Os 5 Tipos de Oração que Todo Cristão Deve Conhecer

Aprenda a Diferença Entre os 5 Tipos de Oração

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

“A oração”, escreveu São João Damasceno, “é a elevação da mente e do coração a Deus ou o pedido de coisas boas a Deus.” Num nível ainda mais básico, a  oração é uma forma de comunicação , uma forma de falar com Deus ou com os santos, tal como falamos com a família ou amigos.

Como observa o Catecismo da Igreja Católica, no entanto, nem todas as orações são iguais. Nos parágrafos 2626-2643 , o Catecismo descreve cinco tipos básicos de oração. Aqui estão breves descrições de cada tipo de oração, com exemplos de cada um. 

1. Bênção e Adoração (Adoração)

Em orações de adoração ou adoração, exaltamos a grandeza de Deus e reconhecemos nossa dependência Dele em todas as coisas. A Missa e as demais liturgias da Igreja são repletas de orações de adoração ou adoração, como o Gloria (o Glória a Deus).

Entre as orações privadas, o Ato de Fé é uma oração de adoração. Ao exaltar a grandeza de Deus, também reconhecemos nossa própria humildade; um bom exemplo de tal oração é a Ladainha da Humildade, do Cardeal Merry del Val.

2. Petição

Fora da Missa, as orações de petição são o tipo de oração com o qual estamos mais familiarizados. Nelas, pedimos a Deus as coisas de que precisamos — principalmente as necessidades espirituais, mas também as físicas.

Nossas orações de petição devem sempre incluir uma declaração de nossa disposição de aceitar a Vontade de Deus, quer Ele responda diretamente à nossa oração ou não. O Pai Nosso é um bom exemplo de oração de petição, e o verso “Seja feita a tua vontade” mostra que, no final, reconhecemos que os planos de Deus para nós são mais importantes do que aquilo que desejamos.

As orações de expiação, nas quais expressamos pesar por nossos pecados, são uma forma de orações de petição. Na verdade, a primeira forma porque antes de pedirmos qualquer coisa, devemos reconhecer nossa pecaminosidade e pedir perdão e misericórdia a Deus. O Confiteor ou Rito Penitencial no início da Missa, e o Agnus Dei (ou Cordeiro de Deus) antes da  Comunhão são orações de expiação, assim como o  Ato de Contrição .

3. Intercessão

As orações de intercessão são outra forma de orações de petição, mas são importantes o suficiente para serem consideradas seu próprio tipo de oração. Como observa o Catecismo da Igreja Católica (parágrafo 2.634), “a intercessão é uma oração de petição que nos leva a orar como Jesus o fez”.

Em uma oração de intercessão, não estamos preocupados com nossas necessidades, mas com as necessidades dos outros. Assim como pedimos aos santos que intercedam por nós , nós, por nossa vez, intercedemos por meio de nossas orações por nossos irmãos cristãos, pedindo a Deus que derrame Sua misericórdia sobre eles, atendendo seus pedidos. Uma Oração dos Pais por Seus Filhos  e estas Orações Semanais pelos Fiéis Defuntos  são bons exemplos de orações de intercessão pelas necessidades dos outros.

4. Ação de graças

Talvez o tipo de oração mais negligenciado seja a oração de ação de graças. Embora a Graça Antes das Refeições seja um bom exemplo de oração de ação de graças, devemos adquirir o hábito de agradecer a Deus ao longo do dia pelas coisas boas que acontecem a nós e aos outros. Acrescentar a Graça Após as Refeições às nossas orações regulares é uma excelente maneira de começar.

5. Louvar

Orações de louvor reconhecem a Deus pelo que Ele é. Como observa o Catecismo da Igreja Católica (parágrafo 2639), o louvor “louva a Deus por si mesmo e lhe dá glória, muito além do que ele faz, mas simplesmente porque ELE É. Ele compartilha da bem-aventurada felicidade dos puros de coração que amam a Deus na fé antes de vê-lo na glória”.

Os Salmos são talvez o exemplo mais conhecido de orações de louvor. Orações de amor ou caridade são outra forma de orações de louvor — expressões de nosso amor a Deus, a fonte e o objeto de todo amor. O Ato de Caridade, uma oração matinal comum, é um bom exemplo de oração de louvor.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar