Guia de Estudo da História Bíblica de Jesus e Crianças

Guia de Estudo da História Bíblica de Jesus e as Crianças

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Pais de toda a Judéia estavam trazendo seus filhos pequenos a Jesus para receber sua bênção. Assumindo que as crianças eram menos valiosas do que os adultos e talvez tentando proteger o tempo de Jesus, os discípulos repreenderam esses pais. Mas para Jesus essas crianças eram importantes.

Cada pessoa, não importa quão jovem ou velha, é de grande valor para o Senhor. Jesus tomou as crianças nos braços e as abençoou, mostrando que o reino dos céus pertence a todo aquele que se aproxima de Deus com fé humilde e infantil.

Pergunta para reflexão

Jesus apresentou as crianças como um modelo para o tipo de fé que os adultos devem ter. Às vezes, podemos tornar nossa vida espiritual mais complicada do que deveria. Cada um de nós precisa perguntar: eu tenho a fé infantil de depender de Jesus, e somente de Jesus, para entrar no reino de Deus?

Referências das Escrituras

A história de Jesus abençoando as crianças ocorre em Mateus 19:13-15; Marcos 10:13-16; e Lucas 18:15-17.

Resumo da história de Jesus e as crianças

Jesus Cristo e seus apóstolos haviam saído de Cafarnaum e atravessado a região da Judéia, na viagem final do Senhor em direção a Jerusalém.

Em uma aldeia, as pessoas começaram a trazer seus filhinhos a Jesus para que ele os abençoasse e orasse por eles. Era prática comum para os rabinos impor as mãos sobre as crianças e abençoá-las. No entanto, os discípulos repreenderam os pais, dizendo-lhes que não incomodassem Jesus.

Jesus ficou indignado. Ele disse aos seus seguidores: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o reino de Deus é dos que são semelhantes a eles. Em verdade vos digo, quem não receber o reino de Deus como uma criancinha nunca entrará nele.” (Lucas 18:16-17 )

Então Jesus tomou as crianças em seus braços e as abençoou.

Lições da história de Jesus e das crianças

Os relatos de Jesus e das criancinhas nos Evangelhos Sinóticos de Mateus , Marcos e Lucas são notavelmente semelhantes. O Evangelho de João  não menciona o episódio. Luke foi o único que se referiu às crianças como bebês.

Como muitas vezes acontecia, os discípulos de Jesus não entendiam. Talvez eles estivessem tentando proteger a dignidade do Senhor como rabino ou achassem que o Messias não deveria ser incomodado por crianças. Ironicamente, as crianças, em sua simples confiança e dependência, tinham uma atitude mais celestial do que os discípulos. 

Pouco antes desse episódio, Jesus estava ensinando a seus seguidores que a humildade das crianças contrasta ousadamente com a arrogância dos fariseus e governantes religiosos:

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem, então, é o maior no reino dos céus?” Ele chamou uma criancinha e colocou a criança entre eles. E disse: “Em verdade vos digo que, a menos que mudeis e vos torneis como criancinhas, jamais entrareis no reino dos céus. Portanto, quem tomar a posição inferior desta criança é o maior no reino dos céus. E quem acolhe uma dessas crianças em meu nome, recebe a mim. Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos, os que crêem em mim, melhor seria que tivessem uma grande pedra de moinho pendurada no pescoço e se afogassem nas profundezas do mar.” (Mateus 18:1) -6)

Jesus amava as crianças por sua inocência. Ele valorizava sua confiança simples e descomplicada e ausência de orgulho. Ele ensinou que entrar no céu não se trata de grande conhecimento acadêmico, realizações admiráveis ​​ou status social. Requer apenas  em Deus.

Imediatamente após esta lição, Jesus instruiu um jovem rico sobre humildade, continuando este tema da aceitação infantil do evangelho. O jovem foi embora triste porque não podia confiar plenamente em Deus em vez de em sua riqueza.

Mais relatos bíblicos de Jesus e crianças

Muitas vezes na Bíblia os pais trouxeram seus filhos a Jesus para serem curados física e espiritualmente:

Marcos 7:24–30 – Jesus expulsou um demônio da filha da mulher sirofenícia.

Marcos 9:14–27 – Jesus curou um menino que estava possuído por um espírito impuro. 

Lucas 8:40–56 – Jesus ressuscitou a filha de Jairo.

João 4:43–52 – Jesus curou o filho do oficial. 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar