Jesus limpa o templo dos cambistas

Jesus limpa o templo dos cambistas

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Relatos de Jesus expulsando os cambistas do Templo são encontrados em Mateus 21:12-13 ; Marcos 11:15-18 ; Lucas 19:45-46 ; e João 2:13-17.

Jesus expulsa os cambistas do templo – Resumo da história:

Jesus Cristo e seus discípulos viajaram para Jerusalém para celebrar a festa da Páscoa. Eles encontraram a cidade sagrada de Deus transbordando com milhares de peregrinos de todas as partes do mundo.

Entrando no Templo, Jesus viu os cambistas, juntamente com os mercadores que vendiam animais para sacrifício. Os peregrinos carregavam moedas de suas cidades natais, a maioria com imagens de imperadores romanos ou deuses gregos, que as autoridades do Templo consideravam idólatras.

O sumo sacerdote ordenou que apenas shekels tírios fossem aceitos para o imposto anual de meio shekel do Templo porque continham uma porcentagem maior de prata, então os cambistas trocaram moedas inaceitáveis ​​por esses shekels. Claro, eles extraíram um lucro, às vezes muito mais do que a lei permitia.

Jesus ficou tão cheio de raiva pela profanação do lugar santo que pegou algumas cordas e as teceu em um pequeno chicote. Ele correu de um lado para o outro, derrubando as mesas dos cambistas, derramando moedas no chão.

Ele expulsou os cambistas da área, junto com os homens que vendiam pombos e gado. Ele também impediu que as pessoas usassem o tribunal como um atalho.

Ao limpar o Templo da ganância e do lucro, Jesus citou Isaías 56:7: “A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a fareis covil de salteadores.” (Mateus 21:13)

Os discípulos e outros presentes ficaram maravilhados com a autoridade de Jesus no lugar sagrado de Deus. Seus seguidores se lembraram de uma passagem do Salmo 69:9: “O zelo pela tua casa me consumirá”. (João 2:17)

As pessoas comuns ficaram impressionadas com os ensinamentos de Jesus, mas os principais sacerdotes e escribas o temiam por causa de sua popularidade. Eles começaram a planejar uma maneira de destruir Jesus.

Pontos de interesse da história:

    • Jesus expulsou os cambistas do Templo na segunda-feira da Semana da Paixão, apenas três dias antes da Páscoa e quatro dias antes de sua crucificação.
    • Os estudiosos da Bíblia pensam que este incidente aconteceu no Pórtico de Salomão, a parte mais externa do lado leste do Templo. Arqueólogos encontraram uma inscrição grega datada de 20 aC do Pátio dos Gentios, que adverte os não-judeus a não entrarem mais no Templo, por medo da morte.
    • sumo sacerdote recebia uma porcentagem do lucro dos cambistas e comerciantes, de modo que sua remoção do recinto do Templo teria causado uma perda financeira para ele. Como os peregrinos não estavam familiarizados com Jerusalém, os mercadores do Templo vendiam animais de sacrifício a um preço mais alto do que em qualquer outro lugar da cidade. O sumo sacerdote ignorou a desonestidade deles, contanto que recebesse sua parte.
    • Além de sua raiva pela ganância dos cambistas, Jesus odiava o barulho e a comoção no tribunal, o que tornaria impossível para os gentios devotos orarem ali.
  • Cerca de 40 anos a partir do momento em que Jesus purificou o Templo, os romanos invadiram Jerusalém durante uma revolta e nivelaram o edifício completamente. Jamais seria reconstruída. Hoje em sua localização no Monte do Templo fica a Cúpula da Rocha , uma mesquita muçulmana.
  • Os Evangelhos nos dizem que Jesus Cristo estava inaugurando uma nova aliança com a humanidade, na qual o sacrifício de animais terminaria, substituído pelo sacrifício perfeito de sua vida na cruz, expiando o pecado humano de uma vez por todas.

Questão para reflexão:

Jesus purificou o Templo porque as atividades pecaminosas interferiam na adoração. Preciso limpar meu coração de atitudes ou ações que estão entre mim e Deus?

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar