Conversão do Caminho de Paulo para Damasco

Conversão do Caminho de Paulo para Damasco

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Poucas histórias da Bíblia são tão emocionantes quanto o caminho de Paulo para a conversão de Damasco. Através do poder de Cristo, um homem que tinha sido um vilão cheio de ódio tornou-se um herói cheio de amor. Ao submeter-se completamente a Jesus, Paulo foi capaz de espalhar o evangelho por todo o mundo conhecido.

Pergunta para reflexão

O mesmo Jesus que ressuscitou dos mortos e transformou Paulo quer trabalhar na sua vida também. O que Jesus poderia fazer através de você se você se rendesse como Paulo fez e lhe desse o controle completo de sua vida?

Talvez Deus o chame para trabalhar silenciosamente nos bastidores como o pouco conhecido Ananias, ou talvez você alcance multidões como o grande apóstolo Paulo.

Resumo da história de conversão do caminho de Paulo para Damasco

A história da conversão de Paulo na estrada para Damasco é contada em Atos 9:1-19 e recontada por Paulo em Atos 22:6-21 e Atos 26:12-18.

Saulo de Tarso, um fariseu em Jerusalém após a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo , jurou acabar com a nova igreja cristã, chamada Caminho.

Atos 9:1 diz que Paulo estava “respirando ameaças assassinas contra os discípulos do Senhor”. Saulo obteve cartas do sumo sacerdote , autorizando-o a prender quaisquer seguidores de Jesus na cidade de Damasco.

No caminho para Damasco, Saulo e seus companheiros foram atingidos por uma luz ofuscante. Saulo ouviu uma voz dizer: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (Atos 9:4) Quando Saulo perguntou quem estava falando, a voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Agora levante-se e vá para a cidade, e você será informado do que deve fazer.” (Atos 9:5-6)

Saul ficou cego. Seus companheiros o levaram a Damasco até um homem chamado Judas, na Rua Direita. Por três dias Saulo ficou cego e não comeu nem bebeu.

Enquanto isso, Jesus apareceu em uma visão a um discípulo em Damasco chamado Ananias e disse-lhe para ir ter com Saulo. Ananias estava com medo porque conhecia a reputação de Saulo como um perseguidor impiedoso da igreja.

Jesus repetiu sua ordem, explicando que Saulo foi seu instrumento escolhido para levar o evangelho aos gentios, seus reis e ao povo de Israel. Então Ananias encontrou Saulo na casa de Judas, orando por ajuda.

Ananias impôs as mãos sobre Saulo, dizendo-lhe que Jesus o havia enviado para restaurar sua visão e que Saulo pudesse ser cheio do Espírito Santo.

Algo como escamas caiu dos olhos de Saul, e ele pôde ver novamente. Ele ressuscitou e foi batizado na fé cristã. Saulo comeu, recuperou as forças e ficou três dias com os discípulos de Damasco.

Após sua conversão, Saulo mudou seu nome para Paulo.

Contexto histórico

Saulo de Tarso possuía qualificações perfeitas para ser um evangelista: ele era versado na cultura e língua judaicas, sua educação em Tarso o tornou familiarizado com a língua e cultura gregas, seu treinamento em teologia judaica o ajudou a conectar o Antigo Testamento com o evangelho, e como um hábil fabricante de tendas, ele podia se sustentar.

A experiência de mudança de vida de Paulo na estrada de Damasco levou ao seu batismo e instrução na fé cristã. Ele se tornou o mais determinado dos apóstolos, sofrendo dores físicas brutais, perseguição e, finalmente, martírio. Ele revelou seu segredo de suportar uma vida inteira de dificuldades pelo evangelho:

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” ( Filipenses 4:13)

Pontos de interesse

  • Quando Deus leva uma pessoa à fé em Jesus Cristo, ela já sabe como quer usar essa pessoa a serviço do seu reino . Às vezes as pessoas demoram a entender o plano de Deus e podem até resistir a ele.
  • A conversão de Paulo mostrou que o próprio Jesus queria que a mensagem do evangelho fosse para os gentios, anulando qualquer argumento dos primeiros cristãos judeus de que o evangelho era apenas para os judeus.
  • Os homens com Saulo não viram Jesus ressuscitado, mas Saulo sim. Esta mensagem milagrosa destinava-se apenas a uma pessoa, Saulo.
  • As escamas caindo dos olhos de Paulo simbolizavam uma transformação espiritual que lhe permitiu ver a verdade. Uma vez que ele soube a verdade sobre Jesus, não havia como voltar atrás.
  • Saulo testemunhou o Cristo ressuscitado, que cumpriu a qualificação de um apóstolo ( At 1:21-22 ). Somente aqueles que viram o Cristo ressuscitado poderiam testificar de sua ressurreição.

Principais temas e lições de vida

Em um momento de medo, esclarecimento e arrependimento, Saulo entendeu que Jesus era o verdadeiro Messias e que ele (Saulo) havia ajudado a assassinar e aprisionar pessoas inocentes.

Apesar de suas crenças anteriores como fariseu, ele agora conhecia a verdade sobre Deus e era obrigado a obedecê-lo. A conversão de Paulo prova que Deus pode chamar e transformar qualquer um que ele escolher, mesmo o mais duro de coração.

Jesus não fez distinção entre sua igreja e seus seguidores, e ele mesmo. Jesus disse a Saulo que o estava perseguindo . Qualquer um que persegue os cristãos, ou a igreja cristã, está perseguindo o próprio Cristo.

O passado de uma pessoa não importa para Cristo. Ele está mais interessado no futuro de uma pessoa. Embora Saulo tenha sido um dos inimigos mais cruéis de Jesus, ele se tornou um de seus amigos mais próximos. O perdão de Deus é completo e final.

Deus muitas vezes escolhe as pessoas mais improváveis ​​para realizar sua vontade. Repetidamente na Bíblia, Deus escolheu homens e mulheres imperfeitos para ajudar a realizar seu plano de salvação. A lição é que o poder vem de Deus; a pessoa é apenas um vaso.

Quando Deus chama uma pessoa para uma tarefa, ele a equipa para isso. Paulo recebeu o Espírito Santo, juntamente com a verdade do evangelho, para que pudesse compartilhá-lo com outros. Paulo não poderia ter alcançado este feito notável em sua própria força. Ele foi capacitado por Deus.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar