A Bíblia

Guia de Estudo da História Bíblica de Jesus Anda sobre a Água

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Jesus Anda sobre a Água: A história bíblica do Novo Testamento de Jesus andando sobre as águas é uma das narrativas mais amplamente contadas e dos principais milagres de Jesus.

O episódio ocorre logo após outro milagre, a alimentação dos 5.000. Este evento convenceu os 12 discípulos de que Jesus é de fato o Filho vivo de Deus . Assim, a história é extremamente significativa para os cristãos e a base para várias importantes lições de vida que governam como os crentes praticam sua fé.

Versículos-chave

  • Marcos 6:50–51 – Todos ficaram aterrorizados quando o viram. Mas Jesus falou com eles imediatamente. “Não tenha medo”, disse ele. “Tome coragem! Eu estou aqui!” Então ele subiu no barco, e o vento parou. Eles ficaram totalmente surpresos.
  • Mateus 14:29–31 – “Sim, venha”, disse Jesus. Então Pedro passou pela borda do barco e caminhou sobre as águas em direção a Jesus. Mas quando viu o vento forte e as ondas, ficou apavorado e começou a afundar. “Salva-me, Senhor!” ele gritou. Jesus imediatamente estendeu a mão e o agarrou. “Você tem tão pouca fé”, disse Jesus. — Por que você duvidou de mim?

Referências das Escrituras

Nos Evangelhos , Jesus anda sobre as águas em Mateus 14:22-33 e também em Marcos 6:45-52 e João 6:16-21. Em Marcos e João, porém, a referência ao apóstolo Pedro andando sobre as águas não está incluída.

Resumo da História Bíblica

Depois de alimentar os 5.000, Jesus Cristo enviou seus discípulos à sua frente em um barco para atravessar o mar da Galiléia . Várias horas depois, durante a noite, os discípulos encontraram uma tempestade que os assustou.

Então eles testemunharam Jesus caminhando em direção a eles pela superfície da água, e seu medo se transformou em terror porque eles acreditavam estar vendo um fantasma. Conforme relatado em Mateus versículo 27, Jesus lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenha medo.”

Pedro respondeu: “Senhor, se é você, diga-me para ir até você na água”, e Jesus convidou Pedro a fazer exatamente isso. Pedro saltou do barco e começou a caminhar sobre as águas em direção a Jesus, mas no momento em que tirou os olhos de Jesus, Pedro não viu nada além do vento e das ondas, e começou a afundar.

Pedro clamou ao Senhor, e Jesus imediatamente estendeu a mão para pegá-lo. Quando Jesus e Pedro subiram juntos no barco, a tempestade cessou. Depois de testemunhar este milagre, os discípulos adoraram Jesus, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus.”

Lições da história

Para os cristãos, esta história apresenta lições para a vida que vão além do que os olhos podem ver: 

Números de anjo comunicados com frequência:

Anjo Número 111 Anjo Número 222 Anjo Número 333 Anjo Número 444 Anjo Número 555 Anjo Número 666 Anjo Número 777 Anjo Número 888 Anjo Número 999

    • Abrindo espaço para Deus: Jesus despediu os discípulos para que ele pudesse ir sozinho ao monte e orar . Mesmo com sua agenda lotada, Jesus fez do tempo que passava com Deus uma prioridade. A história lembra aos cristãos a importância de reservar espaço para Deus.
    • Reconhecendo o Senhor: Embora os discípulos estivessem com Jesus por muito tempo, eles não o reconheceram quando ele se aproximou na tempestade. A história lembra aos cristãos que eles podem não reconhecer o Senhor quando Ele vem a eles no meio de suas próprias tempestades pessoais.
    • Mantendo o foco em Jesus: Pedro não começou a afundar até que começou a olhar ao redor para o vento e as ondas. Para os cristãos, a lição é que quando eles tiram os olhos de Jesus e se concentram em suas circunstâncias difíceis, eles começam a afundar sob o peso de seus problemas. Se clamarmos a Jesus com  , ele nos pegará pela mão e nos elevará acima de ambientes aparentemente impossíveis.
    • Restaurando a fé após um lapso: Quando ele deixou o barco, Pedro começou com boas intenções, mas sua fé vacilou. No entanto, o salto de fé de Pedro não terminou em fracasso. Mesmo com medo , ele clamou ao Senhor, sabendo que Jesus era o único que poderia ajudá-lo. A experiência de Pedro lembra aos cristãos que um lapso de fé é apenas um lapso e que o Senhor ainda está lá para os crentes quando eles o chamam. 
  • Enfrentando a tempestade com Jesus: Quando Jesus subiu no barco, a tempestade cessou. Os crentes podem ter certeza de que quando tiverem Jesus em seu barco , ele acalmará as águas turbulentas da vida.

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.