Pin It

A Bíblia

Nicodemos na Bíblia era um buscador de Deus

Todo buscador tem um profundo sentimento de que deve haver algo mais na vida, uma grande verdade a ser descoberta. Esse foi o caso de Nicodemos, que visitou Jesus Cristo à noite porque suspeitava que esse jovem professor pudesse ser o Messias prometido a Israel por Deus.

Quem foi Nicodemos?

Nicodemos aparece pela primeira vez na Bíblia em João 3, quando ele procurou Jesus à noite. Naquela noite, Nicodemos aprendeu com Jesus que ele deveria nascer de novo, e ele era.

Então, cerca de seis meses antes da crucificação, os principais sacerdotes e fariseus tentaram prender Jesus por engano. Nicodemos protestou, instando o grupo a dar a Jesus uma audiência justa.

Ele aparece pela última vez na Bíblia após a morte de Jesus. Juntamente com seu amigo José de Arimateia, Nicodemos cuidou carinhosamente do corpo do Salvador crucificado, colocando-o no túmulo de José.

Nicodemos é um modelo de fé e coragem para todos os cristãos seguirem.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Realizações

Nicodemos era um fariseu proeminente e um líder do povo judeu. Ele também era membro do Sinédrio, a alta corte de Israel.

Ele se levantou por Jesus quando os fariseus estavam conspirando contra ele:

Nicodemos, que havia ido a Jesus mais cedo e que era um deles, perguntou: “A nossa lei condena um homem sem primeiro ouvi-lo descobrir o que ele tem feito?” (João 7: 50-51)

Ele ajudou José de Arimatéia a tirar o corpo de Jesus da cruz e colocá-lo em um túmulo, com grande risco para sua segurança e reputação.

O Livro Secreto dos Anjos

Nicodemos, um homem rico, doou 75 libras de mirra e aloés caras para ungir o corpo de Jesus depois da morte de Jesus.

As forças

Nicodemos tinha uma mente sábia e questionadora. Ele não estava satisfeito com o legalismo dos fariseus.

Ele teve muita coragem. Ele procurou Jesus para fazer perguntas e obter a verdade diretamente da boca de Jesus.

Ele também desafiou o Sinédrio e os Fariseus tratando o corpo de Jesus com dignidade e assegurando que ele recebesse um enterro apropriado.

Fraqueza

Quando ele primeiro procurou Jesus, Nicodemos foi à noite, para que ninguém o visse. Ele tinha medo do que poderia acontecer se falasse com Jesus em plena luz do dia, onde as pessoas poderiam denunciá-lo.

Lições de vida

Nicodemos não descansaria até encontrar a verdade. Ele queria muito entender e sentiu que Jesus tinha a resposta. Depois que ele se tornou um seguidor, sua vida mudou para sempre. Ele nunca escondeu sua fé em Jesus novamente.

Jesus é a fonte de toda verdade, o significado da vida. Quando nascemos de novo, como Nicodemos foi, nunca devemos esquecer que temos perdão dos nossos pecados e vida eterna por causa do sacrifício de Cristo por nós.

Referências na Bíblia

João 3: 1-21, João 7: 50-52, João 19: 38-42.

Ocupação

Fariseu, membro do Sinédrio.

Versos-chave

João 3: 3-4 
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.” “Como alguém pode nascer quando é velho?” Nicodemo perguntou. “Certamente eles não podem entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer!”

João 3: 16-17 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo através dele.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: O conteúdo está protegido !!