A Bíblia

O que a Bíblia diz sobre o perdão? Perdão Cristão: 7 Perguntas e Respostas na Bíblia

O que a Bíblia diz sobre o perdão? Perdão Cristão: 7 Perguntas e Respostas na Bíblia

O que a Bíblia diz sobre o perdão? Bastante. De fato, o perdão é um tema dominante em toda a Bíblia. Mas não é incomum que os cristãos tenham muitas perguntas sobre perdão.

O ato de perdoar não é fácil para a maioria de nós. Nosso instinto natural é recuar em autoproteção quando estamos feridos. Nós naturalmente não transbordamos de misericórdia, graça e compreensão quando fomos injustiçados.

O perdão cristão é uma escolha consciente, um ato físico que envolve a vontade ou é um sentimento, um estado emocional de ser? A Bíblia oferece uma visão e respostas para as nossas perguntas sobre o perdão. Vamos dar uma olhada em algumas das perguntas mais freqüentes e descobrir o que a Bíblia diz sobre o perdão.

O perdão é uma escolha consciente ou um estado emocional?

Perdão é uma escolha que fazemos. É uma decisão da nossa vontade, motivada pela obediência a Deus e seu mandamento para perdoar. A Bíblia nos instrui a perdoar como o Senhor nos perdoou:

Suportem-se uns aos outros e perdoem quaisquer queixas que possam ter uns contra os outros. Perdoe como o Senhor te perdoou. (Colossenses 3:13 )

Como perdoamos quando não nos sentimos assim?

Nós perdoamos pela fé, por obediência. Já que o perdão vai contra a nossa natureza, devemos perdoar pela fé, quer queiramos ou não. Precisamos confiar em Deus para fazer o trabalho em nós que precisa ser feito para que nosso perdão seja completo.

Nossa fé nos traz confiança na promessa de Deus para nos ajudar a perdoar e mostra que confiamos em seu caráter:

A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; é a evidência de coisas que não podemos ver. (Hebreus 11: 1,)

Como traduzimos nossa decisão de perdoar uma mudança de coração?

Deus honra nosso compromisso de obedecê-lo e nosso desejo de agradá-lo quando escolhemos perdoar.

Ele conclui o trabalho no seu tempo. Precisamos continuar a perdoar pela fé (nosso trabalho) até que a obra do perdão (o trabalho do Senhor) seja feita em nossos corações.

E estou certo de que Deus, que iniciou a boa obra dentro de você, continuará seu trabalho até que seja finalmente concluído no dia em que Cristo Jesus retornar. (Filipenses 1: 6,)

Como saberemos se realmente perdoamos?

Lewis B. Smedes escreveu em seu livro, Forgive and Forget: “Quando você libera o mal do erro, você corta um tumor maligno da sua vida interior. Você liberta um prisioneiro, mas descobre que o verdadeiro prisioneiro era você mesmo. ”

Saberemos que o trabalho do perdão está completo quando experimentamos a liberdade resultante disso. Nós somos aqueles que mais sofrem quando escolhemos não perdoar. Quando perdoamos, o Senhor liberta nossos corações da raiva, amargura, ressentimento e mágoa que antes nos aprisionavam.

Na maioria das vezes, o perdão é um processo lento:

Então Pedro veio a Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu te digo, não sete vezes, mas setenta e sete vezes.” (Mateus 18: 21-22,)

A resposta de Jesus a Pedro deixa claro que o perdão não é fácil para nós.

Não é uma escolha única, e então vivemos automaticamente em estado de perdão. Essencialmente, Jesus estava dizendo, continue perdoando até que você experimente a liberdade do perdão.

O perdão pode exigir uma vida inteira de perdão, mas é importante para o Senhor. Nós devemos continuar perdoando até que o assunto tenha sido estabelecido em nosso coração.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

E se a pessoa que precisamos perdoar não for crente?

Somos chamados a amar nossos vizinhos e nossos inimigos e rezar por aqueles que nos magoam:

“Você ouviu a lei que diz: ‘Ame seu vizinho’ e odeie seu inimigo. Mas eu digo, ame seus inimigos! Ore por aqueles que o perseguem! Dessa forma, você estará agindo como verdadeiros filhos de seu Pai Celestial Porque ele dá a luz do sol tanto para o mal como para o bem, e envia chuva aos justos e aos injustos, se você ama apenas aqueles que amam você, que recompensa existe para isso?

Até os cobradores de impostos corruptos fazem isso. Se você é gentil apenas com seus amigos, como você é diferente de qualquer outra pessoa? Mesmo os pagãos fazem isso. Mas você deve ser perfeito, assim como seu Pai Celestial é perfeito. ” (Mateus 5: 43-48,)

Nós aprendemos um segredo sobre o perdão neste verso. Esse segredo é a oração. A oração é uma das melhores maneiras de quebrar o muro da falta de perdão em nossos corações. Quando começamos a orar pela pessoa que nos ofendeu, Deus nos dá novos olhos para ver e um novo coração para cuidar dessa pessoa.

Enquanto oramos, começamos a ver essa pessoa como Deus a vê, e percebemos que ela é preciosa para o Senhor. Nós também nos vemos em uma nova luz, tão culpados de pecado e fracasso quanto a outra pessoa. Nós também precisamos de perdão. Se Deus não reteve seu perdão de nós, por que devemos reter o perdão de outro?

Está tudo bem sentir raiva e querer justiça para a pessoa que precisamos perdoar?

Esta questão apresenta outra razão para orar pela pessoa que precisamos perdoar. Podemos orar e pedir a Deus para lidar com as injustiças.

Podemos confiar em Deus para julgar a vida dessa pessoa, e então devemos deixar essa oração no altar. Nós não temos mais que carregar a raiva. Embora seja normal sentirmos raiva contra o pecado e a injustiça, não é nosso trabalho julgar a outra pessoa em seu pecado.

Não julgue e você não será julgado. Não condene, e você não será condenado. Perdoe, e você será perdoado. (Lucas 6:37,

O que a Bíblia diz sobre o perdão? Por que devemos perdoar?

A melhor razão para perdoar é simples: Jesus nos mandou perdoar. Aprendemos com as Escrituras, se não perdoarmos, nem seremos perdoados:

Pois se você perdoar os homens quando pecarem contra você, seu Pai celestial também perdoará você. Mas se você não perdoar os homens pelos seus pecados, seu Pai não perdoará seus pecados. (Mateus 6: 14-16,)

Nós também perdoamos para que nossas orações não sejam prejudicadas:

E quando você ficar orando, se você segurar alguma coisa contra alguém, perdoe-o, para que seu Pai no céu possa perdoar seus pecados. (Marcos 11:25)

Em resumo, perdoamos a obediência ao Senhor. É uma escolha, uma decisão que tomamos. No entanto, à medida que fazemos a nossa parte de “perdoar”, descobrimos que o mandamento de perdoar está em vigor para nosso próprio bem e recebemos a recompensa de nosso perdão, que é a liberdade espiritual.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.