Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Espiritualidade

Por que José foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus

Por que José foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus

Deus escolheu José para ser o pai terreno de Jesus. A Bíblia nos diz no Evangelho de Mateus, que José era um homem justo. Suas ações em relação a Maria, seu noivo, revelaram que ele era um homem gentil e sensível.

Quando Maria disse a Joseph que estava grávida, ele tinha todo o direito de se sentir desonrado. Ele sabia que a criança não era dele, e a aparente infidelidade de Maria carregava um grave estigma social. José não só tinha o direito de se divorciar de Maria, sob a lei judaica ela poderia ser morta por apedrejamento.

Embora a reação inicial de Joseph fosse romper o noivado, a coisa apropriada para um homem justo fazer, ele tratou Mary com extrema gentileza. Ele não queria causar mais vergonha para ela, então decidiu agir em silêncio.

Mas Deus enviou um anjo a José para verificar a história de Maria e assegurar-lhe que seu casamento com ela era a vontade de Deus. José voluntariamente obedeceu a Deus, apesar da humilhação pública que ele enfrentaria. Talvez essa nobre qualidade o tenha feito a escolha de Deus para o pai terreno do Messias.

A Bíblia não revela muitos detalhes sobre o papel de Joseph como pai de Jesus Cristo, mas sabemos em Mateus, capítulo um, que ele era um excelente exemplo terreno de integridade e justiça.

José é mencionado pela última vez nas Escrituras quando Jesus tinha 12 anos de idade. Sabemos que ele passou o ofício de carpintaria para seu filho e o criou nas tradições judaicas e observâncias espirituais.

Realizações de Joseph

Joseph era o pai terreno de Jesus, o homem encarregado de criar o Filho de Deus.

Joseph também era carpinteiro ou artesão habilidoso. Ele obedeceu a Deus em face de severa humilhação. Ele fez a coisa certa diante de Deus, da maneira correta.

Forças de José

José era um homem de forte convicção que vivia suas crenças em suas ações. Ele foi descrito na Bíblia como um homem justo.

Mesmo quando pessoalmente injustiçado, ele tinha a qualidade de ser sensível à vergonha de outra pessoa. Ele respondeu a Deus em obediência e praticou o autocontrole. José é um maravilhoso exemplo bíblico de integridade e caráter piedoso.

Lições de vida

Deus honrou a integridade de José, confiando-lhe uma grande responsabilidade. Não é fácil confiar seus filhos a outra pessoa. Imagine Deus olhando para baixo para escolher um homem para criar seu próprio filho? José tinha a confiança de Deus.

Misericórdia sempre triunfa. José poderia ter agido severamente contra a aparente indiscrição de Maria, mas ele escolheu oferecer amor e misericórdia, mesmo quando achava que havia sido ofendido.

Andar em obediência a Deus pode resultar em humilhação e desgraça diante dos homens. Quando obedecemos a Deus, mesmo diante da adversidade e da vergonha pública, ele nos conduz e nos guia.

Cidade natal

Nazaré na Galileia.

Referenciado na Bíblia

Mateus 1: 16-2: 23; Lucas 1: 22-2: 52.

Ocupação

Carpinteiro, artesão.

Árvore genealógica

Esposa – Maria
Filhos – Jesus, Tiago, Joses, Judas, Simão e filhas
Os antepassados ​​de José estão listados em Mateus 1: 1-17 e Lucas 3: 23-37.

Versos-chave

Mateus 1: 19-20 
Como José, seu marido, era um homem justo e não queria expô-la à desgraça pública, ele tinha em mente se divorciar dela em silêncio. Mas depois que ele considerou isso, um anjo do Senhor apareceu para ele em um sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de levar Maria para casa como sua esposa, porque o que é concebido nela é do Espírito Santo.

Lucas 2: 39-40 
Quando José e Maria fizeram tudo o que a lei do Senhor exigia, voltaram para a Galiléia em sua própria cidade de Nazaré. E o menino cresceu e ficou forte; ele estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.