A Bíblia

O que significa “toda a escritura é soprada por Deus”?

Toda Escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa para a doutrina, para repreensão, para correção, para instrução em retidão… (2 Timóteo 3:16,) Uma doutrina essencial da fé cristã é a crença de que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, ou “inspirada por Deus”. A própria Bíblia afirma ser escrita por inspiração divina:

O English Standard Version diz que as palavras da Escritura são “sopradas por Deus”. Aqui encontramos outro verso para apoiar esta doutrina:

E nós também agradecemos a Deus constantemente por isso, que quando você recebeu a palavra de Deus, a qual você ouviu de nós, você a aceitou não como a palavra dos homens, mas como o que realmente é, a palavra de Deus, que está em ação em vocês crentes. (1 Tessalonicenses 2:13,)

Mas o que queremos dizer quando dizemos que a Bíblia é inspirada?

Sabemos que a Bíblia é uma compilação de 66 livros e cartas escritas por mais de 40 autores durante um período de aproximadamente 1.500 anos em três idiomas diferentes. Como, então, podemos afirmar que é um sopro de Deus?

As Escritura Estão Sem Erro

O teólogo bíblico Ron Rhodes explica em seu livro, Bite-Size Bible Answers, “Deus supervisionou os autores humanos para que eles compusessem e registrassem sua revelação sem erro, mas usavam suas próprias personalidades individuais e até mesmo seus próprios estilos de escrita.

Em outras palavras, o Espírito Santo permitiu que os autores exercitassem suas próprias personalidades e talentos literários, embora escrevessem sob Seu controle e orientação.

O resultado é um registro perfeito e sem erro da mensagem exata que Deus desejava dar à humanidade. “

O Livro Secreto dos Anjos

Escrito sob o controle do Espírito Santo

As Escrituras nos ensinam que o Espírito Santo produziu o trabalho de preservar a Palavra de Deus através dos autores da Bíblia. Deus escolheu homens como MoisésIsaíasJoão e Paulo para receber e registrar suas palavras.

Esses homens receberam as mensagens de Deus de várias maneiras e usaram suas próprias palavras e estilos de escrita para expressar o que o Espírito Santo produziu. Eles estavam cientes de seu papel secundário nessa cooperação divina e humana:

… sabendo isto primeiro de tudo, que nenhuma profecia da Escritura vem da própria interpretação de alguém. Pois nenhuma profecia jamais foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram de Deus como eles foram levados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1: 20-21,)

E transmitimos isso em palavras não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, interpretando as verdades espirituais para aqueles que são espirituais. (1 Coríntios 2:13,)

Apenas os manuscritos originais são inspirados

É importante entender que a doutrina da inspiração das Escrituras se aplica somente aos manuscritos manuscritos originais. Estes documentos são chamados de autógrafos , como foram escritos pelos autores humanos reais.

Embora os tradutores da Bíblia ao longo da história tenham trabalhado meticulosamente para manter a exatidão e integridade completa em suas interpretações, os estudiosos conservadores têm o cuidado de afirmar que apenas os autógrafos originais são inspirados e sem erros. E somente fielmente e corretamente interpretadas cópias e traduções da Bíblia são consideradas confiáveis.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x
error: O conteúdo está protegido !!