Cornélio na Bíblia - Primeira conversão gentia

Cornélio na Bíblia se torna um cristão

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Cornélio na Bíblia era um centurião gentio temente a Deus do exército romano cuja conversão cristã está registrada no livro de Atos, capítulo 10. A salvação de Cornélio e sua família marca um ponto de virada chave na comissão da igreja primitiva de levar o evangelho “até os confins da terra” como Jesus havia instruído (Atos 1:8).

Pergunta para reflexão

Como cristãos, é fácil nos sentirmos superiores aos incrédulos, mas devemos ter em mente que fomos salvos pelo sacrifício de Jesus na cruz e pela graça de Deus , não por nosso próprio mérito. Devemos nos perguntar: “Estou aberto a compartilhar o evangelho com os não salvos para que eles também possam receber o dom da vida eterna de Deus ?” 

A Conversão de Cornélio História Bíblica

Na cidade de Cesaréia, um centurião romano chamado Cornélio estava orando quando um anjo lhe apareceu. Embora fosse gentio (não-judeu), era um homem devoto que amava a Deus, orava e dava esmolas aos pobres.

O anjo disse a Cornélio que enviasse a Jope, à casa de Simão, o curtidor, onde Simão Pedro estava hospedado. Ele deveria pedir a Pedro que fosse até ele em Cesaréia. Os dois servos de Cornelius e um soldado leal partiram na jornada de 31 milhas.

No dia seguinte, Pedro estava no telhado da casa de Simão orando. Enquanto esperava que a comida fosse preparada, ele caiu em transe e teve uma visão de um grande lençol sendo baixado do céu para a terra. Estava cheio de todos os tipos de animais , répteis e pássaros. Uma voz lhe disse para matar e comer. 

Pedro recusou, dizendo que nunca havia comido nada comum ou impuro. A voz lhe disse: “O que Deus purificou, não chame de comum”. (Atos 10:15 ) Isso aconteceu três vezes antes que a visão terminasse.

Enquanto isso, os mensageiros de Cornélio chegaram. Deus disse a Pedro para ir com eles, e eles partiram para Cesaréia no dia seguinte. Quando chegaram, descobriram que Cornélio havia reunido sua família e amigos.

O centurião caiu aos pés de Pedro e o adorou, mas Pedro o levantou, dizendo: “Levante-se. Eu também sou homem”. (Atos 10:26)

Cornélio repetiu sua história sobre o anjo, então pediu para ouvir o evangelho . Pedro rapidamente resumiu a história de Jesus Cristo . Enquanto ele ainda estava falando, o Espírito Santo caiu sobre a casa. Imediatamente Cornélio e os outros começaram a falar em línguas e louvar a Deus. Através do derramamento do dom do Espírito Santo, Deus demonstrou dramaticamente sua aceitação dos gentios na igreja .

Pedro, vendo esses gentios receberem o Espírito Santo assim como os judeus tinham no Pentecostes , deu ordens para que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.

Quando Pedro e seus seis companheiros voltaram a Jope, foram abordados por membros do grupo da circuncisão, ex-judeus que estavam chateados com a pregação do evangelho aos gentios. Mas Peter contou todo o incidente, dando suas razões para mudar.

Os outros glorificaram a Deus e disseram: “Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento que conduz à vida”. (Atos 11:18)

Pontos de interesse da história de Cornélio

  • Cornélio e sua família foram os primeiros gentios a serem levados para a igreja cristã, mostrando que Deus pretendia que a igreja não fosse apenas mais uma seita do judaísmo, mas algo inteiramente novo.
  • Pedro estava imerso na tradição judaica de evitar os gentios, portanto ele não entendeu a princípio o significado de sua visão. Quando Pedro aceitou o convite de Cornélio, percebeu que Deus estava criando uma nova aliança.
  • Antes de Paulo pregar aos gentios, Deus já havia estabelecido este precedente inovador de que eles faziam parte de seu plano de salvação . Cerca de dez anos após a conversão de Cornélio, Paulo defendeu sua missão no Concílio de Jerusalém da igreja, com Pedro e Tiago apoiando-o.
  • Centuriões são geralmente falados positivamente na Bíblia. O fato de um romano ter abandonado os deuses míticos de seu país e se voltar para o Deus de Abraão , Isaac e Jacó prenunciou o declínio da superstição pagã e o futuro triunfo do cristianismo.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar