Compreendendo as Escrituras Budistas

Uma Visão Geral das Escrituras Budistas

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Guia das Escrituras Budistas: Existe uma Bíblia Budista? Não exatamente. O budismo tem um grande número de escrituras, mas poucos textos são aceitos como autênticos e autorizados por todas as escolas do budismo.

Há uma outra razão pela qual não existe uma Bíblia Budista. Muitas religiões consideram suas escrituras como sendo a palavra revelada de Deus ou deuses. No budismo, porém, entende-se que as escrituras são ensinamentos do Buda histórico – que não era um deus – ou de outros mestres iluminados.

Os ensinamentos nas escrituras budistas são instruções para a prática, ou como alcançar a iluminação por si mesmo. O importante é entender e praticar o que os textos estão ensinando, não apenas “acreditar” neles.

Tipos de Escrituras Budistas

Muitas escrituras são chamadas de “sutras” em sânscrito ou “sutta” em páli. A palavra sutra ou sutta significa “fio”. A palavra “sutra” no título de um texto indica que a obra é um sermão do Buda ou de um de seus principais discípulos. No entanto, como explicaremos mais adiante, muitos sutras provavelmente têm outras origens.

Sutras vêm em vários tamanhos. Alguns são do tamanho do livro, alguns são apenas algumas linhas. Ninguém parece disposto a adivinhar quantos sutras haveria se você empilhasse cada um de cada cânone e coleção em uma pilha. Muito.

Nem todas as escrituras são sutras. Além dos sutras, há também comentários, regras para monges e monjas, fábulas sobre a vida do Buda e muitos outros tipos de textos também considerados “escritura”.

Cânones Theravada e Mahayana

Cerca de dois milênios atrás, o budismo se dividiu em duas grandes escolas , chamadas hoje Theravada e Mahayana. As escrituras budistas estão associadas a um ou outro, divididas em cânones Theravada e Mahayana.

Os Theravadins não consideram as escrituras Mahayana autênticas. Os budistas Mahayana, em geral, consideram o cânone Theravada autêntico, mas em alguns casos, os budistas Mahayana pensam que algumas de suas escrituras substituíram o cânone Theravada em autoridade. Ou, eles estão passando por versões diferentes da versão Theravada.

Escrituras Budistas Theravada

As escrituras da escola Theravada são reunidas em uma obra chamada Pali Tipitaka ou Pali Canon . A palavra Pali Tipitaka significa “três cestos”, o que indica que o Tipitaka é dividido em três partes, e cada parte é uma coleção de obras.

As três seções são a cesta de sutras ( Sutta-pitaka ), a cesta de disciplina ( Vinaya-pitaka ) e a cesta de ensinamentos especiais ( Abhidhamma-pitaka ).

O Sutta-pitaka e o Vinaya-pitaka são os sermões registrados do Buda histórico e as regras que ele estabeleceu para as ordens monásticas. O Abhidhamma-pitaka é um trabalho de análise e filosofia que é atribuído ao Buda, mas provavelmente foi escrito alguns séculos depois de seu Parinirvana.

Os Theravadin Pali Tipitika estão todos na língua Pali. Existem versões desses mesmos textos que também foram registradas em sânscrito, embora a maior parte do que temos deles sejam traduções chinesas de originais sânscritos perdidos. Esses textos em sânscrito/chinês fazem parte dos cânones chinês e tibetano do budismo mahayana.

Escrituras Budistas Mahayana

Sim, para aumentar a confusão, existem dois cânones das escrituras Mahayana, chamados de Cânone Tibetano e Cânone Chinês. Há muitos textos que aparecem em ambos os cânones, e muitos que não.

O Cânone Tibetano obviamente está associado ao Budismo Tibetano. O Cânone Chinês tem mais autoridade no Leste Asiático – China, Coréia, Japão, Vietnã.

Existe uma versão sânscrita/chinesa do Sutta-pitaka chamada Agamas. Estes são encontrados no Cânon chinês. Há também um grande número de sutras Mahayana que não têm equivalentes no Theravada.

Existem mitos e histórias que associam esses sutras Mahayana ao Buda histórico , mas os historiadores nos dizem que as obras foram escritas principalmente entre o século I aC e o século V dC, e alguns até mais tarde. Na maioria das vezes, a proveniência e autoria desses textos são desconhecidas.

As origens misteriosas dessas obras levantam questões sobre sua autoridade. Como eu disse, os budistas Theravada desconsideram inteiramente as escrituras Mahayana.

Entre as escolas budistas Mahayana, algumas continuam a associar os sutras Mahayana ao Buda histórico. Outros reconhecem que essas escrituras foram escritas por autores desconhecidos.

Mas porque a profunda sabedoria e o valor espiritual desses textos foram aparentes para tantas gerações, eles são preservados e reverenciados como sutras de qualquer maneira.

Acredita-se que os sutras Mahayana tenham sido originalmente escritos em sânscrito, mas na maioria das vezes as versões mais antigas existentes são traduções chinesas, e o sânscrito original está perdido.

Alguns estudiosos, no entanto, argumentam que as primeiras traduções chinesas são, de fato, as versões originais, e seus autores alegaram tê-las traduzido do sânscrito para dar-lhes mais autoridade.

Esta lista dos principais sutras Mahayana não é abrangente, mas fornece breves explicações dos mais importantes sutras  Mahayana.

Os budistas Mahayana geralmente aceitam uma versão diferente do Abhidhamma/Abhidharma chamada Sarvastivada Abhidharma.

Em vez do Pali Vinaya, o budismo tibetano  geralmente segue outra versão chamada Mulasarvastivada Vinaya e o resto do Mahayana geralmente segue o Dharmaguptaka Vinaya. E depois há comentários, histórias e tratados além da conta.

As muitas escolas do Mahayana decidem por si mesmas quais partes deste tesouro são mais importantes, e a maioria das escolas enfatiza apenas um pequeno punhado de sutras e comentários. Mas nem sempre é o mesmo punhado. Então não, não existe uma “Bíblia Budista”.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar