Definições

Definição de arrependimento no cristianismo

O que significa arrepender-se do pecado? O Dicionário da New World College, de Webster, define arrependimento como “um arrependimento ou penitência; sentimento de tristeza, especialmente por delito; compunção; contrição; remorso”.

O arrepedimento também é conhecido como uma mudança de mentalidade, afastando-se, voltando para Deus, afastando-se do pecado.

O arrependimento no cristianismo significa um afastamento sincero, tanto da mente como do coração, de si mesmo para Deus. Envolve uma mudança de mentalidade que leva à ação – o afastamento de um caminho pecaminoso para Deus.

O Dicionário Bíblico Eerdmans define o arrepedimento em seu sentido mais amplo como “uma mudança completa de orientação envolvendo um julgamento sobre o passado e um redirecionamento deliberado para o futuro”.

Arrependimento na Bíblia

Em um contexto bíblico, o arrependimento é reconhecer que nosso pecado é ofensivo a Deus. O arrepedimento pode ser superficial, como o remorso que sentimos por causa do medo de punição (como Caim ) ou pode ser profundo, como perceber o quanto nossos pecados custam a Jesus Cristo e como sua graça salvadora nos lava (como a conversão de Paulo).

Apelos por arrependimento são encontrados em todo o Antigo Testamento, como Ezequiel 18:30:

“Portanto, ó casa de Israel, eu te julgarei, cada um segundo os seus caminhos, declara o Soberano Senhor. Arrepende-te! Afaste-se de todas as tuas ofensas; então o pecado não será a tua ruína.”

Este apelo profético ao arrependimento é um grito amoroso para homens e mulheres voltarem à dependência de Deus:

“Vinde, voltemos ao SENHOR; porque ele nos arrancou para curar-nos; nos desamparou e nos prendeu.” (Oséias 6: 1)

Antes de Jesus começar seu ministério terrestre, João Batista pregou:

O Livro Secreto dos Anjos

“Arrependa-se, pois o reino dos céus está próximo”. (Mateus 3: 2)

Jesus também pediu arrependimento:

“Chegou a hora”, disse Jesus. “O reino de Deus está próximo. Arrependa-se e acredite nas boas novas!” (Marcos 1:15)

Depois da ressurreição, os apóstolos continuaram a chamar os pecadores ao arrependimento. Aqui em Atos 3: 19-21, Pedro pregou aos incrédulos de Israel:

“Arrependam-se, portanto, e voltem atrás, para que seus pecados sejam apagados, que os momentos refrescantes possam vir da presença do Senhor, e que ele possa enviar o Cristo designado para você, Jesus, a quem o céu deve receber até o momento de restaurando todas as coisas sobre as quais Deus falou pela boca de seus santos profetas há muito tempo. ”

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Arrependimento e Salvação

O arrependimento é uma parte essencial da salvação, exigindo um afastamento da vida regida pelo pecado para uma vida caracterizada pela obediência a Deus. O Espírito Santo leva uma pessoa a se arrepender, mas o arrepedimento em si não pode ser visto como uma “boa obra” que aumenta a nossa salvação.

A Bíblia afirma que as pessoas são salvas somente pela fé ( Efésios 2: 8-9 ). Contudo, não pode haver fé em Cristo sem arrepedimento nem arrependimento sem fé. Os dois são inseparáveis.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x
error: O conteúdo está protegido !!