Meditações sobre os Mistérios Dolorosos do Rosário

Meditações sobre os Mistérios Dolorosos do Rosário

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os Mistérios Dolorosos do Rosário são o segundo dos três conjuntos tradicionais de eventos na vida de Cristo sobre os quais os católicos meditam enquanto rezam o  rosário . Os outros dois são os  Mistérios Gozosos do Rosário  e os  Mistérios Gloriosos do Rosário . Um quarto conjunto, os  Mistérios Luminosos do Rosário  , foi introduzido pelo Papa João Paulo II em 2002 como uma devoção opcional.

Os Mistérios Dolorosos cobrem os eventos da  Quinta-feira Santa , após a Última Ceia, até a Crucificação de Cristo na  Sexta-feira Santa . Cada mistério está associado a um determinado fruto, ou virtude, que é ilustrado pelas ações de Cristo e de Maria no evento comemorado por aquele mistério. Enquanto meditam nos mistérios, os católicos também rezam por esses frutos ou virtudes.

Os católicos meditam os Mistérios Dolorosos enquanto rezam o rosário na terça e sexta-feira, bem como nos domingos da Quaresma .

Cada uma das páginas seguintes apresenta uma breve discussão sobre um dos Mistérios Dolorosos, fruto da virtude a ele associado, e uma breve meditação sobre o mistério. As meditações são simplesmente uma ajuda para a contemplação; eles não precisam ser lidos enquanto se reza o rosário. Ao rezar o rosário com mais frequência, você desenvolverá suas próprias meditações sobre cada mistério.

O Primeiro Mistério Doloroso: A Agonia no Horto

O Primeiro Mistério Doloroso do Rosário é a Agonia no Horto, quando Cristo, tendo celebrado a Última Ceia com Seus discípulos na Quinta-feira Santa, vai ao Horto do Getsêmani para rezar e se preparar para o Seu Sacrifício na Sexta-Feira Santa. A virtude mais comumente associada ao mistério da Agonia no Horto é a aceitação da Vontade de Deus . ​

“Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice. Contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade , ajoelha-se diante de Seu Pai no Jardim do Getsêmani. Ele sabe o que está por vir – a dor, tanto física quanto espiritual, que sofrerá nas próximas horas. E Ele sabe que tudo é necessário, que tem sido necessário desde que Adão seguiu Eva no caminho da tentação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

E, no entanto, Ele é verdadeiramente Homem, assim como verdadeiramente Deus. Ele não deseja a Sua própria morte, não porque a Sua Divina Vontade não seja a mesma de Seu Pai, mas porque a Sua vontade humana deseja preservar a vida, como todos os homens o fazem. Mas nestes momentos no Jardim do Getsêmani, enquanto Cristo ora tão intensamente que Seu suor é como gotas de sangue, Sua vontade humana e Sua Vontade Divina estão em perfeita harmonia.

Vendo Cristo dessa maneira, nossas próprias vidas entram em foco. Unindo-nos a Cristo através da fé e dos sacramentos , colocando-nos no seu corpo que é a Igreja, também nós podemos acolher a vontade de Deus. “Não seja como eu quero, mas como tu queres”: essas palavras de Cristo devem se tornar nossas palavras também.

Segundo Mistério Doloroso: A Flagelação da Coluna

O Segundo Mistério Doloroso do Rosário é a Flagelação no Pilar, quando Pilatos ordena que nosso Senhor seja açoitado em preparação para Sua Crucificação. O fruto espiritual mais comumente associado ao mistério da Flagelação no Pilar é a mortificação dos sentidos.

“Então, Pilatos tomou Jesus e o açoitou” (João 19:1).

Quarenta chicotadas, acreditava-se comumente, era tudo o que um homem poderia suportar antes que seu corpo cedesse; e assim 39 chicotadas foi a punição mais grave que poderia ser imposta, exceto a morte.

Mas o Homem parado neste pilar, braços abraçando Seu Destino, mãos amarradas do outro lado, não é um homem comum. Como Filho de Deus, Cristo sofre cada golpe não menos do que outro homem sofreria, mas mais, porque cada chicotada é acompanhada pela memória dos pecados da humanidade, que levaram a este momento.

Como dói o Sagrado Coração de Cristo ao ver os seus pecados e os meus, brilhando como o brilho do sol nascente nas pontas de metal do gato de nove caudas. As dores em Sua Carne, por mais intensas que sejam, empalidecem em comparação com as dores em Seu Sagrado Coração.

Cristo está preparado para morrer por nós, para sofrer a agonia da cruz, mas continuamos a pecar por amor à nossa própria carne. Gula, luxúria, preguiça: esses pecados mortais surgem da carne, mas eles se apoderam apenas quando nossa alma cede a eles.

Mas podemos mortificar nossos sentidos e domar nossa carne se mantivermos diante de nossos olhos a Flagelação de Cristo na Coluna, assim como nossos pecados estão diante Dele neste momento.

Terceiro Mistério Doloroso: A Coroação de Espinhos

O Terceiro Mistério Doloroso do Rosário é a Coroação de Espinhos, quando Pilatos, tendo decidido a contragosto prosseguir com a Crucificação de Cristo, permite que seus homens humilhem o Senhor do Universo. A virtude mais comumente associada ao mistério da Coroação de Espinhos é o desprezo pelo mundo.

“E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e uma cana na mão direita. E, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus” (Mateus 27:29).

Os homens de Pilatos acham que isso é um grande esporte: este judeu foi entregue às autoridades romanas por seu próprio povo; Seus discípulos fugiram; Ele nem mesmo falará em Sua própria defesa. Traído, não amado, sem vontade de revidar, Cristo é o alvo perfeito para homens que desejam resolver as frustrações de suas próprias vidas.

Vestiram-no com túnicas de púrpura, colocaram uma cana em sua mão como se fosse um cetro e cravaram profundamente em sua cabeça uma coroa de espinhos. À medida que o Sangue Sagrado se mistura com a sujeira e o suor no rosto de Cristo, eles cuspem em Seus olhos e batem em Suas bochechas, fingindo o tempo todo prestar-lhe homenagem.

As regalias com que os centuriões enfeitam Cristo representam as honras deste mundo, que empalidecem diante das glórias do próximo. O Senhorio de Cristo não se baseia nas vestes, cetros e coroas deste mundo, mas em Sua aceitação da Vontade de Seu Pai. As honras deste mundo não significam nada; o amor de Deus é tudo.

O Quarto Mistério Doloroso: A Via Sacra

O Quarto Mistério Doloroso do Rosário é a Via Sacra quando Cristo caminha pelas ruas de Jerusalém a caminho do Calvário. A virtude mais comumente associada ao mistério da Via Sacra é a paciência.

“Mas Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim” (Lucas 23:28).

Seus pés sagrados se arrastam pela poeira e pedra das ruas de Jerusalém, Seu corpo curvado sob o peso da Cruz, enquanto Cristo faz a caminhada mais longa já feita pelo homem. No final dessa caminhada fica o Monte Calvário, Gólgota, o lugar das caveiras, onde, diz a tradição, Adão está enterrado. O pecado do primeiro homem, que trouxe a morte ao mundo, atrai o Novo Homem à Sua Morte, que trará vida ao mundo.

As mulheres de Jerusalém choram por Ele porque não sabem como terminará a história. Mas Cristo sabe, e Ele os exorta a não chorar. Haverá lágrimas suficientes para chorar no futuro, quando os últimos dias da terra se aproximarem, pois quando o Filho do Homem voltar,

“ele encontrará, pensa você, fé na terra?” (Lucas 18:8).

Cristo sabe o que O espera, mas Ele avança sempre. Esta é a caminhada para a qual Ele estava se preparando 33 anos antes, quando a Santíssima Virgem segurou Suas mãozinhas e Ele deu Seus primeiros passos. Toda a sua vida foi marcada pela aceitação paciente da Vontade do Pai, pela lenta mas constante subida para Jerusalém, para o Calvário, para a morte que nos traz a vida.

E quando Ele passa diante de nós aqui nas ruas de Jerusalém, vemos com que paciência Ele carrega Sua Cruz, muito mais pesada que a nossa porque carrega os pecados do mundo inteiro, e nos surpreendemos com nossa própria impaciência, com a rapidez com que de lado nossa própria cruz cada vez que caímos.

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24).

Com paciência, prestemos atenção às Suas palavras.

Quinto Mistério Doloroso: A Crucificação

O Quinto Mistério Doloroso do Rosário é a Crucificação quando Cristo morreu na Cruz pelos pecados de toda a humanidade. A virtude mais comumente associada ao mistério da Crucificação é o perdão.

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

A Via Sacra está chegando ao fim. Cristo, o Rei do Universo e o Salvador do mundo, está pendurado ferido e ensanguentado na Cruz. Mas as indignidades que Ele sofreu desde Sua traição nas mãos de Judas ainda não terminaram. Mesmo agora, enquanto Seu Sangue Sagrado opera a salvação do mundo, a multidão O insulta em Sua agonia (Mateus 27:39-43):

E os que passavam blasfemavam contra ele, meneando a cabeça e dizendo: Ah, tu que destróis o templo de Deus, e em três dias o reedificas; salva-te a ti mesmo; se tu és o Filho de Deus, desce de a Cruz. Da mesma forma também os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, zombando, disseram: Ele salvou outros; a si mesmo ele não pode salvar. Se ele é o rei de Israel, desça agora da cruz, e nós acreditaremos nele. Ele confiou em Deus; deixe-o agora libertá-lo se ele o tiver; porque disse: Eu sou o Filho de Deus.

Ele está morrendo pelos pecados deles e pelos nossos, e ainda assim eles – e nós – não podemos ver isso. Seus olhos estão cegos pelo ódio; nossa, pelas atrações do mundo. Seu olhar está fixo no Amante da Humanidade, mas eles não conseguem superar a sujeira, o suor e o sangue que mancham Seu corpo. Eles têm uma espécie de desculpa: não sabem como a história terminará.

Nosso olhar, porém, muitas vezes se desvia da cruz, e não temos desculpa. Sabemos o que Ele fez, e que Ele o fez por nós. Sabemos que a sua morte nos trouxe uma nova vida, se nos unirmos a Cristo na cruz. E, no entanto, dia após dia, nos afastamos.

E, ainda assim, Ele olha da cruz, para eles e para nós, não com raiva, mas com compaixão: “Pai, perdoa-lhes”. Palavras mais doces já foram ditas? Se Ele pode perdoá-los, e a nós, pelo que fizemos, como podemos negar o perdão daqueles que nos fizeram mal?

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar