Jesus anda sobre as águas: Resumo e lições da história bíblica

Guia de Estudo da História Bíblica de Jesus Anda sobre a Água

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Jesus Anda sobre a Água: A história bíblica do Novo Testamento de Jesus andando sobre as águas é uma das narrativas mais amplamente contadas e dos principais milagres de Jesus.

O episódio ocorre logo após outro milagre, a alimentação dos 5.000. Este evento convenceu os 12 discípulos de que Jesus é de fato o Filho vivo de Deus . Assim, a história é extremamente significativa para os cristãos e a base para várias importantes lições de vida que governam como os crentes praticam sua fé.

Versículos-chave

  • Marcos 6:50–51 – Todos ficaram aterrorizados quando o viram. Mas Jesus falou com eles imediatamente. “Não tenha medo”, disse ele. “Tome coragem! Eu estou aqui!” Então ele subiu no barco, e o vento parou. Eles ficaram totalmente surpresos.
  • Mateus 14:29–31 – “Sim, venha”, disse Jesus. Então Pedro passou pela borda do barco e caminhou sobre as águas em direção a Jesus. Mas quando viu o vento forte e as ondas, ficou apavorado e começou a afundar. “Salva-me, Senhor!” ele gritou. Jesus imediatamente estendeu a mão e o agarrou. “Você tem tão pouca fé”, disse Jesus. — Por que você duvidou de mim?

Referências das Escrituras

Nos Evangelhos , Jesus anda sobre as águas em Mateus 14:22-33 e também em Marcos 6:45-52 e João 6:16-21. Em Marcos e João, porém, a referência ao apóstolo Pedro andando sobre as águas não está incluída.

Resumo da História Bíblica

Depois de alimentar os 5.000, Jesus Cristo enviou seus discípulos à sua frente em um barco para atravessar o mar da Galiléia . Várias horas depois, durante a noite, os discípulos encontraram uma tempestade que os assustou.

Então eles testemunharam Jesus caminhando em direção a eles pela superfície da água, e seu medo se transformou em terror porque eles acreditavam estar vendo um fantasma. Conforme relatado em Mateus versículo 27, Jesus lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenha medo.”

Pedro respondeu: “Senhor, se é você, diga-me para ir até você na água”, e Jesus convidou Pedro a fazer exatamente isso. Pedro saltou do barco e começou a caminhar sobre as águas em direção a Jesus, mas no momento em que tirou os olhos de Jesus, Pedro não viu nada além do vento e das ondas, e começou a afundar.

Pedro clamou ao Senhor, e Jesus imediatamente estendeu a mão para pegá-lo. Quando Jesus e Pedro subiram juntos no barco, a tempestade cessou. Depois de testemunhar este milagre, os discípulos adoraram Jesus, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus.”

Lições da história

Para os cristãos, esta história apresenta lições para a vida que vão além do que os olhos podem ver: 

    • Abrindo espaço para Deus: Jesus despediu os discípulos para que ele pudesse ir sozinho ao monte e orar . Mesmo com sua agenda lotada, Jesus fez do tempo que passava com Deus uma prioridade. A história lembra aos cristãos a importância de reservar espaço para Deus.
    • Reconhecendo o Senhor: Embora os discípulos estivessem com Jesus por muito tempo, eles não o reconheceram quando ele se aproximou na tempestade. A história lembra aos cristãos que eles podem não reconhecer o Senhor quando Ele vem a eles no meio de suas próprias tempestades pessoais.
    • Mantendo o foco em Jesus: Pedro não começou a afundar até que começou a olhar ao redor para o vento e as ondas. Para os cristãos, a lição é que quando eles tiram os olhos de Jesus e se concentram em suas circunstâncias difíceis, eles começam a afundar sob o peso de seus problemas. Se clamarmos a Jesus com  , ele nos pegará pela mão e nos elevará acima de ambientes aparentemente impossíveis.
    • Restaurando a fé após um lapso: Quando ele deixou o barco, Pedro começou com boas intenções, mas sua fé vacilou. No entanto, o salto de fé de Pedro não terminou em fracasso. Mesmo com medo , ele clamou ao Senhor, sabendo que Jesus era o único que poderia ajudá-lo. A experiência de Pedro lembra aos cristãos que um lapso de fé é apenas um lapso e que o Senhor ainda está lá para os crentes quando eles o chamam. 
  • Enfrentando a tempestade com Jesus: Quando Jesus subiu no barco, a tempestade cessou. Os crentes podem ter certeza de que quando tiverem Jesus em seu barco , ele acalmará as águas turbulentas da vida.

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar