Parinirvana: Como o Buda Histórico entrou no Nirvana

Parinirvana: Como o Buda Histórico entrou no Nirvana

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Parinirvana: Este relato abreviado da passagem e entrada do Buda histórico no Nirvana é tirado principalmente do Maha-parinibbana Sutta , traduzido do Pali pela Sister Vajira & Francis Story. Outras fontes consultadas são Buddha por Karen Armstrong (Penguin, 2001) e Old Path White Clouds por Thich Nhat Hanh (Parallax Press, 1991).

Quarenta e cinco anos se passaram desde a iluminação do Senhor Buda , e o Abençoado tinha 80 anos. Ele e seus monges estavam hospedados na vila de Beluvagamaka (ou Beluva), que ficava perto da atual cidade de Basrah, estado de Bihar, nordeste da Índia. Era a época do retiro das chuvas de monção, quando o Buda e seus discípulos pararam de viajar.

Como um carrinho velho

Um dia, o Buda pediu aos monges que saíssem e procurassem outros lugares para ficar durante as monções. Ele permaneceria em Beluvagamaka apenas com seu primo e companheiro, Ananda.

Depois que os monges foram embora, Ananda pôde ver que seu mestre estava doente. O Abençoado, em grande dor, encontrou conforto apenas em profunda meditação. Mas com força de vontade, ele superou sua doença.

Ananda ficou aliviada, mas abalada. Quando vi a doença do Abençoado, meu próprio corpo ficou fraco, disse ele. Tudo se tornou obscuro para mim, e meus sentidos falharam. Ye, eu ainda tinha algum conforto no pensamento de que o Abençoado não chegaria ao seu falecimento final até que ele tivesse dado algumas últimas instruções aos seus monges.

O Senhor Buda respondeu: O que mais a comunidade de monges espera de mim, Ananda? Eu ensinei o dharma aberta e completamente. Não guardei nada e não tenho mais nada a acrescentar aos ensinamentos. Uma pessoa que pensasse que a sangha dependia dele para liderança poderia ter algo a dizer. Mas, Ananda, o Tathagata não tem essa ideia de que a sangha depende dele. Então, que instruções ele deve dar?

Agora estou frágil, Ananda, velho, envelhecido, com muitos anos. Este é meu octogésimo ano, e minha vida está gasta. Meu corpo é como uma carroça velha, mal segurada.

Portanto, Ananda, sejam ilhas para vocês mesmos, refúgios para vocês mesmos, não buscando nenhum outro refúgio; com o Dharma como sua ilha, o Dharma como seu refúgio, não buscando nenhum outro refúgio.

No Santuário de Capala

Logo depois que ele se recuperou de sua doença, o Senhor Buda sugeriu que ele e Ananda passassem o dia em um santuário, chamado Santuário de Capala. Enquanto os dois homens idosos estavam sentados juntos, o Buda observou a beleza da paisagem ao redor.

O Abençoado continuou, quem quer que, Ananda, tenha aperfeiçoado o poder psíquico poderia, se assim o desejasse, permanecer neste lugar durante um período mundial ou até o fim dele. O Tathagata, Ananda, fez isso. Portanto, o Tathagata poderia permanecer durante um período mundial ou até o fim dele.

O Buda repetiu esta sugestão três vezes. Ananda, possivelmente não entendendo, não disse nada.

Então veio Mara, o maligno, que 45 anos antes tentara afastar o Buda da iluminação. Você realizou o que se propôs a fazer, disse Mara. Abandone esta vida e entre no Parinirvana [ nirvana completo ] agora.

O Buda abandona sua vontade de viver

Não se preocupe, Maligno, respondeu o Buda. Em três meses morrerei e entrarei no Nirvana.

Então o Abençoado, clara e conscientemente, renunciou à sua vontade de viver. A própria terra respondeu com um terremoto. O Buda contou ao abalado Ananda sobre sua decisão de fazer sua entrada final no Nirvana em três meses.

Ananda objetou, e o Buda respondeu que Ananda deveria ter feito suas objeções antes, e pediu ao Tathagata que permanecesse durante um período mundial ou até o final dele.

Para Kushinagar

Nos três meses seguintes, Buda e Ananda viajaram e conversaram com grupos de monges. Uma noite, ele e vários monges ficaram na casa de Cunda, filho de um ourives.

Cunda convidou o Abençoado para jantar em sua casa, e ele deu ao Buda um prato chamado sukaramaddava . Isso significa “alimento macio de porco”. Ninguém hoje tem certeza do que isso significa. Pode ter sido um prato de carne de porco, ou pode ter sido um prato de algo que os porcos gostam de comer, como cogumelos trufados.

O que quer que estivesse no sukaramaddava , o Buda insistiu que ele seria o único a comer daquele prato. Quando ele terminou, o Buda disse a Cunda para enterrar o que sobrou para que ninguém mais pudesse comer.

Naquela noite, o Buda sofreu dores terríveis e disenteria. Mas no dia seguinte ele insistiu em viajar para Kushinagar, localizada no que hoje é o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia. No caminho, ele disse a Ananda para não culpar Cunda por sua morte.

A dor de Ananda

O Buda e seus monges chegaram a um bosque de árvores de sal em Kushinagar. O Buda pediu a Ananda que preparasse um sofá entre as árvores, com a cabeça voltada para o norte.

Estou cansado e quero me deitar, disse ele. Quando o sofá ficou pronto, o Buda deitou-se do lado direito, um pé sobre o outro, com a cabeça apoiada na mão direita. Então as árvores de sal floresceram, embora não fosse a estação delas, pétalas amarelas pálidas choveram sobre o Buda.

O Buda falou por um tempo com seus monges. A certa altura, Ananda deixou o bosque para se apoiar no batente da porta e chorar. O Buda enviou um monge para encontrar Ananda e trazê-lo de volta.

Então o Abençoado disse a Ananda, Basta, Ananda! Não chore! Não ensinei desde o início que com tudo o que é querido e amado deve haver mudança e separação? Tudo o que nasce, vem a ser, é composto e está sujeito à decadência. Como se pode dizer: “Não venha à dissolução”? Isto não pode ser.

Ananda, você serviu ao Tathagata com bondade amorosa em ações, palavras e pensamentos; graciosamente, agradavelmente, de todo o coração.

Agora você deve se esforçar para se libertar. O Abençoado então elogiou Ananda na frente dos outros monges reunidos.

Parinirvana

O Buda falou mais adiante, aconselhando os monges a manterem as regras da ordem dos monges. Então ele perguntou três vezes se algum deles tinha alguma dúvida.

Não se arrependa mais tarde com o pensamento: “O Mestre estava conosco face a face, mas face a face não lhe perguntamos”. Mas ninguém falou. O Buda assegurou a todos os monges que eles alcançariam a iluminação.

Então ele disse: Todas as coisas compostas estão sujeitas à decomposição. Esforce-se com diligência. Então, serenamente, ele passou para Parinirvana.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar