Devadatta, o discípulo que se voltou contra o Buda

A história de Devadatta – O discípulo que se voltou contra o Buda

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

De acordo com a tradição budista, o discípulo Devadatta era primo do Buda e também irmão da esposa do Buda, Yasodhara. Diz-se que Devadatta causou uma divisão na sangha ao persuadir 500 monges a deixar o Buda e segui-lo.

Esta história de Devadatta é preservada no Pali Tipitika . Nesta história, Devadatta entrou na ordem dos monges budistas ao mesmo tempo que Ananda e outros jovens nobres do clã Shakya, o clã do Buda histórico.

Devadatta aplicou-se à prática. Mas ele ficou frustrado quando não conseguiu progredir para se tornar um Arhat . Então, em vez disso, ele aplicou sua prática para desenvolver o poder sobrenatural em vez da realização da iluminação.

Rancor de Devadatta

Foi dito que ele também foi movido pelo ciúme de seu parente, o Buda. Devadatta acreditava que ele deveria ser o Honrado pelo Mundo e o líder da ordem dos monges.

Um dia ele se aproximou do Buda e apontou que o Buda estava envelhecendo. Ele propôs que ele fosse encarregado da ordem para aliviar o Buda do fardo. O Buda repreendeu Devadatta duramente e disse que ele não era digno. Assim Devadatta se tornou o inimigo do Buda.

Mais tarde, o Buda foi questionado como sua resposta dura a Devadatta foi justificada como Fala Correta. Voltarei a isso um pouco mais tarde.

Devadatta ganhou o favor do príncipe Ajatasattu de Magadha. O pai de Ajatasattu, o rei Bimbisara, era um devoto patrono do Buda. Devadatta persuadiu o príncipe a assassinar seu pai e assumir o trono de Magadha.

Ao mesmo tempo, Devadatta jurou que o Buda seria assassinado para que ele pudesse assumir a sangha. Para que a ação não pudesse ser rastreada até Devadatta, o plano era enviar um segundo grupo de “assassinos” para assassinar o primeiro, e depois o terceiro grupo para eliminar o segundo, e assim por diante por algum tempo. Mas quando os pretensos assassinos se aproximaram do Buda, não puderam cumprir a ordem.

Então Devadatta tentou fazer o trabalho sozinho, jogando uma pedra no Buda. A pedra ricocheteou na encosta da montanha e se partiu em pedaços. A próxima tentativa envolveu um grande elefante macho em uma fúria induzida por drogas, mas o elefante foi acalmado na presença do Buda.

Finalmente, Devadatta tentou dividir a sangha alegando retidão moral superior. Ele propôs uma lista de austeridades e pediu que se tornassem obrigatórias para todos os monges e monjas. Estes foram:

  1. Os monges devem viver toda a vida na floresta.
  2. Os monges devem viver apenas de esmolas obtidas por mendicância e não devem aceitar convites para jantar com outras pessoas.
  3. Os monges devem usar túnicas feitas apenas de trapos coletados de lixeiras e campos de cremação. Eles não devem aceitar doações de pano em nenhum momento. 
  4. Os monges devem dormir ao pé das árvores e não sob o teto.
  5. Os monges devem abster-se de comer peixe ou carne ao longo de suas vidas.

O Buda respondeu como Devadatta havia previsto que faria. Ele disse que os monges poderiam seguir as primeiras quatro austeridades se quisessem, mas ele se recusou a torná-las obrigatórias. E ele rejeitou inteiramente a quinta austeridade. 

Devadatta persuadiu 500 monges de que seu Plano de Super Austeridade era um caminho mais seguro para a iluminação do que o de Buda, e eles seguiram Devadatta para se tornarem seus discípulos.

Em resposta, o Buda enviou dois de seus discípulos, Sariputra e Mahamaudgayalyana, para ensinar o dharma aos monges rebeldes. Ao ouvir o dharma explicado corretamente, os 500 monges retornaram ao Buda.

Devadatta era agora um homem arrependido e quebrado, e logo adoeceu mortalmente. Em seu leito de morte, ele se arrependeu de seus erros e desejou ver o Buda mais uma vez, mas Devadatta morreu antes que seus carregadores de litro pudessem alcançá-lo.

Vida de Devadatta, Versão Alternativa

As vidas do Buda e de seus discípulos foram preservadas em várias tradições de recitação oral antes de serem escritas. A tradição Pali, que é a base do Budismo Theravada , é a mais conhecida. Outra tradição oral foi preservada pela seita Mahasanghika, formada por volta de 320 aC. Mahasanghika é um importante precursor do Mahayana .

Mahasanghika lembrou-se de Devadatta como um monge devoto e santo. Nenhum traço da história do “mal Devadatta” pode ser encontrado em sua versão do cânone. Isso levou alguns estudiosos a especular que a história do renegado Devadatta é uma invenção posterior.

O Abhaya Sutta, na Fala Correta

Se assumirmos que a versão em Pali da história de Devadatta é a mais precisa, no entanto, podemos encontrar uma nota de rodapé interessante no Abhava Sutta do Pali Tipitika (Majjhima Nikaya 58). Em resumo, o Buda foi questionado sobre as palavras duras que disse a Devadatta que o levaram a se voltar contra o Buda.

O Buda justificou suas críticas a Devadatta comparando-o a uma criança pequena que colocou uma pedrinha na boca e estava prestes a engoli-la. Os adultos naturalmente fariam o que fosse preciso para tirar a pedra da criança. Mesmo que extrair o seixo extraia sangue, isso deve ser feito. A moral parece ser que é melhor ferir os sentimentos de alguém do que deixá-los viver no engano.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar