O Sermão da Montanha: Uma Breve Visão Geral

Sermão da Montanha está registrado nos capítulos 5-7 do Livro de Mateus. Jesus entregou esta mensagem perto do começo de Seu ministério e é o mais longo dos sermões de Jesus registrados no Novo Testamento.

Tenha em mente que Jesus não era pastor de uma igreja, então esse “sermão” era diferente do tipo de mensagens religiosas que ouvimos hoje. Jesus atraiu um grande grupo de seguidores, mesmo no início de seu ministério – às vezes contando com milhares de pessoas.

Ele também tinha um pequeno grupo de discípulos dedicados que permaneciam com Ele o tempo todo e estavam comprometidos em aprender e aplicar o Seu ensino.

Então, um dia, enquanto viajava perto do mar da Galiléia, Jesus decidiu falar com seus discípulos sobre o que significa segui-lo. Jesus “subiu a encosta de uma montanha” (5: 1) e reuniu Seus principais discípulos ao seu redor. O resto da multidão encontrou lugares ao longo do lado da colina e no nível próximo ao fim para ouvir o que Jesus ensinou a Seus seguidores mais próximos.

O local exato onde Jesus pregou o Sermão da Montanha é desconhecido – os Evangelhos não esclarecem. A tradição nomeia a localização como uma grande colina conhecida como Karn Hattin, localizada perto de Cafarnaum, ao longo do Mar da Galileia. Há uma igreja moderna nas proximidades chamada a Igreja das Bem-Aventuranças.

A mensagem

O Sermão da Montanha é, de longe, a explicação mais longa de Jesus sobre o que parece ser viver como Seu seguidor e servir como membro do Reino de Deus.

De muitas maneiras, os ensinamentos de Jesus durante o Sermão da Montanha representam os principais ideais da vida cristã.

Por exemplo, Jesus ensinou sobre assuntos como oração, justiça, cuidado com os necessitados, lidar com a lei religiosa, divórcio, jejum, julgamento de outras pessoas, salvação e muito mais. O Sermão da Montanha também contém tanto as bem-aventuranças ( Mateus 5: 3-12 ) como a oração do Senhor ( Mateus 6: 9-13 ).

As palavras de Jesus são práticas e concisas; Ele era verdadeiramente um orador mestre.

No final, Jesus deixou claro que Seus seguidores deveriam viver de maneira notavelmente diferente das outras pessoas, porque Seus seguidores deveriam manter um padrão de conduta muito mais alto – o padrão de amor e altruísmo que o próprio Jesus personificaria quando morreu. a cruz pelos nossos pecados.

É interessante que muitos dos ensinamentos de Jesus são mandamentos para que Seus seguidores façam melhor do que o que a sociedade permite ou espera. Por exemplo:

Você ouviu que foi dito: “Não cometerás adultério”. Mas eu lhes digo que qualquer um que olhe para uma mulher com luxúria já cometeu adultério com ela em seu coração ( Mateus 5: 27-28,).

Passagens famosas das Escrituras Contidas no Sermão da Montanha:

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (5: 5).

Você é a luz do mundo. Uma cidade construída sobre uma colina não pode ser escondida. Nem as pessoas acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma tigela. Em vez disso, colocam-no em pé e dão luz a todos na casa. Da mesma forma, deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que eles possam ver suas boas ações e glorificar seu Pai no céu (5: 14-16).

Você ouviu que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. Mas eu lhe digo, não resista a uma pessoa má. Se alguém lhe der uma bofetada na face direita, abra a outra bochecha também (5: 38-39).

Não guarde para si tesouros na terra, onde as traças e os vermes destroem e onde os ladrões invadem e roubam. Mas guarde para si tesouros no céu, onde as traças e os vermes não destroem e onde os ladrões não arrombam e roubam. Pois onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração (6: 19-21).

Ninguém pode servir a dois mestres. Ou você odiará um e amará o outro, ou será dedicado a um e desprezará o outro. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro (6:24).

Peça e será dado a você; Procura e acharás; bata e a porta se abrirá para você (7: 7).

Entre pelo portão estreito. Pois largo é o portão e largo é o caminho que conduz à destruição, e muitos entram por ele. Mas pequeno é o portão e estreito o caminho que leva à vida, e apenas alguns o encontram (7: 13-14).

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *