A Bíblia

Rei Faraó que se opôs a Moisés – Governante Egípcio Arrogante

Conheça o deus-rei faraó que se opôs a Moisés: O nome do faraó que se opôs a Moisés no livro de Êxodo é um dos assuntos mais debatidos nos estudos bíblicos.

Vários fatores tornam difícil identificá-lo com certeza. Estudiosos discordam sobre a data real de fuga dos hebreus do Egito, alguns colocando-o em 1446 aC e outros até 1275 aC A primeira data teria sido durante o reinado de Amenhotep II, a segunda data durante o reinado de Ramsés II.

Arqueólogos inicialmente se maravilharam com o grande número de estruturas construídas durante o reinado de Ramsés II.

Após uma inspeção mais aprofundada, no entanto, eles descobriram que seu ego era tão grande que ele teve seu nome inscrito em edifícios construídos séculos antes de ele nascer e assumiu o crédito por erigir todos eles.

Mesmo assim, Ramsés tinha um desejo por construção e forçou a população hebraica a se tornar uma horda de trabalhadores escravos.

Uma pintura de parede em um túmulo de pedra a oeste de Tebas mostra escravos de pele clara e pele escura fazendo tijolos. Os trabalhadores de pele clara eram hebreus. Uma inscrição do tempo mencionado “PR”, transportando pedras para uma fortaleza. Nos hieróglifos egípcios, “RP” significava semitas.

Já que outros faraós e reis pagãos são mencionados pelo nome na Bíblia, é preciso se perguntar, por que não em Êxodo? Uma boa resposta parece ser que Moisés escreveu esse livro para glorificar a Deus, não um rei egocêntrico que se acreditava divino.

Ramsés pode ter espalhado seu nome por todo o Egito, mas ele não recebeu nenhuma publicidade na Bíblia.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

‘Grande casa’ em egípcio

O título faraó significa “grande casa” em egípcio. Quando eles ascenderam ao trono, cada faraó tinha cinco “grandes nomes”, mas as pessoas usavam esse título, assim como os cristãos usam o “Senhor” para Deus Pai e Jesus Cristo.

O faraó detinha o poder absoluto no Egito. Além de comandante supremo do exército e da marinha, ele também foi chefe de justiça da corte real e sumo sacerdote da religião do país.

O faraó era considerado um deus por seu povo, a reencarnação do deus egípcio Horus. Os gostos e desgostos do faraó eram decisões sagradas, as mesmas que as leis dos deuses egípcios.

Essa mentalidade arrogante garantiu um choque entre o faraó e Moisés. Êxodo diz que Deus “endureceu o coração de Faraó”, mas Faraó primeiro endureceu seu próprio coração recusando-se a deixar os israelitas escravizados irem. Afinal, eles eram trabalhadores livres e eram “asiáticos”, considerados inferiores pelos egípcios racistas.

Quando o faraó se recusou a se arrepender após as dez pragas, Deus o preparou para o julgamento que resultaria na liberdade de Israel. Finalmente, depois que o exército do Faraó foi engolido pelo mar Vermelho, ele percebeu que sua própria reivindicação de ser um deus e o poder dos deuses egípcios era simplesmente fictício.

O Livro Secreto dos Anjos

Deve-se notar que era prática aceita para culturas antigas celebrar suas vitórias militares em registros e em tabletes, mas não escrever nenhum relato de suas derrotas.

Os céticos tentam descartar as pragas como fenômenos naturais, já que eventos similares não são incomuns, como o Nilo ficando vermelho ou os gafanhotos caindo sobre o Egito.

No entanto, eles não têm explicação para a última praga, as mortes do primogênito, que deu início à festa judaica da Páscoa, celebrada até hoje.

Realizações rei faraó

O faraó que se opunha a Moisés veio de uma longa linhagem de reis que transformaram o Egito na nação mais poderosa da terra. O país se destacou em medicina, engenharia, comércio, astronomia e força militar. Usando os hebreus como escravos, esse faraó construiu as cidades-armazéns de Ramsés e Pitom.

Força do Rei Faraó

Os faraós tinham que ser governantes fortes para governar um império tão grande. Cada rei trabalhou para preservar e expandir o território do Egito.

Fraquezas do Rei Faraó

Toda a religião do Egito foi construída sobre falsos deuses e superstições. Quando confrontado com os milagres do Deus de Moisés, Faraó fechou sua mente e coração, recusando-se a reconhecer a Yahweh como o Único e Verdadeiro Deus.

Lições de vida

Como muitas pessoas hoje, o faraó confiava em si mesmo em vez de em Deus, que é a forma mais comum de idolatria. Deliberadamente, opor-se a Deus sempre acaba em ruína, seja nesta vida ou na próxima.

Cidade natal

Memphis, Egito.

Referências ao rei faraó na Bíblia

Os faraós são mencionados nesses livros da Bíblia: GênesisÊxodoDeuteronômio1 Samuel1 Reis2 Reis, Neemias, Salmos, Cântico dos Cânticos, Isaías, Jeremias, EzequielAtos e Romanos.

Ocupação

Rei e governante religioso do Egito.

Versos-chave

Êxodo 5: 2 
Disse o faraó: Quem é o SENHOR, para que eu lhe obedeça e deixe ir a Israel? Eu não conheço o SENHOR e não vou deixar a Israel ir. ”

Êxodo 14:28 
A água fluiu de volta e cobriu os carros e cavaleiros – todo o exército do faraó que havia seguido os israelitas ao mar. Nenhum deles sobreviveu.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x
error: O conteúdo está protegido !!