Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

A Bíblia

Nicodemos na Bíblia era um buscador de Deus

Nicodemos na Bíblia era um buscador de Deus

Todo buscador tem um profundo sentimento de que deve haver algo mais na vida, uma grande verdade a ser descoberta. Esse foi o caso de Nicodemos, que visitou Jesus Cristo à noite porque suspeitava que esse jovem professor pudesse ser o Messias prometido a Israel por Deus.

Quem foi Nicodemos?

Nicodemos aparece pela primeira vez na Bíblia em João 3, quando ele procurou Jesus à noite. Naquela noite, Nicodemos aprendeu com Jesus que ele deveria nascer de novo, e ele era.

Então, cerca de seis meses antes da crucificação, os principais sacerdotes e fariseus tentaram prender Jesus por engano. Nicodemos protestou, instando o grupo a dar a Jesus uma audiência justa.

Ele aparece pela última vez na Bíblia após a morte de Jesus. Juntamente com seu amigo José de Arimateia, Nicodemos cuidou carinhosamente do corpo do Salvador crucificado, colocando-o no túmulo de José.

Nicodemos é um modelo de fé e coragem para todos os cristãos seguirem.

Realizações

Nicodemos era um fariseu proeminente e um líder do povo judeu. Ele também era membro do Sinédrio, a alta corte de Israel.

Ele se levantou por Jesus quando os fariseus estavam conspirando contra ele:

Nicodemos, que havia ido a Jesus mais cedo e que era um deles, perguntou: “A nossa lei condena um homem sem primeiro ouvi-lo descobrir o que ele tem feito?” (João 7: 50-51)

Ele ajudou José de Arimatéia a tirar o corpo de Jesus da cruz e colocá-lo em um túmulo, com grande risco para sua segurança e reputação.

Nicodemos, um homem rico, doou 75 libras de mirra e aloés caras para ungir o corpo de Jesus depois da morte de Jesus.

As forças

Nicodemos tinha uma mente sábia e questionadora. Ele não estava satisfeito com o legalismo dos fariseus.

Ele teve muita coragem. Ele procurou Jesus para fazer perguntas e obter a verdade diretamente da boca de Jesus.

Ele também desafiou o Sinédrio e os Fariseus tratando o corpo de Jesus com dignidade e assegurando que ele recebesse um enterro apropriado.

Fraqueza

Quando ele primeiro procurou Jesus, Nicodemos foi à noite, para que ninguém o visse. Ele tinha medo do que poderia acontecer se falasse com Jesus em plena luz do dia, onde as pessoas poderiam denunciá-lo.

Lições de vida

Nicodemos não descansaria até encontrar a verdade. Ele queria muito entender e sentiu que Jesus tinha a resposta. Depois que ele se tornou um seguidor, sua vida mudou para sempre. Ele nunca escondeu sua fé em Jesus novamente.

Jesus é a fonte de toda verdade, o significado da vida. Quando nascemos de novo, como Nicodemos foi, nunca devemos esquecer que temos perdão dos nossos pecados e vida eterna por causa do sacrifício de Cristo por nós.

Referências na Bíblia

João 3: 1-21, João 7: 50-52, João 19: 38-42.

Ocupação

Fariseu, membro do Sinédrio.

Versos-chave

João 3: 3-4 
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.” “Como alguém pode nascer quando é velho?” Nicodemo perguntou. “Certamente eles não podem entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer!”

João 3: 16-17 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo através dele.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.