Ato de Contrição: A Oração de Arrependimento no Catolicismo

O Ato de Contrição – 3 Formas desta Oração para Confissão

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Ato de Contrição é geralmente associado ao Sacramento da Confissão , mas os católicos também devem rezá-lo todos os dias como parte de sua vida normal de oração . Reconhecer nossos pecados é uma parte importante de nosso crescimento espiritual.

A menos que reconheçamos nossos pecados e peçamos o perdão de Deus, não podemos receber a graça de que precisamos para nos tornar melhores cristãos.

Existem muitas formas diferentes do Ato de Contrição. As seguintes orações são algumas das versões mais populares em uso hoje.

Forma tradicional do Ato de Contrição, comum ao longo do século XIX e primeira metade do século XX:

Ó meu Deus, lamento muito ter-vos ofendido e detesto todos os meus pecados, porque temo a perda do Céu e as penas do inferno, mas sobretudo porque vos ofendem, meu Deus, que sois todos bons e merecedor de todo o meu amor. Resolvo firmemente, com a ajuda da vossa graça, confessar os meus pecados, fazer penitência e emendar a minha vida. Amém.

Forma simplificada do Ato de Contrição:

Ó meu Deus, arrependo-me dos meus pecados porque vos ofendi. Eu sei que devo te amar acima de todas as coisas. Ajuda-me a fazer penitência, a fazer melhor e a evitar qualquer coisa que possa me levar a pecar. Amém.

Forma moderna do Ato de Contrição:

Meu Deus, eu sinto muito pelos meus pecados de todo o meu coração.
Escolhendo fazer o mal e deixando de fazer o bem,
pequei contra ti, a quem devo amar acima de tudo,
pretendo firmemente, com a tua ajuda, fazer penitência, não pecar mais e evitar tudo o que me leva a pecar.
Nosso Salvador Jesus Cristo, sofreu e morreu por nós.
Em Seu nome, meu Deus, tenha misericórdia. Amém.

Uma Explicação do Ato de Contrição

No Ato de Contrição, reconhecemos nossos pecados, pedimos perdão a Deus e expressamos nosso desejo de arrependimento. Nossos pecados são uma ofensa contra Deus, que é bondade e amor perfeitos.

Lamentamos nossos pecados não apenas porque, se não confessados ​​e sem arrependimento, eles podem nos impedir de entrar no Céu, mas porque reconhecemos que esses pecados são nossa rebelião contra nosso Criador.

Ele não apenas nos criou a partir de um amor perfeito; Ele enviou Seu Filho unigênito ao mundo para nos salvar de nossos pecados depois que nos rebelamos contra Ele.

Nossa dor por nossos pecados, expressa na primeira metade do Ato de Contrição, é apenas o começo. A verdadeira contrição significa mais do que apenas lamentar os pecados do passado; significa trabalhar duro para evitar esses e outros pecados no futuro.

Na segunda metade do Ato de Contrição, expressamos o desejo de fazer exatamente isso e usar o Sacramento da Confissão para nos ajudar a fazê-lo. E reconhecemos que não podemos evitar o pecado sozinhos – precisamos da graça de Deus para viver como Ele deseja que vivamos.

Definição de palavras usadas no ato de contrição

  • Sinceramente: muito; fortemente; em grande medida
  • Ofendido: ter desagradado alguém; neste caso, Deus, que no entanto não pode ser ferido por nossa ofensa
  • Detestar: não gostar muito ou intencionalmente, mesmo ao ponto de doença física
  • Pavor: olhar com grande medo ou uma sensação de horror
  • Resolver: colocar a mente e a vontade em algo; neste caso, fortalecer a vontade de fazer uma confissão plena, completa e contrita e evitar o pecado no futuro
  • Penitência: um ato externo que representa nossa contrição por nossos pecados, através de uma forma de punição temporal (punição dentro do tempo, em oposição à punição eterna do Inferno)
  • Alterar: melhorar; neste caso, para melhorar a própria vida em cooperação com a graça de Deus para que a pessoa conforme sua vontade com a de Deus

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar