O que é blasfêmia? Definição de Blasfêmia na Bíblia

Blasfêmia é o ato de mostrar desprezo, insultar ou expressar uma falta de reverência por Deus; o ato de reivindicar os atributos da divindade; irreverência desafiadora para algo considerado sagrado.

O Dicionário da New World College de Webster define blasfêmia como “discurso profano ou desdenhoso, escrita ou ação concernente a Deus ou qualquer coisa tida como divina; qualquer observação ou ação considerada irreverente ou desrespeitosa; qualquer comentário deliberadamente escarnecedor ou desdenhoso de Deus”.

Na literatura grega, a blasfémia era usada para insultar ou ridicularizar pessoas vivas ou mortas, bem como os deuses, e incluía tanto duvidar do poder de zombar da natureza de um Deus quanto deleitar-se.

Blasfêmia na Bíblia

Em todos os casos, a blasfêmia no Antigo Testamento significa insultar a honra de Deus, seja atacando-o diretamente ou zombando dele indiretamente. Assim, a blasfêmia é considerada o oposto do elogio.

A penalidade pela blasfêmia no Antigo Testamento foi a morte por apedrejamento.

A blasfêmia ganha um significado mais amplo no Novo Testamento para incluir a calúnia dos humanos, dos anjos, dos poderes demoníacos e também de Deus. Assim, qualquer tipo de calúnia ou zombaria de alguém é totalmente condenado no Novo Testamento.

Principais Versículos Bíblicos Sobre a Blasfêmia

E o filho da mulher israelita blasfemou o Nome e amaldiçoou. Então eles o trouxeram a Moisés. O nome de sua mãe era Shelomith, a filha de Dibri, da tribo de Dan. (Levítico 24:11,)

Então instigaram secretamente homens que diziam: “Ouvimos ele falar palavras blasfemas contra Moisés e Deus”. (Atos 6:11)

E quem fala uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem fala contra o Espírito Santo não será perdoado, seja nesta idade ou na era por vir.

(Mateus 12:32)

mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca tem perdão, mas é culpado de um pecado eterno” – (Marcos 3:29)

E todo aquele que fala uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. (Lucas 12:10)

Blasfêmia Contra o Espírito Santo

Como acabamos de ler, a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado imperdoável. Por essa razão, muitos acreditam que isso significa simplesmente uma rejeição contínua e teimosa do evangelho de Jesus Cristo.

Se não aceitarmos o dom gratuito de salvação de Deus, não podemos ser perdoados. Se negarmos a entrada do Espírito Santo em nossas vidas, não podemos ser purificados da injustiça.

Outros dizem que a blasfêmia contra o Espírito Santo se refere a atribuir os milagres de Cristo, operados pelo Espírito Santo, ao poder de Satanás. Ainda outros acreditam que significa acusar Jesus Cristo de ser possuído por demônios.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *