Akshaya Tritiya é o Dia Dourado do Sucesso Eterno

O Dia Dourado de Akshaya Tritiya

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os hindus acreditam na teoria dos mahurats  ou tempos auspiciosos em todas as etapas da vida, seja para iniciar um novo empreendimento ou fazer uma compra importante. Akshaya Tritiya é uma dessas ocasiões importantes, que é considerada um dos dias mais auspiciosos do calendário hindu. Acredita-se que qualquer atividade significativa iniciada neste dia seria frutífera.

Uma vez por ano

Akshaya Tritiya cai no terceiro dia da metade brilhante do mês Vaishakh (abril-maio), quando o Sol e a Lua estão em exaltação; eles estão simultaneamente em seu pico de brilho, o que acontece apenas uma vez por ano.

Dia Santo

Akshaya Tritiya, também conhecido como Akha Teej , é tradicionalmente o aniversário do Senhor Parasurama , a sexta encarnação do Senhor Vishnu. As pessoas realizam Pujas especiais neste dia, banham-se em rios sagrados, fazem caridade, oferecem cevada em um fogo sagrado e adoram o Senhor Ganesha e Devi Lakshmi neste dia.

O Elo Dourado

A palavra Akshaya  significa imperecível ou eterno – aquilo que nunca diminui. Iniciações feitas ou objetos de valor comprados neste dia são considerados para trazer sucesso ou boa sorte.

Comprar ouro é uma atividade popular em Akshaya Tritiya, pois é o símbolo máximo de riqueza e prosperidade. Ouro e joias de ouro compradas e usadas neste dia significam que a boa sorte nunca diminui. Os indianos celebram casamentos, iniciam novos negócios e até planejam longas viagens neste dia.

Mitos em torno de Akshaya Tritiya

O dia também marca o início do Satya Yug ou Idade de Ouro  – o primeiro dos quatro Yugas . Nos Puranas, as sagradas escrituras hindus, há uma história que diz que neste dia de Akshay Tritiya, Veda Vyasa junto com Ganesha começaram a escrever o grande épico ” Mahabharata “. Ganga Devi ou Mãe Ganges também desceu à terra neste dia.

De acordo com outra lenda, durante o tempo do Mahabharata, quando os Pandavas estavam no exílio, o Senhor Krishna, neste dia, lhes presenteou um Akshaya Patra , uma tigela que nunca ficava vazia e produzia um suprimento ilimitado de comida sob demanda.

A Lenda de Krishna-Sudama

Talvez, a mais famosa das histórias de Akshaya Tritiya seja a lenda do Senhor Krishna e Sudama, seu pobre amigo de infância brâmane. Neste dia, segundo a lenda, Sudama foi ao palácio de Krishna para pedir-lhe alguma ajuda financeira.

Como presente para seu amigo, Sudama não tinha nada além de um punhado de arroz batido ou poha.  Então, ele ficou totalmente envergonhado de dar a Krishna, mas Krishna pegou a bolsa de poha dele e apreciou tê-la. Krishna seguiu o princípio de Atithi Devo Bhava ou ‘o hóspede é como Deus’ e tratou Sudama como um rei.

Seu pobre amigo ficou tão impressionado com o calor e a hospitalidade demonstrados por Krishna, que não pôde pedir o favor financeiro e voltou para casa de mãos vazias.

E eis que – quando ele chegou ao seu lugar, a velha cabana de Sudama foi transformada em um palácio. Ele encontrou sua família vestida com trajes reais e tudo ao redor era novo e caro. Sudama sabia que era uma bênção de Krishna, que o abençoou com mais do que a riqueza que ele realmente pretendia pedir.

Portanto, Akshaya Tritiya está associado a ganhos materiais e aquisição de riqueza.

Nascimentos brilhantes

Acredita-se também que as pessoas nascidas durante esse período brilham intensamente na vida. Muitos luminares nasceram durante este período:

Basaveshwara nasceu em 4 de maio, Ramanujacharya e Adi Shankaracharya em 6 de maio, Swami Chinmayananda em 8 de maio e Buda em 16 de maio. Akshaya Tritiya também é comemorado como o aniversário do Senhor Parashurama, um dos dez avatares do Senhor Vishnu.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar