Como Fazer o Sinal da Cruz Corretamente: Passo a Passo

Como e por que os católicos fazem o sinal da cruz

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Visto que fazemos o Sinal da Cruz antes e depois de todas as nossas orações, muitos católicos não percebem que o Sinal da Cruz não é simplesmente uma ação, mas uma oração em si. Como todas as orações, o Sinal da Cruz deve ser dito com reverência; não devemos nos apressar a caminho da próxima oração.

Como fazer o sinal da cruz

Para os católicos romanos o sinal da cruz é feito com a mão direita, deve-se tocar a testa à menção do Pai; a parte inferior do peito com a menção do Filho; e o ombro esquerdo na palavra “Santo” e o ombro direito na palavra “Espírito”.

Os cristãos orientais, tanto católicos quanto ortodoxos, invertem a ordem, tocando o ombro direito na palavra “Santo” e o ombro esquerdo na palavra “Espírito”.

O Texto do Sinal da Cruz

O texto do Sinal da Cruz é muito curto e simples:

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Por que os católicos se cruzam quando rezam?

Fazer o Sinal da Cruz pode ser a mais comum de todas as ações que os católicos fazem. Nós o fazemos quando começamos e terminamos nossas orações; fazemos isso quando entramos e saímos de uma igreja; começamos cada  Missa  com ela; podemos até fazê-lo quando ouvimos o Santo Nome de Jesus pronunciado em vão e quando passamos por uma igreja católica onde o  Santíssimo Sacramento  é guardado no sacrário.

Então nós sabemos quando fazemos o Sinal da Cruz, mas você sabe porque fazemos o Sinal da Cruz? A resposta é simples e profunda.

No Sinal da Cruz, professamos os mistérios mais profundos da fé cristã: a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – e a obra salvífica de Cristo na Cruz na Sexta-Feira Santa . A combinação das palavras e da ação é um  credo — uma declaração de crença. Marcamo-nos como cristãos através do Sinal da Cruz.

E, no entanto, porque fazemos o Sinal da Cruz com tanta frequência, podemos ser tentados a fazê-lo apressadamente, a dizer as palavras sem ouvi-las, a ignorar o profundo simbolismo de traçar a forma da Cruz – o instrumento da morte de Cristo e nossa salvação – em nossos próprios corpos.

Um credo não é simplesmente uma declaração de crença – é um voto para defender essa crença, mesmo que isso signifique seguir Nosso Senhor e Salvador até nossa própria cruz.

Os não católicos podem fazer o sinal da cruz?

Os católicos romanos não são os únicos cristãos que fazem o Sinal da Cruz. Todos os católicos orientais e ortodoxos orientais também o fazem, junto com muitos anglicanos e luteranos da alta igreja (e um punhado de outros protestantes tradicionais). Como o Sinal da Cruz é um credo ao qual todos os cristãos podem concordar, não deve ser pensado apenas como uma “coisa católica”.

O Significado do Sinal da Cruz na Vida dos Católicos

O sinal da cruz é um gesto profundamente significativo no catolicismo, e é uma expressão de fé que data dos primeiros tempos do cristianismo. Aqui estão alguns dos principais significados:

  1. Lembrança da Paixão de Cristo: O sinal da cruz é uma lembrança constante da crucificação de Jesus e do seu sacrifício pelos pecados da humanidade. Os cristãos acreditam que Jesus foi crucificado numa cruz, e ao fazerem o sinal da cruz, lembram-se desta realidade fundamental da sua fé.
  2. Profissão de Fé Trinitária: O sinal da cruz também é uma maneira de professar a fé na Santíssima Trindade. Ao fazerem o sinal da cruz, os católicos dizem: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo“, referindo-se a uma das principais doutrinas da fé cristã.
  3. Sinal de Proteção: O sinal da cruz é frequentemente feito como um gesto de proteção contra o mal e a tentação. Na tradição cristã, a cruz é vista como um sinal de poder que pode afastar as forças do mal.
  4. Marca de Identidade Cristã: O sinal da cruz é uma forma visível de identificar-se como cristão. Ao fazer este gesto, os cristãos estão publicamente demonstrando a sua fé e lealdade a Jesus Cristo.
  5. Ritual de Oração: O sinal da cruz é muitas vezes usado para iniciar e concluir a oração, criando um espaço sagrado e focado para a comunicação com Deus.

É importante notar que o sinal da cruz pode ter significados ligeiramente diferentes dependendo da tradição específica dentro do cristianismo. No entanto, essas são algumas das interpretações mais comuns na tradição católica romana.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar