O Novo Testamento: Uma Introdução ao Novo Testamento

Uma Introdução ao Novo Testamento

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Bíblia Sagrada é o texto principal para todos os cristãos, mas poucas pessoas entendem muito de sua estrutura, além do fato de que existe um Antigo Testamento e um Novo Testamento.

Os adolescentes, especialmente, quando se propõem a desenvolver sua fé, podem não ter clareza sobre como a Bíblia está estruturada ou como e por que ela é montada do jeito que está.

Desenvolver essa compreensão ajudará os adolescentes — e todos os cristãos, aliás — a ter uma compreensão mais clara de sua fé. Desenvolver uma compreensão da estrutura do Novo Testamento, em particular, é crucial para todos os cristãos, pois é o Novo Testamento que é a base da doutrina na Igreja Cristã. Enquanto o Antigo Testamento é baseado na Bíblia hebraica, o Novo Testamento é dedicado à vida e aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Particularmente problemático para algumas pessoas é conciliar a importante crença de que a Bíblia é a palavra de Deus com o fato de que, historicamente, os livros da Bíblia foram selecionados por seres humanos após muito debate sobre o que deveria ser incluído e excluído.

É uma surpresa para muitas pessoas saber, por exemplo, que existe um corpo substancial de literatura religiosa, incluindo alguns evangelhos, que foram excluídos da Bíblia após um debate considerável e muitas vezes amargo pelos pais da igreja.

A Bíblia, os estudiosos logo entendem, pode ser considerada a palavra de Deus, mas também pode ser vista como um documento reunido por meio de amplo debate.

Vamos começar com alguns fatos básicos sobre o Novo Testamento. 

  • Número de livros no Novo Testamento:  27
  • Tipos de Livros no Novo Testamento:  Os Livros Históricos, as Epístolas Paulinas e as Epístolas Gerais.

Os livros históricos

Os Livros Históricos do Novo Testamento são os quatro Evangelhos – O Evangelho Segundo Mateus, O Evangelho Segundo Marcos, O Evangelho Segundo Lucas, O Evangelho Segundo João – e o Livro dos Atos.

Esses capítulos juntos contam a história de Jesus e Sua Igreja. Eles oferecem a estrutura pela qual você pode entender o restante do Novo Testamento porque esses livros fornecem o fundamento do ministério de Jesus.

As Epístolas Paulinas

A palavra epístolas significa cartas , e boa parte do Novo Testamento consiste em 13 cartas importantes escritas pelo apóstolo Paulo que se acredita terem sido escritas nos anos 30 a 50 EC.

Algumas dessas cartas foram escritas para vários grupos da igreja cristã primitiva, enquanto outras foram escritas para indivíduos, e juntas elas formam a base histórica dos princípios cristãos sobre os quais toda a religião cristã é fundada. As Epístolas Paulinas às Igrejas incluem:

  • Romanos
  • 1 Coríntios
  • 2 Coríntios
  • Gálatas
  • Efésios
  • Filipenses
  • Colossenses
  • 1 Tessalonicenses
  • 2 Tessalonicenses

As Epístolas Paulinas aos indivíduos incluem: 

  • 1 Timóteo
  • 2 Timóteo
  • Tito
  • Filemon

As Epístolas Gerais

Essas epístolas foram cartas escritas para uma variedade de pessoas e igrejas por vários autores diferentes. Eles são como as Epístolas Paulinas, pois forneceram instrução a essas pessoas e continuam a oferecer instrução aos cristãos hoje. Estes são os livros na categoria de Epístolas Gerais:

  • hebreus
  • James
  • 1 Pedro
  • 2 Pedro
  • 1 João
  • 2 João
  • 3 João
  • Jude
  • Revelação

Como foi montado o Novo Testamento?

Conforme visto pelos estudiosos, o Novo Testamento é uma coleção de obras religiosas escritas originalmente em grego pelos primeiros membros da Igreja Cristã – mas não necessariamente pelos autores a quem são atribuídas.

O consenso geral é que a maioria dos 27 livros do Novo Testamento foram escritos no primeiro século EC, embora alguns provavelmente tenham sido escritos até 150 EC.

Pensa-se que os Evangelhos, por exemplo, não foram escritos pelos discípulos reais, mas por indivíduos que estavam transcrevendo os relatos das testemunhas originais transmitidas de boca em boca.

Os estudiosos acreditam que os Evangelhos foram escritos pelo menos 35 a 65 anos após a morte de Jesus, o que torna improvável que os próprios discípulos tenham escrito os Evangelhos. Em vez disso, eles provavelmente foram escritos por membros anônimos dedicados da Igreja primitiva.

O Novo Testamento evoluiu para sua forma atual ao longo do tempo, à medida que várias coleções de escritos foram adicionadas ao cânon oficial por consenso de grupo durante os primeiros quatro séculos da Igreja Cristã – embora nem sempre consenso unânime.

Os quatro evangelhos que agora encontramos no Novo Testamento são apenas quatro entre muitos evangelhos que existem, alguns dos quais foram deliberadamente excluídos.

O mais famoso entre os evangelhos não incluídos no Novo Testamento é o Evangelho de Tomé, que oferece uma visão diferente de Jesus e que entra em conflito com os outros evangelhos. O Evangelho de Tomé tem recebido muita atenção nos últimos anos.

Até as Epístolas de Paulo foram contestadas, com algumas cartas omitidas pelos fundadores da igreja primitiva e um debate considerável sobre sua autenticidade ocorrendo.

Ainda hoje, há controvérsias sobre se Paulo foi realmente o autor de algumas das cartas incluídas no Novo Testamento de hoje. Finalmente, o Livro do Apocalipse foi muito disputado por muitos anos. Foi por volta de 400 EC que a Igreja chegou a um consenso sobre um Novo Testamento que contém os mesmos 27 livros que agora aceitamos como oficiais.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar