Pin It

Espiritualidade

Maria e Marta: Bíblia História nos ensina sobre prioridades

A história de Maria e Marta nos ensina uma lição sobre prioridades. Jesus Cristo e seus discípulos pararam na casa de Marta em Betânia, a cerca de três quilômetros de Jerusalém. Sua irmã Maria morava lá, junto com seu irmão Lázaro, a quem Jesus ressuscitara dos mortos.

Maria sentou-se aos pés de Jesus e ouviu as suas palavras. Martha, enquanto isso, estava distraída em preparar e servir a refeição para o grupo.

Frustrada, Martha repreendeu Jesus, perguntando se ele se importava que a irmã a tivesse deixado para preparar a refeição sozinha.

Ela disse a Jesus para ordenar que Maria a ajudasse nos preparativos.

“Marta, Marta”, respondeu o Senhor, “você está preocupado e chateado com muitas coisas, mas poucas coisas são necessárias – ou, na verdade, apenas uma. Maria escolheu o que é melhor e não será tirado dela”. (Lucas 10: 41-42)

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Lição de Maria e Marta

Durante séculos, as pessoas na igreja têm intrigado a história de Maria e Marta, sabendo que alguém tem que fazer o trabalho. O ponto dessa passagem, no entanto, é sobre tornar Jesus e sua palavra nossa primeira prioridade. Hoje, conhecemos melhor Jesus por meio da oração, da freqüência à igreja e do estudo da Bíblia.

Se todos os 12 apóstolos e algumas das mulheres que apoiavam o ministério de Jesus estivessem viajando com ele, a consumação da refeição teria sido um trabalho importante. Marta, como muitas recepcionistas, ficou ansiosa por impressionar seus convidados.

Marta tem sido comparada ao apóstolo Pedro: prática, impulsiva e mal-humorada a ponto de repreender o próprio Senhor.

Maria é mais parecida com o apóstolo João: reflexiva, amorosa e calma.

Ainda assim, Marta era uma mulher notável e merece crédito considerável. Era muito raro nos dias de Jesus que uma mulher administrasse seus próprios negócios como chefe da família e, especialmente, convidasse um homem para sua casa.

Receber Jesus e sua comitiva em sua casa implicava a mais completa forma de hospitalidade e envolvia generosidade substancial.

Marta parece ser a mais velha da família e chefe da família dos irmãos. Quando Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos, ambas as irmãs desempenharam um papel proeminente na história e suas personalidades contrastantes também são evidentes nesse relato.

Embora ambos estivessem chateados e desapontados por Jesus não ter chegado antes da morte de Lázaro, Marta correu ao encontro de Jesus assim que soube que ele havia entrado em Betânia, mas Maria esperou em casa. João 11:32 nos diz que quando Maria finalmente foi a Jesus, caiu aos seus pés chorando.

Alguns de nós tendem a ser mais parecidos com Maria em nossa caminhada cristã, enquanto outros se parecem com Marta. É provável que tenhamos qualidades de ambos dentro de nós.

Podemos estar inclinados, às vezes, a deixar que nossas ocupadas vidas de serviço nos distraiam de passar tempo com Jesus e ouvir sua palavra.

É significativo notar, porém, que Jesus advertiu gentilmente Marta por estar ” preocupada e aborrecida “, não por servir. O serviço é uma coisa boa, mas sentar-se aos pés de Jesus é melhor. Devemos lembrar o que é mais importante.

Boas obras devem fluir de uma vida centrada em Cristo; eles não produzem uma vida centrada em Cristo. Quando damos a Jesus a atenção que ele merece, ele nos capacita a servir aos outros.

Perguntas para Reflexão

  • Eu tenho minhas prioridades em ordem?
  • Como Marta, estou preocupada ou ansiosa com muitas coisas, ou, como Maria, estou concentrada em ouvir Jesus e passar tempo em sua presença?
  • Eu coloquei devoção a Cristo e à sua palavra primeiro, ou estou mais preocupado em fazer boas ações?
Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x