O que é Sexta-Feira Santa e qual é o seu significado?

O que é Sexta-Feira Santa e qual é o seu significado?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é uma data religiosa cristã que lembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. É observada durante a Semana Santa, na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa.

O significado da Sexta-feira Santa reside na crença cristã de que, através de seu sofrimento e morte, Jesus pagou o preço dos pecados da humanidade, proporcionando a possibilidade de reconciliação com Deus. Esta é uma parte crucial da teologia cristã da salvação.

A Sexta-feira Santa é um dia de luto e reflexão para muitos cristãos. Muitas igrejas realizam cerimônias especiais que podem incluir a leitura das narrativas da Paixão nos evangelhos, a veneração da cruz, e a Comunhão (embora em algumas tradições, a Comunhão não seja servida na Sexta-feira Santa).

Em algumas culturas, também são realizadas procissões religiosas ou encenações da Via Crucis, que é a representação dos passos de Jesus a caminho do Calvário.

A história por trás da Sexta-Feira Santa e sua importância religiosa

A Sexta-feira Santa tem suas raízes na fé cristã e no relato bíblico da crucificação de Jesus. Segundo os Evangelhos do Novo Testamento, Jesus foi preso, julgado e condenado à morte depois da Última Ceia, que é comemorada no dia anterior, Quinta-feira Santa. Na Sexta-feira, ele foi crucificado, um evento que é central para a fé cristã.

A importância da Sexta-feira Santa para os cristãos não pode ser subestimada. Este dia é fundamental para a compreensão cristã da redenção e salvação.

Segundo a teologia cristã, Jesus morreu para pagar o preço dos pecados da humanidade e, ao fazer isso, abriu o caminho para a reconciliação com Deus. Este é um conceito conhecido como “expiação” na teologia cristã.

Além disso, a morte de Jesus na cruz é vista como um exemplo de amor sacrificial e humildade, com Jesus aceitando voluntariamente o sofrimento em benefício dos outros. Isso é muitas vezes usado como um exemplo para os cristãos em seus próprios comportamentos e atitudes.

As celebrações e observâncias da Sexta-feira Santa variam muito entre diferentes tradições e culturas cristãs. Em muitas igrejas ocidentais, o dia é marcado por serviços de adoração que podem incluir leituras das narrativas da Paixão nos Evangelhos, a veneração da cruz, orações de penitência e, em algumas tradições, a Comunhão (embora em muitas igrejas a Comunhão não seja servida na Sexta-feira Santa).

Em muitas culturas, também são realizadas procissões ou encenações dramáticas da Via Crucis, a jornada de Jesus ao Calvário.

Em suma, a Sexta-feira Santa é um dia de profunda reflexão e luto para muitos cristãos, enquanto eles lembram o sofrimento e a morte de Jesus e contemplam o significado desses eventos para sua fé.

O que aconteceu na Sexta-Feira Santa?

Na Sexta-feira Santa, os cristãos se concentram na morte de Jesus Cristo. Na noite anterior à sua morte, Jesus e seus discípulos participaram da Última Ceia e depois foram para o Jardim do Getsêmani. Lá, Jesus passou suas últimas horas orando ao Pai enquanto seus discípulos dormiam por perto:

“Aproximando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice. Contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres'” (Mateus 26). :39, NVI)

“Este cálice” era a morte por crucificação , um dos métodos de execução mais temidos e dolorosos do mundo antigo. Mas “este cálice” também representava algo ainda pior do que a crucificação. Cristo sabia que na morte ele levaria os pecados do mundo – até mesmo os crimes mais hediondos já cometidos – para libertar os crentes do pecado e da morte:

“Ele orou com mais fervor e estava em tal agonia de espírito que seu suor caiu no chão como grandes gotas de sangue.” (Lucas 22:44)

Antes do amanhecer, Jesus foi preso. Ao amanhecer, ele foi interrogado pelo Sinédrio e condenado. Mas antes que pudessem condená-lo à morte, os líderes religiosos primeiro precisavam que Roma aprovasse sua sentença de morte.

Jesus foi levado a Pôncio Pilatos , o governador romano na Judéia. Pilatos não encontrou razão para acusar Jesus. Quando ele descobriu que Jesus era da Galiléia, que estava sob a jurisdição de Herodes, Pilatos mandou Jesus a Herodes que estava em Jerusalém na época.

Jesus se recusou a responder às perguntas de Herodes, então Herodes o mandou de volta a Pilatos. Embora Pilatos o considerasse inocente, ele temia as multidões que queriam Jesus crucificado, então condenou Jesus à morte.

Jesus foi brutalmente espancado, escarnecido, golpeado na cabeça com um cajado e cuspido. Uma coroa de espinhos foi colocada em sua cabeça e ele foi despido. Ele foi obrigado a carregar sua própria cruz, mas quando ficou muito fraco, Simão de Cirene foi forçado a carregá-la por ele.

Jesus foi conduzido ao Calvário, onde os soldados cravaram pregos em forma de estacas em seus pulsos e tornozelos, prendendo-o na cruz. Uma inscrição que dizia “Rei dos Judeus” foi colocada sobre sua cabeça.

Jesus ficou pendurado na cruz por aproximadamente seis horas até dar seu último suspiro. Enquanto ele estava na cruz, os soldados lançaram sortes sobre as roupas de Jesus. Os espectadores gritavam insultos e zombavam.

Dois criminosos foram crucificados ao mesmo tempo. Um estava pendurado à direita de Jesus e o outro à sua esquerda (Lucas 23:39-43). A certa altura, Jesus clamou a seu pai: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”

Então a escuridão cobriu a terra. Quando Jesus entregou seu espírito, um terremoto sacudiu o chão e fez com que a cortina do templo se rasgasse ao meio de alto a baixo:

“Naquele momento, a cortina do santuário do Templo se rasgou em duas, de alto a baixo. A terra tremeu, as rochas se partiram e os túmulos se abriram. Os corpos de muitos homens e mulheres piedosos que morreram foram ressuscitados dentre os mortos. . Eles deixaram o cemitério depois da ressurreição de Jesus, foram à cidade santa de Jerusalém e apareceram a muitas pessoas”. (Mateus 27:51-53, NTLH)

Era costume os soldados romanos quebrarem as pernas do criminoso, fazendo com que a morte chegasse mais rapidamente. Mas apenas os ladrões tiveram as pernas quebradas. Quando os soldados se aproximaram de Jesus, ele já estava morto.

Ao cair da noite, José de Arimateia (com a ajuda de Nicodemos ) tirou o corpo de Jesus da cruz e o colocou em seu próprio túmulo novo. Uma grande pedra foi rolada sobre a entrada, selando a tumba. 

Por que a Sexta-Feira Santa é chamada de “Boa?”

No cristianismo, Deus é santo e os humanos são pecadores; a santidade é incompatível com o pecado , então o pecado da humanidade nos separa de Deus. A punição pelo pecado é a morte eterna. Mas a morte humana e os sacrifícios de animais são insuficientes para expiar o pecado. A expiação requer um sacrifício perfeito e imaculado, oferecido da maneira certa.

Os cristãos acreditam que Jesus Cristo foi o único Deus-homem perfeito, que sua morte forneceu o sacrifício expiatório perfeito para o pecado e que, por meio de Jesus, nossos próprios pecados podem ser perdoados.

Conseqüentemente, quando aceitamos o pagamento de Jesus Cristo pelo pecado, ele lava nosso pecado e restaura nossa posição perante Deus; A misericórdia e a graça de Deus tornam a salvação possível e recebemos o dom da vida eterna por meio de Jesus Cristo. Essas crenças explicam por que a data da crucificação de Jesus é considerada uma sexta-feira “boa”.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar