Oração para maio, o mês da Virgem Maria

Oração para maio, o mês da Virgem Maria

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A prática católica de atribuir uma devoção especial a cada mês remonta ao início do século XVI. Como a mais conhecida dessas devoções é provavelmente a dedicação de maio como o mês da Bem-Aventurada Virgem Maria, pode ser uma surpresa que não foi até o final do século 18 que essa devoção surgiu entre os jesuítas em Roma.

Nos primeiros anos do século 19, ele se espalhou rapidamente por toda a Igreja Ocidental e, na época da declaração do Papa Pio IX do dogma da Imaculada Conceição em 1854, tornou-se universal.

As coroações de maio e outros eventos especiais em homenagem a Maria, como a recitação pública do rosário, decorrem dessa época. Infelizmente, tais eventos comunitários são raros hoje, mas podemos aproveitar o mês de maio como uma oportunidade para renovar nossa própria devoção à Mãe de Deus tirando o pó de nossos rosários e acrescentando mais algumas orações marianas à nossa rotina diária.

Os pais, em particular, devem encorajar a devoção mariana em seus filhos, uma vez que os cristãos não católicos que eles encontram hoje muitas vezes minimizam (se não denigrem) o papel que a Santíssima Virgem desempenhou em nossa salvação por meio de seu fiat – seu alegre “Sim ”  para a vontade de Deus.

Algumas ou todas as seguintes orações à Santíssima Virgem podem ser incorporadas às nossas orações diárias durante este mês.

O Santíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria

Na Igreja Ocidental, o rosário é a forma preeminente de oração à Santíssima Virgem Maria. Outrora uma característica diária da vida católica, agora está passando por um renascimento após décadas de desuso. Maio é um mês muito bom para começar a rezar o rosário diariamente.

salve rainha santa

A Salve Rainha (também comumente conhecida por seu nome latino, Salve Regina) é um dos quatro hinos especiais à Mãe de Deus que tradicionalmente fazem parte da Liturgia das Horas e que variam dependendo da estação. Esta oração também é comumente dita no final do rosário e nas orações da manhã.

Oração de Santo Agostinho à Santíssima Virgem

Nesta oração, Santo Agostinho de Hipona (354-430) ilustra tanto a reverência cristã pela Mãe de Deus quanto a compreensão adequada da oração de intercessão. Rogamos à Santíssima Virgem para que ela apresente nossas orações a Deus e obtenha dEle o perdão de nossos pecados.

Petição a Maria de Santo Afonso de Liguori

Santo Afonso Liguori (1696-1787), um dos 33 Doutores da Igreja , escreveu esta bela oração à Bem-Aventurada Virgem Maria, na qual ouvimos ecos tanto da Ave Maria quanto da Salve Rainha. Assim como nossas mães foram as primeiras a nos ensinar a amar a Cristo, a Mãe de Deus continua a nos apresentar seu Filho e a nos apresentar a Ele.

A Maria, Refúgio dos Pecadores

Salve, graciosa Mãe de Misericórdia, salve, Maria, por quem tanto desejamos, por quem obtemos o perdão! Quem não te amaria? Tu és nossa luz na incerteza, nosso consolo na tristeza, nosso consolo na hora da provação, nosso refúgio de todo perigo e tentação. Tu és nossa segura esperança de salvação, perdendo apenas para o teu Filho unigênito; bem-aventurados os que vos amam, Senhora nossa! Inclina, eu te imploro, teus ouvidos de piedade às súplicas deste teu servo, um miserável pecador; dissipa a escuridão dos meus pecados pelos raios brilhantes da tua santidade, a fim de que eu seja aceitável aos teus olhos.

Explicação da Oração a Maria, Refúgio dos Pecadores

Esta oração à Bem-Aventurada Virgem Maria soa como um tema familiar: Maria como a fonte da misericórdia e do perdão, por meio da qual obtemos o perdão dos nossos pecados e a proteção contra a tentação .

 

Pela graça do amor

Ó Maria, minha querida Mãe, quanto vos amo! E, no entanto, na realidade, quão pouco! Tu me ensinas o que devo saber, pois me ensinas o que Jesus é para mim e o que devo ser para Jesus. Querida e amada Mãe, como estás perto de Deus, e quão totalmente cheia d’Ele! Na medida em que conhecemos a Deus, nos lembramos de ti. Mãe de Deus, alcançai-me a graça de amar o meu Jesus; obtende-me a graça de vos amar!

Uma explicação de uma oração pela graça do amor

Esta oração foi escrita pelo Cardeal Rafael Merry del Val (1865-1930), secretário de Estado do Papa São Pio X. Ela nos lembra que Maria é o exemplo perfeito da vida cristã, que em suas próprias ações nos mostra o verdadeiro amor por Cristo .

À Santíssima Virgem Maria para o mês de maio

Nesta bela oração, pedimos à Bem-Aventurada Virgem Maria sua proteção e a graça de imitá-la em seu amor a Cristo, e a Cristo em seu amor por ela. Como a Mãe de Cristo, ela também é nossa mãe, e nós olhamos para ela em busca de orientação, assim como olhamos para nossas mães na terra.

Ato de reparação à bem-aventurada Virgem Maria

Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus, olha com misericórdia do céu, onde estás entronizada como Rainha, sobre mim, um miserável pecador, teu servo indigno. Embora eu conheça muito bem minha própria indignidade, ainda assim, a fim de expiar as ofensas que são feitas a ti por línguas ímpias e blasfemas, do fundo do meu coração eu te louvo e te exalto como a mais pura, a mais bela, a mais santa criatura de toda obra de Deus. Bendigo o vosso santo nome, louvo o vosso exaltado privilégio de ser verdadeiramente Mãe de Deus, sempre virgem, concebida sem mancha de pecado, co-redentora do gênero humano. Bendigo o Pai Eterno que de modo especial te escolheu para sua filha; Bendigo o Verbo Encarnado que tomou sobre Si a nossa natureza em teu seio e assim te fez Sua Mãe; Eu abençôo o Espírito Santo que te tomou como sua noiva. Toda honra, louvor e ação de graças à sempre bendita Trindade, que vos predestinou e vos amou tão excessivamente desde toda a eternidade que vos exaltou acima de todas as criaturas às alturas mais sublimes. Ó Virgem, santa e misericordiosa, alcançai para todos os que vos ofendem a graça do arrependimento, e aceitai com graça esta pobre homenagem de meu servo, obtendo-me também de vosso divino Filho o perdão e a remissão de todos os meus pecados. Amém.

Uma Explicação do Ato de Reparação à Bem-Aventurada Virgem Maria

Desde a Reforma Protestante, muitos cristãos não apenas minimizaram a devoção a Maria, mas também atacaram as doutrinas marianas (como sua virgindade perpétua) que são atestadas desde os primeiros dias da Igreja. Nesta oração, oferecemos louvor à Bem-Aventurada Virgem Maria e à Santíssima Trindade em reparação pelas ofensas contra a Mãe de Deus.

Invocações à Santíssima Virgem Maria

Tu que eras virgem antes do teu parto, rogai por nós.
Ave Maria  
, etc.
Tu que foste virgem em teu parto, rogai por nós.
Ave Maria  
, etc.
Tu que foste virgem após o parto, rogai por nós.
Ave Maria  
, etc.
Minha Mãe, livrai-me do pecado mortal.
Ave Maria  
, etc. (três vezes).
Mãe do amor, da dor e da misericórdia, rogai por nós.
Lembra-te, ó Virgem Mãe de Deus, quando estiveres diante da face do Senhor, fala coisas favoráveis ​​a nosso favor e para que Ele afaste de nós a Sua indignação.
Tu és minha Mãe, ó Virgem Maria: guarda-me para que nunca ofenda o teu querido Filho, e obtém-me a graça de agradá-lo sempre e em todas as coisas. Amém.

Uma explicação das invocações à bem-aventurada Virgem Maria

Esta oração curta é muito semelhante em estrutura ao Angelus e, como o Angelus, inclui repetições da Ave Maria. Nela, invocamos a Bem-Aventurada Virgem Maria por sua ajuda na salvaguarda de nossa virtude.

Os primeiros versos recordam a própria castidade de Maria (através da doutrina da sua virgindade perpétua), colocando-a como nosso exemplo. Então a oração se volta para o nosso pedido: que Maria nos obtenha a graça de evitar o pecado mortal. Esta é uma oração muito boa para fazer nos momentos em que nos sentimos tentados e com medo de cair no pecado.

Para a ajuda da bem-aventurada Virgem Maria

Normalmente, as orações que invocam os santos pedem que intercedam por nós junto a Deus. Mas nesta oração, pedimos a Deus que a Bem-Aventurada Virgem Maria interceda por nós.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar