A Vida de Mahakasyapa - Discípulo do Buda

O Discípulo Mahakasyapa – Pai da Sanga

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Mahakasyapa é chamado de “pai da sangha “. Após a morte do Buda histórico, Mahakasyapa assumiu uma posição de liderança entre os monges e monjas sobreviventes do Buda. Ele também é um patriarca do Budismo Chan (Zen).

Observe que Mahakasyapa ou Mahakashyapa é a grafia sânscrita de seu nome. Seu nome é escrito “Mahakassapa” em Pali. Às vezes, seu nome é dado como Kasyapa, Kashyapa ou Kassapa, sem o “maha”.

Início da vida com Bhadda Kapilani

De acordo com a tradição budista, Mahakasyapa nasceu em uma família brâmane rica em Magadha, que nos tempos antigos era um reino no que hoje é o nordeste da Índia. Seu nome original era Pipphali.

Desde a infância, ele desejava ser um asceta, mas seus pais queriam que ele se casasse. Ele cedeu e tomou uma esposa muito bonita chamada Bhadda Kapilani. Bhadda Kapilani também desejava viver como um asceta, e assim o casal decidiu ser celibatário em seu casamento.

Bhadda e Pipphali viviam felizes juntos e, quando seus pais morreram, ele assumiu a administração da propriedade da família. Um dia ele notou que quando seus campos eram arados, pássaros vinham e puxavam minhocas da terra recém-revolvida. Ocorreu-lhe então que sua riqueza e conforto foram adquiridos pelo sofrimento e morte de outros seres vivos.

Bhadda, enquanto isso, havia espalhado sementes no chão para secar. Ela notou que os pássaros vinham comer os insetos atraídos pelas sementes.

Depois disso, o casal decidiu mutuamente deixar o mundo que conheciam, e até mesmo um ao outro, e se tornar um asceta genuíno. Eles doaram todas as suas posses e propriedades, libertaram seus servos e foram embora em estradas separadas.

Em tempos posteriores, quando Mahakasyapa se tornou discípulo de Buda, Bhadda também se refugiou . Ela se tornaria um arhat e uma grande matriarca do budismo. Ela foi especialmente dedicada à formação e educação de jovens freiras.

Discípulo do Buda

A tradição budista diz que quando Bhadda e Pipphali se separaram para caminhar por caminhos separados, a terra tremeu com o poder de sua virtude. O Buda sentiu esses tremores e sabia que um grande discípulo estava vindo até ele.

Logo Pipphali e o Buda se encontraram e se reconheceram como discípulo e professor. O Buda deu a Pipphali o nome de Mahakasyapa, que significa “grande sábio”.

Mahakasyapa, que viveu uma vida de riqueza e luxo, é lembrado por sua prática de ascetismo. Em uma história famosa, ele deu ao Buda suas vestes relativamente não usadas para usar como almofada e então pediu o privilégio de usar as vestes puídas do Buda em seu lugar.

Em algumas tradições, essa troca de mantos significava que Mahakasyapa foi escolhido pelo Buda para ocupar seu lugar como líder da assembléia algum dia.

Quer isso tenha sido intencional ou não, de acordo com os textos em Pali, o Buda frequentemente elogiava as habilidades de Mahakasyapa como professor do dharma. O Buda às vezes pedia a Mahakasyapa que pregasse à assembléia em seu lugar.

Mahakasyapa como Patriarca Zen

Yongjia Xuanjue, um discípulo do grande patriarca Chan Huineng (638-713) registrou que Bodhidharma , o fundador do Chan (Zen), era o 28º descendente do dharma de Mahakasyapa.

De acordo com um texto clássico atribuído ao Mestre Soto Zen japonês Keizan Jokin (1268-1325), A Transmissão da Luz ( Denkoroku ), um dia o Buda silenciosamente levantou uma flor de lótus e piscou os olhos. Com isso, Mahakasyapa sorriu. O Buda disse: “Tenho o tesouro do olho da verdade, a mente inefável do Nirvana. Estes eu confio a Kasyapa.”

Assim, na tradição Zen, Mahakasyapa é considerado o primeiro herdeiro do dharma do Buda, e na linhagem dos ancestrais, seu nome vem depois do nome do Buda. Ananda se tornaria o herdeiro de Mahakasyapa.

Mahakasyapa e o Primeiro Conselho Budista

Após a morte e Parinirvana do Buda, estimado em cerca de 480 aC, os monges reunidos ficaram aflitos. Mas um monge falou e disse, na verdade, que pelo menos eles não teriam mais que seguir as regras do Buda.

Essa observação alarmou Mahakasyapa. Agora que o Buda se foi, a luz do dharma se apagaria? Mahakasyapa decidiu convocar uma grande reunião de monges iluminados para decidir como manter os ensinamentos do Buda vivos no mundo.

Esta reunião é conhecida como o Primeiro Conselho Budista e é um dos eventos mais importantes da história budista. De uma forma extremamente democrática, os participantes concordaram sobre o que o Buda havia ensinado a eles e como esses ensinamentos seriam preservados para as gerações futuras.

De acordo com a tradição, nos meses seguintes, Ananda recitou os sermões do Buda de memória, e um monge chamado Upali recitou as regras do Buda para a conduta monástica.

O Conselho, com Mahakasyapa presidindo, votou para aprovar essas recitações como autênticas e preparou-se para preservá-las através da recitação oral. (Veja As Primeiras Escrituras Budistas.)

Como sua liderança manteve a sangha unida após a morte do Buda, Mahakasyapa é lembrado como o “pai da sangha”. De acordo com muitas tradições, Mahakasyapa viveu por muitos anos depois do Primeiro Concílio Budista e morreu pacificamente enquanto estava sentado em meditação.

 

Avalie este post
[Total: 2 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar