Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Espiritualidade

Nome Real de Jesus: Devemos chamá-lo de Yeshua?

Nome Real de Jesus: Devemos chamá-lo de Yeshua?

Alguns grupos cristãos, incluindo o judaísmo messiânico (judeus que aceitam Jesus Cristo como o Messias) acreditam que o verdadeiro nome real de Jesus é Yeshua.

Membros deste e de outros movimentos religiosos argumentam que adoramos o Salvador errado se não chamamos a Cristo pelo seu nome hebraico, Yeshua. Por mais estranho que pareça, alguns cristãos acreditam que usar o nome real de Jesus é semelhante a invocar o nome pagão de Zeus.

Nome Real de Jesus

De fato, Yeshua é o nome hebraico de Jesus.

Significa “Yahweh [o Senhor] é Salvação”. A ortografia inglesa de Yeshua é “ Josué ”. No entanto, quando traduzida do hebraico para a língua grega, na qual o Novo Testamento foi escrito, o nome Yeshua se torna sísimo. A ortografia em Inglês para Isēsous é “Jesus”.

Isso significa que Josué e Jesus são os mesmos nomes. Um nome é traduzido do hebraico para o inglês, o outro do grego para o inglês. É interessante notar que os nomes “Josué” e ” Isaías ” são essencialmente os mesmos nomes que Yeshua em hebraico. Eles significam “Salvador” e “a salvação do Senhor”.

Devemos chamar Jesus Yeshua? GotQuestions.org dá uma ilustração prática para responder a pergunta:

“Em alemão, nossa palavra em inglês para livro é ‘buch’. Em espanhol, torna-se um ‘libro;’ em francês, um ‘livre’. A linguagem muda, mas o objeto em si não: da mesma forma, podemos nos referir a Jesus como “Jesus”, “Yeshua” ou “YehSou” (cantonês), sem mudar sua natureza. Em qualquer idioma, Seu nome significa “o Senhor é a Salvação.”

Aqueles que argumentam e insistem que chamamos Jesus Cristo pelo seu nome correto, Yeshua, estão preocupados com assuntos triviais que não são essenciais para a salvação.

Os falantes de inglês o chamam de Jesus, com um “J” que soa como “caramba”. Os falantes de português o chamam de Jesus, mas com um “J” que soa como “geh”, e os falantes de espanhol o chamam de Jesus, com um “J” que soa como “ei”. Qual dessas pronúncias é a correta?

Todos eles, claro, em sua própria língua.

A conexão entre Jesus e Zeus

Pura e simples, não há conexão entre o nome real de Jesus e Zeus. Essa teoria ridícula é fabricada (lenda urbana) e tem circulado pela internet junto com vastas quantidades de outras desinformações estranhas e enganosas.

Mais do que um Jesus na Bíblia

Outras pessoas chamadas Jesus são mencionadas na Bíblia. Jesus Barrabás (muitas vezes chamado apenas Barrabás) foi o nome do prisioneiro que Pilatos libertou em vez de Jesus:

Então, quando a multidão se reuniu, Pilatos perguntou-lhes: “Qual deles você quer que eu liberte para você: Jesus Barrabás, ou Jesus, que é chamado o Messias?” (Mateus 27:17)

Na genealogia de Jesus, um ancestral de Cristo é chamado Jesus (Josué) em Lucas 3:29. E, como já mencionado, há Josué do Antigo Testamento.

Em sua carta aos colossenses, o apóstolo Paulo mencionou um companheiro judeu na prisão chamado Jesus cujo sobrenome era Justus:

… e Jesus que é chamado Justus. Estes são os únicos homens da circuncisão entre os meus cooperadores para o reino de Deus, e eles têm sido um consolo para mim. (Colossenses 4:11,)

Você está adorando o Salvador errado?

A Bíblia não dá proeminência a uma língua (ou tradução) sobre outra.

Não nos é ordenado invocar o nome do Senhor exclusivamente em hebraico. Nem importa como pronunciamos seu nome.

Atos 2:21 diz: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Deus sabe quem chama seu nome, seja em inglês, português, espanhol ou hebraico. Jesus Cristo ainda é o mesmo Senhor e Salvador.

Matt Slick, do Christian Apologetics and Research Ministry, resume assim:

“Alguns dizem que se não pronunciamos o nome real de Jesus corretamente… então estamos em pecado e servindo a um deus falso; mas essa acusação não pode ser feita a partir das Escrituras. Não é a pronúncia de uma palavra que nos torna cristãos ou Não. É receber o Messias, Deus em carne, pela fé que nos torna cristãos. ”

Então, vá em frente, corajosamente invoque o nome real de Jesus.

O poder em seu nome não vem de como você o pronuncia, mas da pessoa que leva esse nome – nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.