Existem Graus de Pecado e Punição no Inferno?

Graus de pecado e punição no inferno

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Existem Graus de Pecado e Punição no Inferno? Essa é uma pergunta difícil. Para os crentes, suscita dúvidas e preocupações sobre a natureza e a justiça de Deus.

Mas é exatamente por isso que é uma ótima questão a considerar. Um menino de 10 anos no cenário traz à tona um tópico conhecido como idade da responsabilidade , no entanto, vamos guardar isso para outro estudo.

A Bíblia nos dá apenas informações limitadas sobre o Céu, o Inferno e a vida após a morte . Existem alguns aspectos da eternidade que nunca entenderemos completamente, pelo menos deste lado do Céu.

Deus simplesmente não nos revelou tudo através das Escrituras. No entanto, a Bíblia parece sugerir vários graus de punição no inferno para os incrédulos, assim como fala de diferentes recompensas no céu para os crentes com base em ações feitas aqui na terra.

Graus de recompensa no céu

Aqui estão alguns versículos indicando graus de recompensa no céu.

Maior recompensa para os perseguidos

Mateus 5:11-12 “Bem-aventurados sois quando outros vos injuriarem e perseguirem e proferirem falsamente todo tipo de mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que estavam antes de você.”

Lucas 6:22-24 “Bem-aventurado você quando as pessoas te odeiam e quando te excluem e te insultam e desprezam seu nome como mal, por causa do Filho do Homem! grande é o vosso galardão nos céus, porque assim fizeram seus pais aos profetas”.

Nenhuma recompensa para hipócritas

Mateus 6:1-2 “Acautelai-vos de praticar a vossa justiça diante dos outros para ser visto por eles, pois assim não tereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. Assim, quando derdes aos necessitados, não toqueis trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”.

Recompensas de acordo com as ações

Mateus 16:27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com o que tiver feito.

1 Coríntios 3:12-15 Se alguém edificar sobre este fundamento com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será comprovada, porque o Dia a trará à luz. Será revelado com fogo, e o fogo testará a qualidade do trabalho de cada pessoa. Se o que foi construído sobreviver, o construtor receberá uma recompensa. Se for queimado, o construtor sofrerá perdas, mas ainda assim será salvo – mesmo que apenas como alguém escapando das chamas.

2 Coríntios 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

1 Pedro 1:17 E se invocais como Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, comportai-vos com temor durante o tempo do vosso exílio…

Graus de punição no inferno

A Bíblia não declara expressamente que a punição de uma pessoa no Inferno é baseada na gravidade de seus pecados. A ideia, no entanto, está implícita em vários lugares.

Punição Maior por Rejeitar Jesus

Esses versículos (os três primeiros falados por Jesus) parecem implicar menos tolerância e pior punição pelo pecado de rejeitar Jesus Cristo do que pelos pecados mais vis cometidos no Antigo Testamento:

Mateus 10:15 “Em verdade vos digo que no dia do juízo será mais suportável para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.”

Mateus 11:23-24 “E tu, Cafarnaum, serás exaltada até ao céu? Serás rebaixada ao Hades. Porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti foram feitos, ela teria permanecido até hoje. Mas Eu lhes digo que será mais tolerável no dia do julgamento para a terra de Sodoma do que para você”.

Lucas 10:13-14 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Pois se os milagres que em ti foram feitos tivessem sido feitos em Tiro e Sidom, eles teriam se arrependido há muito tempo, sentados em pano de saco e cinza. será mais suportável no julgamento por Tiro e Sídon do que por você”.

Hebreus 10:29 Quanto pior castigo pensais vós será merecido por aquele que pisoteou o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança com que foi santificado e ultrajou o Espírito da graça?

Pior punição para aqueles a quem foi confiado o conhecimento e a responsabilidade

Os versículos a seguir parecem indicar que as pessoas que recebem maior conhecimento da verdade têm maior responsabilidade e, da mesma forma, punição mais severa do que aqueles que são ignorantes ou desinformados:

Lucas 12:47-48 “E o servo que sabe o que o senhor quer, mas não está preparado e não segue essas instruções, será severamente punido. ser punido apenas levemente. Quando alguém recebeu muito, muito será exigido em troca; e quando alguém recebeu muito, ainda mais será exigido.”

Lucas 20:46-47 “Cuidado com esses mestres da lei religiosa, porque eles gostam de desfilar com roupas esvoaçantes e gostam de receber saudações respeitosas enquanto andam nas praças. E como eles amam os lugares de honra nas sinagogas e as No entanto, eles roubam descaradamente as viúvas de suas propriedades e depois fingem ser piedosos fazendo longas orações em público. Por causa disso, eles serão severamente punidos.”

James 3:1 Muitos de vocês não devem se tornar professores, meus irmãos, pois vocês sabem que nós, que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

Pecados Maiores

Jesus chamou o pecado de Judas Iscariotes maior:

João 19:11 Jesus respondeu: “Vocês não teriam poder sobre mim, se não lhes fosse dado do alto. Portanto, aquele que me entregou a vocês é culpado de maior pecado”.

Punição de acordo com ações

livro do Apocalipse fala dos não salvos sendo julgados “segundo o que fizeram”.

Em Apocalipse 20:12-13 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se livros. Outro livro foi aberto, que é o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que haviam feito conforme registrado nos livros.

O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades deram os mortos que neles havia, e cada um foi julgado de acordo com o que havia feito. A ideia de níveis de punição no Inferno é reforçada pelas distinções e diferentes tipos de penalidades para vários níveis de atos criminosos na Lei do Antigo Testamento.

Êxodo 21:23-25 ​​Mas se houver ferimento grave, tirarás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, contusão por contusão.

Deuteronômio 25:2 Se o culpado merecer ser espancado, o juiz o fará deitar e mandará açoitá-lo em sua presença com o número de chicotadas que o crime merece…

Perguntas persistentes sobre o castigo no inferno

Os crentes que lutam com questões sobre o inferno podem ser tentados a pensar que é injusto, injusto e até mesmo desamoroso para Deus permitir qualquer grau de punição eterna para pecadores ou aqueles que rejeitam a salvação.

Muitos cristãos abandonam completamente a crença no inferno porque não conseguem conciliar um Deus amoroso e misericordioso com o conceito de condenação eterna. Para outros, resolver essas questões é bastante simples; é uma questão de fé e confiança na justiça de Deus ( Gênesis 18:25Romanos 2:5-11 ; Apocalipse 19:11 ).

As Escrituras afirmam a natureza de Deus como misericordioso, bondoso e amoroso, mas é importante lembrar, acima de tudo, que Deus é santo ( Levítico 19:2).1 Pedro 1:15 ).

Ele não tolera o pecado. Além disso, Deus conhece o coração de cada pessoa ( Salmo 139:23 ; Lucas 16:15 ; João 2:25Hebreus 4:12 ) e ele dá a cada indivíduo a oportunidade de se arrepender e ser salvo ( Atos 17:26-27 ; Romanos 1). :20 ).

Levando em consideração esse pouco de verdade descomplicada, é razoável e bíblico sustentar a posição de que Deus, com justiça e justiça, atribuirá tanto recompensas eternas no céu quanto punições no inferno.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar