacerdote até o adorador comum, entravam e saíam por essa única abertura.

Como os outros elementos do tabernáculo, este portão leste do pátio era rico em significado. Deus ordenou que, quando o tabernáculo fosse montado, o portão estivesse sempre na extremidade leste, abrindo-se para o oeste.

Ir para o oeste simboliza o movimento em direção a Deus. Ir para o leste simboliza o afastamento de Deus. A porta do Jardim do Éden ficava no lado leste ( Gn 3:24 ).

Caim se afastou de Deus para a terra de Node, a leste do Éden (Gênesis 4:16).  se separou de Abraão foi para o leste e desembarcou nas cidades malignas de Sodoma e Gomorra ( Gênesis 13:11 ). Em contraste, o santo dos santos, a morada de Deus no tabernáculo, ficava na extremidade oeste do pátio.

As cores dos fios do portão também eram simbólicas. Azul representava a divindade, significando que a corte era um lugar de Deus. O roxo, um corante difícil e caro de produzir, era um símbolo da realeza.

O vermelho simbolizava o sangue, a cor do sacrifício. Branco significava santidade. A cerca do pátio, feita de linho branco, cercava o solo sagrado, e os sacerdotes usavam roupas de linho branco.

A Porta do Tabernáculo apontava para o futuro Salvador

Cada elemento do tabernáculo apontava para o futuro Salvador, Jesus Cristo . A porta do pátio era o único caminho, assim como Cristo é o único caminho para o céu ( Jo 14:6 ). Jesus disse de si mesmo: “Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo”. ( João 10:9)

O portão do tabernáculo dava para o leste, em direção ao nascer do sol, a vinda da luz. Jesus se descreveu: “Eu sou a luz do mundo”. (João 8:12)

Todas as cores do portão do tabernáculo também prefiguravam Cristo: azul, como o Filho de Deus; branco como santo e imaculado; púrpura, como Rei dos Reis; e vermelho, como o sacrifício de sangue pelos pecados do mundo.

Antes da crucificação de Jesus , os soldados romanos zombavam dele colocando uma túnica roxa sobre ele, sem saber que ele realmente era o rei dos judeus.

Ele se tornou o Cordeiro de Deus branco e imaculado, o único sacrifício digno de expiar o pecado . O sangue de Jesus fluiu em sua flagelação e quando um soldado perfurou seu lado com uma lança. Depois que Cristo morreu, José de Arimatéia e Nicodemos envolveram seu corpo em uma mortalha de linho branco.

A porta do tabernáculo do pátio era fácil de encontrar e aberta para qualquer israelita arrependido que quisesse entrar e buscar perdão pelos pecados. Hoje, Cristo é a porta para a vida eterna, acolhendo todos os que buscam o céu por meio dele.

Referências Bíblicas

Êxodo 27:16 , Números 3:26 .

Também conhecido como

Portão Leste, portão do tabernáculo, o portão do tabernáculo.

Origens

“Biblebasics.co.uk.” Biblebasics.co.uk  .

Em branco, Wayne. “Estudo Bíblico de Hoje”. Estudo Bíblico Diário – Quão Grande Era a Arca de Noé?

Bíblia tópica de Nave , Orville J. Nave

Assembleias de Deus do Distrito Norte da Nova Inglaterra

“O Portão de Entrada para o Pátio Externo do Tabernáculo de Moisés (História Bíblica Online).” História Bíblica Online.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar