Quem eram os fariseus na Bíblia? Definição e Significado da Bíblia

Os fariseus da Bíblia eram membros de um grupo religioso ou partido que freqüentemente colidia com Jesus Cristo ao interpretar a Lei.

O nome “Fariseu” significa “um separado”. Eles se separaram da sociedade para estudar e ensinar a lei, mas também se separaram das pessoas comuns porque as consideravam religiosamente impuras. Os fariseus provavelmente tiveram seu início sob os macabeus, por volta de 160 aC

  O historiador Flávio Josefo os enumerou em cerca de 6.000 em Israel em seu auge.

Homens de classe média e trabalhadores de comércio, os fariseus começaram e controlaram as sinagogas, aqueles locais de reunião judaicos que serviam tanto para o culto local quanto para a educação. Eles também dão grande importância à tradição oral, tornando-a igual às leis escritas no Antigo Testamento.

O que os fariseus acreditavam e ensinavam?

Entre as crenças dos fariseus estavam a vida após a morte, a ressurreição do corpo, a importância de manter rituais e a necessidade de converter os gentios.

Por ensinarem que o caminho para Deus era obedecer à lei, os fariseus gradualmente mudaram o judaísmo de uma religião de sacrifício para um de guardar os mandamentos (legalismo). Os sacrifícios de animais ainda continuavam no templo de Jerusalém até que foi destruído pelos romanos em 70 dC, mas os fariseus promoveram obras sobre o sacrifício.

Os Evangelhos frequentemente retratam os fariseus como arrogantes, mas eram geralmente respeitados pelas massas por causa de sua piedade.

No entanto, Jesus viu através deles. Ele repreendeu-os pelo fardo irracional que eles colocaram sobre os camponeses.

Em uma repreensão contundente dos fariseus encontrados em Mateus 23 e Lucas 11, Jesus os chamou de hipócritas e expuseram seus pecados. Ele comparou os fariseus a túmulos caiados de branco, que são lindos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de homens mortos e impureza.

“Ai de vós, professores da lei e fariseus, hipócritas! Você fechou o reino dos céus nos rostos dos homens. Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que estão tentando.

“Ai de vós, professores da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como túmulos caiados de branco, que parecem bonitos por fora, mas por dentro estão cheios dos ossos dos mortos e tudo impuro. Da mesma forma, no fora de você aparece para as pessoas como justas, mas no interior você está cheio de hipocrisia e maldade “. (Mateus 23:13, 27-28)

Na maioria das vezes os fariseus estavam em desacordo com os saduceus, outra seita judaica, mas os dois partidos uniram forças para conspirar contra Jesus. Eles votaram juntos no Sinédrio para exigir sua morte, e então viram que os romanos o realizavam. Nenhum grupo poderia acreditar em um Messias que se sacrificaria pelos pecados do mundo.

Fariseus famosos na Bíblia:

Três famosos fariseus mencionados pelo nome no Novo Testamento eram o membro do Sinédrio Nicodemos, o rabino Gamaliel e o apóstolo Paulo.

Referências Bíblicas aos Fariseus:

Fariseus são mencionados nos quatro Evangelhos, bem como no livro de Atos.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia

Exemplo:

Os fariseus na Bíblia sentiram-se ameaçados por Jesus.

(Fontes: Editor geral; gotquestions.org)




Quem eram os fariseus na Bíblia? Definição e Significado da Bíblia
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *