O Sermão da Montanha: Uma Breve Visão Geral

O Sermão da Montanha: Uma Breve Visão Geral

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Sermão da Montanha está registrado nos capítulos 5-7 do Livro de Mateus . Jesus entregou esta mensagem perto do início de Seu ministério e é o mais longo dos sermões de Jesus registrados no Novo Testamento.

Tenha em mente que Jesus não era pastor de uma igreja, então este “sermão” era diferente do tipo de mensagem religiosa que ouvimos hoje.

Jesus atraiu um grande grupo de seguidores desde o início de Seu ministério – às vezes chegando a vários milhares de pessoas. Ele também tinha um grupo menor de discípulos dedicados que permaneceram com Ele o tempo todo e estavam comprometidos em aprender e aplicar Seus ensinamentos.

O Sermão da Montanha

Então, certo dia, enquanto viajava perto do Mar da Galiléia, Jesus decidiu falar com Seus discípulos sobre o que significa segui-Lo. Jesus “subiu a uma montanha” (5:1) e reuniu seus discípulos principais ao seu redor. O resto da multidão encontrou lugares ao longo da encosta da colina e no nível mais próximo da base para ouvir o que Jesus ensinou aos Seus seguidores mais próximos.

O local exato onde Jesus pregou o Sermão da Montanha é desconhecido – os Evangelhos não deixam claro. A tradição nomeia o local como uma grande colina conhecida como Karn Hattin, localizada perto de Cafarnaum, ao longo do Mar da Galiléia. Há uma igreja moderna nas proximidades chamada Igreja das Bem-Aventuranças.

A mensagem

O Sermão da Montanha é de longe a explicação mais longa de Jesus sobre como é viver como Seu seguidor e servir como membro do Reino de Deus. De muitas maneiras, os ensinamentos de Jesus durante o Sermão da Montanha representam os principais ideais da vida cristã.

Por exemplo, Jesus ensinou sobre assuntos como oração, justiça, cuidar dos necessitados, lidar com a lei religiosa, divórcio, jejum, julgar outras pessoas, salvação e muito mais. O Sermão da Montanha também contém as bem-aventuranças ( Mateus 5:3-12 ) e o Pai Nosso ( Mateus 6:9-13 ).

As palavras de Jesus são práticas e concisas; Ele era realmente um mestre orador.

No final, Jesus deixou claro que Seus seguidores deveriam viver de uma maneira visivelmente diferente das outras pessoas, porque Seus seguidores deveriam manter um padrão de conduta muito mais alto – o padrão de amor e altruísmo que o próprio Jesus encarnaria quando morresse em a cruz pelos nossos pecados.

É interessante que muitos dos ensinamentos de Jesus são mandamentos para Seus seguidores fazerem melhor do que a sociedade permite ou espera. Por exemplo:

Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometerás adultério”. Mas eu lhes digo que qualquer um que olhar para uma mulher com luxúria já cometeu adultério com ela em seu coração ( Mateus 5:27-28).

Passagens Famosas das Escrituras B

menores são os mansos, porque eles herdarão a terra (5:5).

Você é a luz do mundo. Uma cidade construída sobre uma colina não pode ser escondida. Nem as pessoas acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma tigela. Em vez disso, eles a colocam em seu suporte, e ela ilumina todos na casa. Do mesmo modo, brilhe a vossa luz diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (5:14-16).

Vocês ouviram que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. Mas eu lhe digo, não resista a uma pessoa má. Se alguém lhe der uma bofetada na face direita, dê-lhe também a outra face (5:38-39).

Não acumuleis tesouros na terra, onde as traças e os vermes destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde as traças e os vermes não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração (6:19-21).

Ninguém pode servir a dois mestres. Ou você odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro (6:24).

Peça e lhe será dado; Procura e acharás; bata e a porta se abrirá para você (7:7).

Entre pelo portão estreito. Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos entram por ela. Mas pequena é a porta e estreito o caminho que leva à vida, e poucos a encontram (7:13-14).

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar