Oração para setembro: o mês de Nossa Senhora das Dores

Oração para setembro: o mês de Nossa Senhora das Dores

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Por que a Igreja Católica tradicionalmente dedica o mês de setembro a Nossa Senhora das Dores? A resposta é simples: a Comemoração de Nossa Senhora das Dores cai bem no meio do mês, no dia 15 de setembro. Mas como foi escolhida essa data? Porque na véspera, 14 de setembro, é a festa do Triunfo da Cruz .

Como muitas das festas marianas menos conhecidas , a Memória de Nossa Senhora das Dores está ligada a um acontecimento na vida de seu Filho. No dia 14 de setembro celebramos o instrumento da vitória de Cristo sobre a morte; e no dia seguinte, recordamos o sofrimento de Maria ao pé da Cruz e testemunhou a tortura e morte de seu Filho. Também somos lembrados das palavras de Simeão a Maria (Lucas 2:34-35) na  Apresentação do Senhor – que uma espada traspassaria sua alma.

Através destas orações para o mês de setembro, podemos nos unir a Maria em sua dor, na esperança de um dia compartilharmos também sua alegria no triunfo de seu Filho.

Em Honra das Dores da Bem-Aventurada Virgem Maria

Ó Virgem Santíssima e aflita! Rainha dos Mártires! tu que permaneceste imóvel sob a Cruz, testemunhando a agonia de teu Filho moribundo – através dos sofrimentos incessantes de tua vida de tristeza, e a bem-aventurança que agora mais do que amplamente te recompensa por tuas provações passadas, olha para baixo com ternura de mãe e piedade de mim, que me ajoelho diante de ti para venerar tuas dores e coloco meus pedidos, com confiança filial, no santuário de teu coração ferido; Apresente-os, eu te imploro, em meu nome, a Jesus Cristo, pelos méritos de Sua própria morte e paixão sagradas, juntamente com seus sofrimentos ao pé da cruz, e pela eficácia unida de ambos, obtenha a concessão de minha presente petição. A quem recorrerei em minhas necessidades e misérias senão a ti, ó Mãe de Misericórdia, que, tendo bebido tão profundamente do cálice de teu Filho, Você pode se compadecer dos infortúnios daqueles que ainda suspiram na terra do exílio? Ofereça por mim ao meu Salvador uma gota do Sangue que brotou de Suas veias sagradas, uma das lágrimas que escorreram de Seus olhos divinos, um dos suspiros que dilaceraram Seu adorável Coração. Ó refúgio do universo e esperança do mundo inteiro, não rejeites minha humilde oração, mas graciosamente obtenha a concessão de minha petição.

Nesta longa mas bela oração em honra das dores da Bem-Aventurada Virgem Maria, apresentamos as nossas próprias dores e pedimos a Maria que interceda por nós junto do seu Filho, para que o nosso pedido seja atendido.

A palavra  dolors  vem do latim e significa simplesmente “tristezas”; e  filial  (também do latim) significa “de um filho ou filha”. Assim nós, como cristãos, nos aproximamos de Nossa Senhora das Dores com a confiança de que nos aproximaríamos de nossa própria mãe.

Para a Mãe das Dores

Santíssima Virgem e Mãe, cuja alma foi trespassada por uma espada de dor na Paixão de vosso divino Filho, e que em Sua gloriosa Ressurreição se encheu de alegria sem fim por Seu triunfo; obtende para nós que vos invocamos, sermos participantes das adversidades da Santa Igreja e das dores do Soberano Pontífice, a fim de sermos considerados dignos de nos alegrar com eles na consolação pela qual oramos, na caridade e na paz do mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nesta oração à Mãe das Dores, pedimos a Maria que reze por nós, para que esperemos a alegria de permanecermos fiéis testemunhas de Cristo.

Virgem Dolorosa

Virgem dolorosa, rogai por nós.

Nesta breve oração ou aspiração, unimos nossas dores às de Nossa Senhora das Dores – Maria, a Virgem Dolorosa.

Maria Dolorosa

Maria Dolorosa, Mãe dos Cristãos, rogai por nós.

Esta breve oração ou  aspiração  dirige-se à Bem-Aventurada Virgem Maria sob dois títulos importantes: Nossa Senhora das Dores, a mãe que viu seu próprio Filho escarnecido, torturado e crucificado, e Maria, Mãe dos cristãos, porque, como Mãe de Cristo, ela é nossa mãe espiritual também.

A Nossa Senhora das Dores

Nesta oração a Nossa Senhora das Dores, recordamos a dor sofrida tanto por Cristo na Cruz como por Maria, ao ver o seu Filho ser crucificado. Pedimos a graça de nos unirmos a essa dor, para que possamos despertar para o que é verdadeiramente importante: não as alegrias passageiras desta vida, mas a alegria duradoura da vida eterna no Céu.

À Rainha dos Mártires

Maria, Santíssima Virgem e Rainha dos Mártires, aceitai a sincera homenagem do meu afeto filial. Em teu coração, trespassado por tantas espadas, acolhe minha pobre alma. Recebe-o como companheiro de tuas dores ao pé da Cruz, na qual Jesus morreu pela redenção do mundo. Convosco, ó Virgem dolorosa, de bom grado sofrerei todas as provações, contradições e enfermidades que Nosso Senhor quiser enviar-me. Eu os ofereço todos a ti em memória de tuas dores, para que cada pensamento de minha mente e cada batida de meu coração sejam um ato de compaixão e amor por ti. E tu, doce Mãe, tem piedade de mim, reconcilia-me com teu divino Filho Jesus, guarda-me em sua graça e assiste-me em minha última agonia, para que eu possa encontrar-te no céu e cantar as tuas glórias. 

Nesta oração a Maria, Rainha dos Mártires, recordamos a dor que sofreu ao ver morrer na cruz o seu único Filho. Todos os dias unimos aos dela todos os nossos sofrimentos, pedindo a graça e a força para suportá-los por amor de Cristo, como fez Maria, Nossa Senhora das Dores.

Filial  vem do latim e significa “de um filho ou filha”. Assim, o “afecto filial” que oferecemos a Maria é o nosso amor por ela não só como Mãe de Deus, mas também como nossa mãe.

Novena da Mãe Dolorosa

Esta tradicional Novena da Mãe Dolorosa é tanto uma meditação sobre o papel que Maria desempenhou em nossa salvação quanto um apelo por sua intercessão para que possamos seguir seu exemplo seguindo Cristo, seu Filho.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar